13.10.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
cafeteria do coworking sustentável
O café da Vakwerkhuis, ambiente aconchegante e arquitetura sustentável (Foto: Peter de Krom)

Vakwerkhuis, o coworking sustentável mais cool da Holanda

calendar-blank-line
13.10.2022
Projetado pelo escritório Vakwerk Architecten, o coworking mais cool da Holanda foi desenvolvido de forma sustentável e consciente
minutos de leitura

O Vakwerkhuis está se tornando um dos lugares mais populares na cidade de Delft, no sul da Holanda. A combinação infalível de um bom café, excelente espaço para trabalho, ambiente acolhedor, arquitetura sustentável e bom serviço ajudam a elevar o ranking de popularidade desse lugar incrível. O projeto foi elaborado pelo escritório holandês Vakwerk Architecten e surgiu a partir da transformação de um edifício histórico antes utilizado como casa de caldeira - onde se gerava energia elétrica para alimentar toda a região -, pertencente à universidade de Delft. 

O projeto foi pensado de forma sustentável, reaproveitando muito do que já existia no local e reutilizando, por exemplo, materiais que eram descartes de outras construções. O projeto também une o antigo ao novo, respeitando a história do lugar, porém ressignificando-o.

Espaço de coworking sustentável
Espaço do coworking sustentável Vakwerkhuis, muros antigos grafitados e muita luz natural (Foto: Peter de Krom)
chaminé do coworking sustentável
Vista externa do Vakwerkhuis com sua icônica chaminé (Foto: Peter de Krom)

O conceito por detrás do Vakwerkhuis vai além de ser apenas um lugar de trabalho. É um ambiente de comunidade e serviço, estendendo-se a todo o bairro. Não é apenas a sede do escritório de arquitetura Vakwerk Architecten, mas também o lar de muitos outros negócios criativos e inovadores. As mesas de coworking podem ser alugadas por um dia, semana, mês ou até ano(s), tornando-as acessíveis até mesmo para os alunos da universidade de Delft. Os espaços são alugados para corais, ministérios, escolas, iniciativas locais, e até para casamentos e aulas de ioga. 

O edifício consiste em vários salões, que já abrigaram grandes máquinas e caldeiras industriais, e uma chaminé alta. O lado sul inclui uma antiga garagem, enquanto o norte está anexo à antiga residência do maquinista. Juntos, os volumes criam um complexo industrial funcional, mas inconfundivelmente charmoso. 

prédio holandês Vakwerkhuis com coworking sustentável
Vista lateral do Vakwerkhuis desde o viaduto, o volume da extensão do edifício em madeira e vidro adicionado no topo do edifício existente (Foto: Peter de Krom)

Considerando o seu tempo de existência e resistência, o edifício já havia se provado como um elemento construído sustentável, mas ainda havia muito a melhorar. Com algumas intervenções, como novos pisos de concreto com sistema de aquecimento e refrigeração por bombas de calor, renovação de todos os caixilhos de madeira com vidros duplos e isolamento das estruturas icônicas da cobertura, a qualidade de isolamento térmico do edifício foi elevada aos padrões atuais. 

A execução do projeto foi impulsionada pela circularidade; utilizando materiais e objetos que já estavam presentes no edifício e criando a extensão da treliça de madeira, os pisos de espinha de peixe e todos os acabamentos em carvalho a partir da compra de sobras de madeira descartada. 

nichos de madeira no coworking sustentável
Volume e nichos criados no espaço possibilitam diversas opções de lugares de trabalho no coworking sustentável (Foto: Peter de Krom)
Escada espiral  vermelha
Escada espiral conecta o térreo do coworking sustentável à extensão de madeira, no teto do edifício existente (Foto: Peter de Krom)

Onde o antigo e o novo se encontram, o vidro é usado como uma transição transparente entre os dois. Isso é visível na extensão do telhado, onde literalmente um amplo traço de vidro fica entre a base original de tijolos do edifício e a extensão de madeira. 

A extensão em si é construída por treliças de madeira curvas reaproveitadas. A forma é ampliada no interior pelo uso de tábuas de madeira de carvalho colocadas horizontalmente e o uso de uma única superfície de carvalho como mesa, estendendo-se por todo o seu comprimento. 

teto curvo de madeira
Interior do volume de extensão, construído em cima do teto do edifício existente (Foto: Peter de Krom)

Já imaginou trabalhar em um lugar assim? 

Confira outras transformações sustentáveis como essa em: BlueCity: uma transformação sustentável

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Vakwerkhuis, o coworking sustentável mais co...

Vakwerkhuis, o coworking sustentável mais cool da Holanda

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ana Luiza Camargo
Colunista
Correspondente internacional

Correspondente internacional Archtrends Portobello em Roterdã, na Holanda. Arquiteta e Urbanista, mestre em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies