12.01.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
A decoração macramê traz um ar aconchegante para os ambientes, combinando com diferentes estilos decorativos, especialmente o boho-chic (Crédito: Freepik)

Decoração macramê: 6 dicas para apostar no estilo

 minutos de leitura
calendar-blank-line
12.01.2022
Veja inspirações de decoração macramê e torne sua casa mais aconchegante e diferenciada usando essa técnica artesanal!
minutos de leitura

Aspectos artesanais estão em alta, trazendo aconchego e sofisticação. E, dentro dessas tendências, uma bem forte é a decoração macramê.

O macramê é um artesanato versátil e que pode aparecer em ambientes de vários estilos. Apesar do seu estilo rústico chique, ele combina com decorações contemporâneas, escandinavas, industriais e inúmeras outras.

Quer descobrir como usar a decoração macramê na sua casa? Veja as ideias e inspirações que separamos!

O que é macramê?

Macramê é uma técnica artesanal de bordado com fios de lã – embora também possa ser realizado com outros tipos de materiais, como barbantes, algodão, linho, sisal, fitas, linha de tricô e linhas próprias para macramê. Cada material cria um estilo diferente.

Apesar do nome “bordado”, o macramê não usa agulhas. Todos os nós são feitos individualmente pelo artesão usando apenas as mãos. Assim, a peça tem um caráter exclusivo e muito íntimo.

O nome macramê vem da palavra turca “migramach” que significa tecido com franjas. Você pode encontrar diferentes tipos de macramês para usar nas paredes e na decoração da sua casa, com versões pequenas, grandes, coloridas, em tons neutros e assim por diante.

Também é possível usar a técnica para fazer pendentes de vasos, cortinas e até móveis, como cadeiras de balanço.

decoração macramê
A técnica de macramê é bastante antiga, mas voltou à tona ultimamente, se tornando uma forte tendência decorativa
(Crédito: Freepik)

História

A técnica é bem antiga e surgiu ainda na época pré-histórica, quando o homem aprendeu a amarrar os fios. O objetivo era usar esses utensílios para se proteger do frio ou para caçar.

Depois, a técnica passou a ser usada pelos marinheiros, para amarrar as cordas dos navios. Com o passar dos anos, o macramê foi ganhando um ar mais artesanal e se espalhando pelo mundo.

No Brasil, o macramê desembarcou junto com os portugueses, na época da colonização, para a tecelagem dos enxovais.

Como fazer uma decoração macramê?

O principal ponto que a decoração macramê traz é a sensação de aconchego. Algo que está muito em alta após o nosso período em quarentena. Como é muito versátil, você pode usar o macramê como desejar. Afinal, o trançado manual permite criar inúmeras composições, desde objetos incríveis para parede até móveis, vasos e outros itens.

Veja algumas sugestões que separamos.

1. Móveis

Você já imaginou levar a decoração macramê a um ponto ainda mais ousado? Com a técnica, é possível criar móveis exclusivos, como lindas cadeiras de balanço, que trazem, justamente, esse apreço pelo aconchego.

decoração macramê
Os móveis de macramê trazem o artesanato a um patamar diferenciado, adicionando aconchego e funcionalidade
(Crédito: Envato/bialasiewicz)

As cadeiras suspensas podem ser usadas em quartos, salas, varandas cobertas, livings e até no home office, para aquele período de descanso no meio da jornada.

Diversos outros móveis podem ser criados usando o macramê. É possível revestir cadeiras tradicionais (retirando a parte estofada do assento e substituindo pela técnica artesanal), bancos, biombos e outros que sua imaginação permitir.

E nos quartos infantis, uma tendência é o berço suspenso, que também pode ser elaborado em macramê, ideal para quartinhos com essa pegada mais boho e escandinava.

2. Vasos suspensos

Os vasos suspensos são outra tendência super forte do décor, trazendo a natureza mais para perto e um toque de aconchego. É claro que você pode aproveitar o macramê para fazer o suporte dos seus vasinhos.

A técnica é conhecida como “hangers” ou penduradores, em português. As peças são facilmente encontradas em lojas de artigos para decoração. Mas se você gosta de produzir peças artesanais, que tal se dedicar à técnica?

Os vasos suspensos criam um belo efeito natural e podem aparecer em ambientes internos ou externos com cobertura
(Crédito: Unsplash/Rocknwool)

Existem versões desde as mais simples até aquelas bem elaboradas, com diferentes tipos de nós, tamanhos e trançados, em versões coloridas às neutras.

Se você quiser deixar sua decoração ainda mais aconchegante, ou com aquele toque boho-chic, aposte nos vasos de cerâmica.

3. Macramê de parede

O macramê de parede é o mais tradicional. Ele consiste em uma macramê maior, feito com detalhes mais elaborados e um suporte de madeira. A técnica também é conhecida como painel de macramê.

decoração macramê
O painel de macramê é o uso mais comum da técnica artesanal e ajuda a criar um ponto de destaque na parede
(Crédito: Unsplash/Annisa Ica)

Você pode usar essa inspiração em substituição aos quadros e outros enfeites de parede. Por exemplo, em cima da cabeceira, em um corredor, em uma parede de destaque da sala ou do hall de entrada, em varandas cobertas e onde você desejar trazer um toque de personalidade e aconchego.

É possível tanto usar uma peça grande, praticamente cobrindo toda a parede, como algo menor e mais delicado. Uma ideia interessante é brincar com o contraste. Por exemplo, em uma parede colorida, usar um macramê em tom neutro. Ou em uma parede clara e neutra, brincar com um macramê colorido (em uma só cor ou em várias tonalidades).

4. Cortinas

O macramê também pode ser usado para criar cortinas. Essa é uma ideia interessante para aqueles locais em que a cortina funcionará mais como um objeto decorativo do que para barrar a entrada de luminosidade ou calor.

A ideia traz um ar boho-chic e você pode complementar o décor com outros itens de macramê espalhados pelo ambiente. Também cai bem em ambientes com inspiração escandinava, com detalhes em madeira ou com toques naturais.

decoração macramê
As cortinas com macramê ficam leves e diferenciadas e podem ser usadas tanto em janelas como em divisórias de ambientes
(Crédito: Dreamstime/Sonelly745)

Se quiser, também pode usar a cortina de macramê para dividir ambientes, em substituição à porta, trazendo um ar leve e descontraído. Ou até um pequeno detalhe para enfeitar a janela, em um macramê menor.

5. Objetos de decoração

O macramê pode ser usado até mesmo para criar pequenos objetos decorativos. Se você não quer fazer grandes mudanças no seu décor, essa é uma ideia bacana para aproveitar a tendência de uma maneira mais discreta.

No home office, por exemplo, é possível substituir o tradicional porta-trecos por uma versão mais elaborada feita com macramê e madeira.

Pequenos objetos com macramê ajudam a trazer esse toque artesanal à decoração, sem precisar fazer grandes mudanças
(Crédito: Unsplash/Mohsen Ameri)

Outra ideia é utilizar a técnica em detalhes nas prateleiras de madeira, unindo-as por meio do macramê de uma forma discreta e bem diferenciada. Também é possível substituir a tradicional cúpula de abajures e lustres pelo macramê.

6. Outras aplicações

decoração macramê
Toalhas de mesa, caminhos e outros itens em macramê também são bem-vindos na sua decoração
(Crédito: Freepik/Liudmila Fadzeyeva)

Além dessas ideias, você ainda poderá usar o macramê em:

  • Mantas para sofá ou camas;
  • Capas de almofadas;
  • Pufes;
  • Onde sua imaginação permitir!

Ainda é possível brincar com as figuras, com macramês em formatos de penas, criando desenhos (como de corações) e assim por diante.

Gostou das nossas inspirações de decoração macramê? Aproveite e leia nossas dicas para decorar usando artesanato brasileiro e deixe sua casa ainda mais aconchegante!

Imagem principal: A decoração macramê traz um ar aconchegante para os ambientes, combinando com diferentes estilos decorativos, especialmente o boho-chic (Crédito: Freepik)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Decoração macramê: 6 dicas para apostar no...

Decoração macramê: 6 dicas para apostar no estilo

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies