21.03.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Vista aérea do conjunto Gomila
Vista aérea do conjunto projetado por MVRDV (Foto: Jannes Linders / MVRDV)

Gomila, o novo projeto sustentável do MVRDV 

calendar-blank-line
21.03.2023
Um conjunto de edifícios coloridos e sustentáveis, projetado pelo renomado escritório de arquitetura MVRDV, ajuda a revitalizar um bairro cultural histórico em Mallorca, na Espanha
minutos de leitura

O escritório de arquitetura holandês MVRDV acaba de finalizar um novo projeto na cidade de Palma, na ilha de Mallorca, na Espanha. Chamado de Gomila, o colorido conjunto de uso misto propõe a renovação de edifícios existentes ao lado de outros novos. O projeto representa uma oportunidade para revigorar o bairro de El Terreno, para que se torne mais vibrante, verde e sustentável. Cada um dos edifícios é único, com cores, materiais e telhados distintos, formando uma paisagem em sintonia com o estilo de vida mediterrâneo.

Edifícios do projeto Gomila
Edifícios do projeto Gomila (Foto: Daria Scagliola / MVRDV)

O bairro El Terreno está localizado próximo ao porto da cidade e é considerado um dos mais históricos de Palma. Até a década de 1990, era conhecido por seu caráter boêmio, sempre bem frequentado por músicos famosos, como Jimi Hendrix e Ray Charles, por exemplo. No entanto, recentemente passou por um longo período de abandono e degradação.

Viaje pela Espanha:

Na tentativa de recuperar a essência desse bairro, o escritório MVRDV utilizou da criatividade e da tecnologia para desenvolver um projeto alegre, colorido e sustentável. São sete edifícios, que oferecem 60 unidades habitacionais para aluguel, em variedade de tipologias e tamanhos, para atender às diversas configurações de famílias e demandas do local. Cada edifício foi construído em uma cor e material diferente, criando diversidade e trazendo marcos na cidade.

Conjunto de casas geminadas em azul
Conjunto de casas geminadas em azul, um toque de cor na cidade de Palma (Foto: Daria Scagliola / MVRDV)
Fachada do edifício azul
Fachada do edifício azul em relação ao entorno histórico do bairro El Terreno (Foto: Jannes Linders / MVRDV)

O edifício maior em branco, no centro do conjunto, é uma renovação de um projeto de 1979 do arquiteto Pere Nicolau. Ao lado dele, estão as chamadas Las Fabri-Casas, um conjunto de casas geminadas azuis com telhado dente de serra, e as casas vermelhas conhecidas como Las Casitas, em um edifício de apartamentos sustentável, construído com blocos de terra comprimida. Além dessas construções, que estão mais em evidência, foram realizadas outras pequenas renovações de edifícios existentes no bairro, que também ajudam a compor essa revitalização urbana.

Conjunto branco de edifícios Gomila
Conjunto branco foi uma renovação de um edifício de 1979. O resultado é extremamente contemporâneo (Foto: Daria Scagliola / MVRDV)
Terraços do edifício vermelho
Terraços do edifício vermelho, construído de forma sustentável em blocos de terra comprimida (Foto: Daria Scagliola / MVRDV)
Fachada do edifício vermelho
Fachada do edifício vermelho (Foto: MVRDV)

Os edifícios de Gomila foram projetados de acordo com os princípios de construção passiva, com alta eficiência térmica e medidas de controle climático passivo, como persianas e ventilação cruzada para reduzir as necessidades energéticas. 

Leia mais sobre arquitetura sustentável:

Para aproveitar as muitas horas de sol de Mallorca, painéis solares foram adicionados aos telhados, enquanto os sistemas de recuperação de calor reduzem ainda mais o consumo de energia dos edifícios. Os materiais de construção foram adquiridos localmente sempre que possível, reduzindo a pegada de carbono.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Gomila, o novo projeto sustentável do MVRDV�...

Gomila, o novo projeto sustentável do MVRDV 

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ana Luiza Camargo
Colunista
Correspondente internacional

Correspondente internacional Archtrends Portobello em Roterdã, na Holanda. Arquiteta e Urbanista, mestre em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies