17.09.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
(Foto: Ana Luiza Camargo)

Um novo restaurante sustentável em Madri

calendar-blank-line
17.09.2021
Conheça o restaurante sustentável MO de Movimiento, um espaço amigo do meio ambiente que se une à arquitetura e à gastronomia.
minutos de leitura

Inaugurado em 2020, o restaurante sustentável MO de Movimiento se tornou um dos lugares mais populares do momento em Madri. Sua fama não se dá somente por sua gastronomia excelente, mas também por sua arquitetura de design impecável e sustentável. 

Ao conversarmos com o staff do restaurante, descobrimos algumas histórias por detrás desse projeto incrível e vamos dividir a seguir todos os detalhes!

restaurante sustentável
Interior do restaurante MO de Movimiento (Foto: Ana Luiza Camargo)

Projetado pelo arquiteto Lucas Muñoz, o restaurante nasceu a partir da demolição de um antigo estúdio de gravação e de um teatro que ocupavam esse espaço anteriormente. 

Com o intuito de colocar o design a serviço da sustentabilidade, grande parte dos materiais encontrados na construção anterior foram reaproveitados, ganhando uma nova vida em um formato totalmente novo e gerando um impacto positivo.

Os exemplos de transformação e reaproveitamento de materiais nesse projeto são muitos: 

  • Os destroços da demolição foram transformados em bancos; 
  • Os restos de madeira foram transformados em cadeiras com design inspirado em Enzo Mari;
  • As almofadas espalhadas pelos bancos foram feitas de tecidos reciclados; 
  • O revestimento da cozinha foi reaproveitado dos restos de uma outra obra; 
  • Uma antiga escadaria de aço, encontrada na construção anterior, foi readaptada para dar acesso ao andar superior; 
  • As luminárias foram feitas com aquelas lâmpadas lineares fluorescentes encontradas em estacionamentos;

....e muito mais!

restaurante sustentável
Bancos transformados dos destroços da demolição (Foto: Ana Luiza Camargo)

Ao conversarmos com os funcionários do restaurante sustentável, descobrimos que a sustentabilidade não está presente apenas no design e na arquitetura do local, ela rege todo o modelo de negócio da empresa. 

Os fundadores Felipe Turell e Javier Antequera tinham o desejo de criarem juntos um projeto que aportasse algo real à sociedade e que tivesse um impacto positivo no meio ambiente. A ideia nasceu em criar um movimento sustentável através de um restaurante mas que no futuro possa se transformar em outros espaços com poucas adaptações. 

restaurante sustentável
Pátio interno com portas e teto retrátil (Foto: Ana Luiza Camargo)

Quanto à gastronomia, todos os alimentos servidos são escolhidos a dedo e sempre provenientes de produtores locais. Mais um ponto extra para a sustentabilidade: Mo de Movimiento segue o raciocínio do "quilômetro zero", valorizando os produtores locais, diminuindo o transporte e reduzindo a emissão de carbono. 

MO de Movimiento é uma empresa muito interessante, pois através de uma maneira experimental, nota-se o esforço e dedicação em trazer a sustentabilidade integral e verdadeira em todos os setores do negócio.

Os pratos são criados de acordo com as estações do ano, não se encontra legumes e frutas de verão no inverno e vice-versa. São pratos deliciosos, muitas opções vegetarianas e também um menu de pizzas maravilhosas! 

A experiência como cliente se torna ainda mais rica e com propósito, além de deliciarmos com os pratos servidos no restaurante, nos sentimos leves por estarmos consumindo algo que gera um impacto positivo.

restaurante sustentável
Patio com laranjeiras resgatadas de Valencia (Foto: Ana Luiza Camargo)

O pátio interno é superagradável, ele pode estar completamente aberto ou fechado graças às portas e teto retrátil. Essa possibilidade de aberturas flexíveis é superinteligente para garantir o conforto térmico no ambiente em todas as estações do ano. 

As laranjeiras que seriam descartadas pela cidade de Valência foram resgatadas para comporem esse lindo pátio, trazendo uma sombra natural e consequentemente colaborando com o equilíbrio das temperaturas no ambiente. 

Além desses recursos naturais para o controle de temperaturas, o espaço possui um sistema genial de resfriamento e calefação sustentável.

Espalhados pelo teto do restaurante, encontram-se grandes vasos de barro pendurados. Esses vasos feitos à mão possuem um recipiente com água dentro e pequenos ventiladores que resfriam essa água e, através dos furos, resfriam o ambiente. Funcionam como um ar condicionado natural que realmente funciona. 

restaurante sustentável
Sistema sustentável de resfriamento e calefação do ambiente. Potes de barro feitos a mão! (Foto: Ana Luiza Camargo)

Quanto à calefação no período do inverno, um sistema é conectado aos fornos do restaurante sustentável, conseguindo captar o calor produzido na cozinha ou nos fornos de pizza e são transferidos para o equipamento de calefação que foi construído com tubos de cobre reciclado. Incrível, não é mesmo?

restaurante sustentável
Fornos de pizza que também geram energia utilizada no inverno para alimentar o sistema de calefação (Foto: Ana Luiza Camargo)

MO de Movimiento traz muitos ensinamentos como restaurante sustentável e nos inspira em sermos mais conscientes e conectados com o meio ambiente e com a sociedade.

Espero que tenha gostado, compartilhe conosco a sua opinião!

LEIA TAMBÉM: De Ceuvel: exemplo de desenvolvimento urbano sustentável

restaurante sustentável
Vista interior do restaurante (Foto: Ana Luiza Camargo)
restaurante sustentável
Vista interior do restaurante (Foto: Ana Luiza Camargo)
Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Um novo restaurante sustentável em Madri...

Um novo restaurante sustentável em Madri

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ana Luiza Camargo
Colunista
Correspondente internacional

Correspondente internacional Archtrends Portobello em Roterdã, na Holanda. Arquiteta e Urbanista, mestre em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies