25.07.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Flat mescla características de apartamento e hotel para oferecer conforto e praticidade (Projeto: Karine Taranto)

O que é um flat, afinal? Entenda este tipo de imóvel em 4 projetos

 minutos de leitura
calendar-blank-line
25.07.2022
Além de entender as principais características de um flat, também listamos projetos que mostram, na prática, como pode ser a decoração desse imóvel
minutos de leitura

Também conhecido como apart-hotel, o flat é um tipo de apartamento pequeno e mobiliado, pronto para morar. No entanto, o prédio oferece serviços de hotelaria, o que aumenta a atratividade, principalmente para quem não vai se mudar de forma definitiva.

Essa é a escolha frequente de pessoas que moram sozinhas, executivos ou pessoas que precisam de uma residência provisória e não têm muito tempo para os afazeres domésticos. Afinal, o flat proporciona muita praticidade.

Porém, esse tipo de imóvel conta com algumas características específicas. Acompanhe a leitura para saber mais sobre o assunto e entender como é um flat.

O que é um flat?

Flat pode ter espaços integrados ou separados por paredes (Projeto: Amelia Castro / Foto: Xico Diniz)

O flat é uma espécie de hotel, mas feito para as pessoas morarem de forma permanente ou temporária. Sendo o mais comum fazer desse imóvel um lar provisório.

Portanto, é um espaço completo, todo mobiliado, mas em um prédio com administração que oferece os mesmos serviços de hotelaria.

Isso inclui arrumação de quarto, lavanderia, estacionamento, restaurante e concierge, dependendo do flat. Tudo cobrado no valor do condomínio, pago mensalmente.

Contudo, no caso do flat o valor tende a ser menor do que o que seria pago em um hotel por um longo período. Além disso, há menos formalidade, uma vez que o inquilino se torna um morador daquele local.

Além da possibilidade de alugar um flat para morar, em alguns casos é possível comprar esse tipo de imóvel. Seja para investir ou para fazer dele a sua casa.

Nesse caso, é importante saber que o aluguel do imóvel segue as regras da hotelaria e não do inquilinato. Sendo assim, os retornos podem ser maiores do que o que teria com o aluguel de um imóvel comum.

Como é a planta de um flat?

De maneira geral, os flats tendem a ter boa localização e tamanho reduzido, chegando a menos de 30 m². Entretanto, é possível encontrar imóveis maiores e que se parecem verdadeiros apartamentos, passando até dos 100 m².

Geralmente, contam com sala, cozinha, banheiro e quarto. Em muitos casos, os ambientes são integrados, otimizando o espaço. No entanto, também é possível encontrar esse tipo de imóvel com paredes.

Por ter os mesmos ambientes de um apartamento convencional, o flat é capaz de conferir aquela sensação de aconchego de uma casa. Portanto, é importante que a decoração deixe um pouco de lado a frieza dos hotéis convencionais.

O que contribui para isso é a cozinha, que tende a ser totalmente equipada para que os moradores consigam preparar suas próprias refeições. No entanto, também é possível pedir comida do restaurante, tal como acontece em um hotel.

4 projetos com as principais características de um flat

Nas linhas a seguir, entenda melhor como funciona a planta e a decoração de um flat com projetos que revelam suas principais características.

1. Ambientes integrados são a aposta de flats menores

Planta integrada é uma forma de otimizar o espaço do flat (Projeto: Alisson Formigoni)

Principalmente em flats pequenos, a integração entre os ambientes ajuda a aproveitar melhor os espaços. Por isso, é muito comum encontrar plantas em que o quarto está junto à sala de estar e à cozinha.

No entanto, em alguns casos, há paredes no quarto. No projeto em destaque, há uma pequena parede que traz mais privacidade ao dormitório, apesar dele estar integrado ao restante do flat.

Além disso, mesmo com paredes brancas e piso em porcelanato de tonalidade neutra, a decoração traz alguns elementos que fazem o morador se sentir em casa. Entre eles estão os tons terrosos e o uso de plantas, por exemplo.

2. Objetos e móveis servem como paredes

Na falta de paredes, móveis ajudam a delimitar espaços (Projeto: Robert Robi)

Como uma característica marcante do flat é ter ambientes integrados, uma solução para dividir os espaços e dar certa privacidade é usar móveis e objetos.

É o que acontece no projeto acima, na planta de 29 m² que une quarto, sala e cozinha. O espaço destinado ao quarto fica um pouco mais reservado, separado do restante do flat pelo guarda-roupa e pelo aparador, que nesse caso fazem o papel de “parede”.

O bom aproveitamento da planta permitiu incluir até mesmo uma mesa, que serve para as refeições ou para trabalhar, por exemplo.

A decoração neutra, com alguns pontos de cor, também é interessante porque agrada facilmente e permite a personalização do morador do flat.

3. Otimização do mobiliário faz a diferença

Móveis planejados ou com mais de uma função são ideais para flats (Projeto: Amelia Castro)

Quando o espaço é pouco, a otimização é a palavra-chave para o sucesso na decoração. Por isso, em flats o ideal é apostar em móveis planejados, que se encaixem perfeitamente na planta reduzida.

Armários embutidos também são uma boa solução, principalmente pensando na próxima dica, que é sobre o espaço de circulação.

Esse recurso aparece no projeto em destaque, que tem ainda outros elementos interessantes. A poltrona na beira da cama ajuda a dividir esse espaço, serve como apoio e também é um espaço para se calçar.

O baú embaixo da mesa de cabeceira também pode ser um espaço interessante para guardar objetos pouco usados no dia a dia.

Portanto, uma dica na hora de decorar um flat é pensar não só em móveis que ocupem pouco espaço, mas também naqueles que tenham mais de uma utilidade.

4. Espaço para circulação é ponto importante

Decoração de flat precisa preservar espaço de circulação para garantir o conforto (Projeto: Ricardo Lopez)

Apesar de geralmente ter tamanho reduzido, a decoração do flat precisa considerar o espaço de circulação.

Portanto, uma dica é adotar o estilo minimalista, com poucos objetos, cores claras e neutras. Essas tonalidades, inclusive, podem ajudar a fazer o espaço parecer maior.

E sem tantos móveis e objetos decorativos, o flat pode parecer menos poluído visualmente, levando o aconchego que mesmo um lar temporário precisa ter. Em algumas plantas, o flat tem a cozinha separada do restante dos ambientes por um balcão. 

Além do flat, outro tipo de imóvel com características muito peculiares é o loft. Entenda o que é um loft e como ele se diferencia de outros formatos.

Flat mescla características de apartamento e hotel para oferecer conforto e praticidade (Projeto: Karine Taranto)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

O que é um flat, afinal? Entenda este tipo d...

O que é um flat, afinal? Entenda este tipo de imóvel em 4 projetos

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies