More or Less: a dualidade entre consumo e sustentabilidade
*Editado por Archtrends, com informações de Lufe Gomes e Ale Disaro, diretamente de Milão
Queremos mais ou menos? Quando vemos lançamentos e novidades, queremos mais? Quando buscamos reduzir consumo, buscar alternativas sustentáveis, ter uma vida mais simples, é para menos? Essas são algumas reflexões que podemos fazer na exposição More or Less, do designer holandês Maarten Baas com a marca de moda G-Star RAW, parte da programação do Fuorisalone.
Leia também:
- Vem para o Salone del Mobile? Confira dicas imperdíveis de Milão!
- Universidade de Milão traz exposições sobre o futuro e design brasileiro
- Um mergulho no design, por Lufe Gomes e Ale Disaro
A estética da mostra é bem pop, com letreiros ultra coloridos e grandes instalações luminosas. O contraponto estético é a própria locação: a igreja de San Paolo Converso, do século 16, já dessacralizada.
A exposição More or Less destaca a tensão entre o desejo de mais e a necessidade de menos, e essa também foi essa a análise dos fotógrafos Lufe Gomes e Ale Disaro, nossos colunistas e correspondentes em Milão.
Lufe, inclusive, cita um manifesto da própria exposição, pregado em uma bandeira logo na entrada: “Em um lado, queremos mais. Mais design, mais moda, mais inovação. Mais faz nosso mundo se mover. Por outro lado, precisamos de menos. Menos consumo, menos produção, menos lixo. Menos deixa nosso planeta vivo”.
“É uma exposição que dá boas vindas à dualidade que temos durante todos os dias da vida”, reflete Lufe.
Ele também aponta uma das instalações mais marcantes do espaço, um jatinho todo coberto com tecido jeans estacionado no salão da igreja.
“Uma provocação dentro da igreja”, disse Lufe. “E uma história real, sempre pedimos mais, mais, mais. Estamos em uma feira que pede mais cadeira, sofá, vaso e, ao mesmo tempo, pedimos menos consumo, desperdício”.
“Achei interessante usar pop art na igreja, que é dessacralizada. Senti o tom de deboche e ironia, é uma das principais intenções que quiseram causar, o desconforto”, reflete Ale.
“Porque a exposição não dá respostas, mas critica o fato de que todo ano tem uma nova Semana de Design e fala sobre sustentabilidade. Você lança uma nova cadeira, sofá, alguma coisa, e acaba sendo como secar gelo. O negócio está pegando fogo, as coisas estão acontecendo”, alerta Ale.
Serviço:
Exposição More or Less
LOCAL: Igreja de San Paolo Converso - Piazza Sant'Eufemia, 3, Milão
DATA: até 23 de abril
É imprescindível rever conceitos, reciclar, reutilizar, reaproveitar em novas funcionalidades, cortar desperdícios, se não para nós, para os que deixaremos no planeta. Fecharam com chave de ouro. Parabéns a todos! Obrigada.
A frase do manifesto citada pelo Lufe é perfeita.