11.10.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Espaço infantil precisa ser confortável, funcional e lúdico (Projeto: Marillia Benevides)

Espaço infantil: 5 projetos que vão do quarto de criança a ambientes lúdicos

 minutos de leitura
calendar-blank-line
11.10.2022
minutos de leitura

Se você está pensando em reformar a casa ou aumentar a família, vai precisar de algumas dicas de espaço infantil. Isso porque as necessidades mudam em uma casa com crianças.

A arquitetura para crianças leva em consideração alguns elementos importantes. Acessibilidade, independência, além de espaço e liberdade para criar estão entre os principais pontos.

Tanto no quarto quanto na sala (você pode preparar uma só para a criançada), o importante é ter estímulos para criar. Mesa, cadeiras e muito papel, além de caneta, giz ou a tintura preferida dos seus pequenos.

Ao mesmo tempo, é importante prezar pelo conforto e pela funcionalidade do espaço infantil também.

Para te ajudar a projetar um espaço infantil lúdico e bonito, separamos alguns projetos inspiradores. Confira na sequência!

1. Cores, materiais e formas deixam espaço infantil lúdico

figuras lúdicas no quarto infantil
Uso de personagens ou figuras lúdicas deixa quarto infantil divertido (Projeto: Portobello Shop Atibaia)

O tipo de projeto pode interferir na criação de um espaço infantil mais agradável e lúdico. Pode ser o quarto ou mesmo um cantinho na sala ou na varanda. O importante é tornar o espaço propício para a diversão e o entretenimento das crianças.

Televisão e videogame estão entre as formas de garantir a distração dos pequenos por mais tempo.

Além disso, inove no mobiliário. Escolha peças descontraídas e que sejam aliadas na hora de manter a ordem.

Móveis e acessórios em formatos lúdicos como nuvens, animais, flores e estrelas estão entre as opções.

É fundamental também pensar no bem-estar. Os móveis mais confortáveis acabam sendo os de madeira e de cantos arredondados.

Sem falar que duram mais e podem ser facilmente repaginados, caso o pequeno resolva pintar até mesmo as cadeiras. E quem tem criança em casa já sabe: isso acontece.

Por falar em móveis, pense em um cantinho confortável para os estudos. Assim, você estimula o desenvolvimento. E ainda elimina uma desculpa para aqueles dias em que tudo parece mais importante do que o dever de casa!

2. Paredes ganham vida no espaço infantil

paredes com nichos coloridos
Elementos nas paredes do espaço infantil levam personalidade e diversão (Projeto: MJ Arquitetura)

Para quem gosta de se sentar no chão, nada melhor do que almofadas, tapetes e pufes. Isso pode tornar o espaço infantil mais confortável, além de estimular a criatividade.

As mesas centrais com prateleiras embaixo ajudam ainda na hora de organizar a bagunça.

Além do chão, inove nas paredes. Você pode ter o que quiser: árvores, pássaros, super-heróis...

E não precisa saber pintar. Os adesivos para paredes estão em alta. Você pode facilmente conseguir em diversos portais da internet.

Outra opção é o uso de revestimentos cerâmicos coloridos ou decorados. Dá para brincar na paginação para formar diferentes desenhos.

Nichos, prateleiras e armários com portas coloridas também podem ser uma boa opção para levar um ar lúdico ao espaço infantil.

Principalmente se você está planejando a decoração de um quarto infantil, projete armários que ajudem a manter a organização.

Também é possível inserir baús, cestos organizadores e outros itens que permitam que a criança consiga ajudar na arrumação desde cedo.

3. Móveis baixos facilitam o uso do espaço infantil

banheiro infantil lúdico
Espaço infantil acessível estimula a independência da criança (Projeto: Oficina de Morar)

Na hora de planejar um espaço infantil, é importante pensar não só na estética da decoração. Mas também na funcionalidade.

Além disso, é possível inserir elementos que deem mais independência às crianças. Entre eles estão móveis baixos e em tamanho proporcional aos pequenos.

No banheiro, por exemplo, o gabinete mais baixo, bem como nicho, privada, ganchos e metais, podem tornar o dia a dia das crianças mais prático.

Contudo, se não for possível fazer essa adaptação, uma dica é deixar sempre por perto escadinhas ou gaveteiros que facilitem o acesso aos itens de higiene pessoal.

4. Em consultório, espaço infantil estimula criatividade

espaço infantil em consultório
Espaço para desenhar é importante para crianças na primeira infância (Projeto: Cristina Reyes)

Apesar de estar em um ambiente comercial (um consultório), o espaço infantil em destaque serve como inspiração também para projetos residenciais.

Mesas, cadeiras e prateleiras estão ao alcance das crianças, estimulando a sua criatividade. Um verdadeiro convite para sentar e desenhar.

Inclusive, é importante lembrar que, durante a fase de desenvolvimento motor, as crianças gostam de se expressar por meio do desenho.

No entanto, têm dificuldade com folhas menores, como ofício ou A4. É por isso que elas tendem a rabiscar as paredes.

Sendo assim, uma boa alternativa é inserir lousas ou quadros brancos na decoração do ambiente infantil.

Tintas foscas para a parede servem ainda aos que gostam de desenhar. Qualquer cor serve, é claro, mas a preferência é das que lembram quadros-negros, como verdes mais escuros e tons de grafite.

O rolo de papel deste projeto é outra sugestão interessante. Além disso, ofereça giz de cera ou lápis com pontas grossas e fáceis de manusear.

Também dá para estimular a criatividade e a diversão por meio de brinquedos. Cama com escorrega, cavalinho de madeira e por aí vai… Dá para transformar o espaço em um verdadeiro parque infantil!

Deixe a criatividade solta e vire um pouco criança também para pensar no que elas gostariam de ter no quarto e na sala.

5. Neutralidade do espaço infantil permite uso por mais tempo

espaço infantil elegante
Revestimentos neutros permitem o uso do espaço infantil também na adolescência (Projeto: Kenia Azevedo)

As crianças crescem rápido. Por isso, é importante pensar em elementos para tornar o ambiente infantil mais versátil ao longo do tempo.

No banheiro acima, por exemplo, o uso de revestimento que interpreta o cimento queimado torna o espaço infantil mais sofisticado.

A mistura de cores alegres, como rosa e verde, leva diversão à suíte da menina. Além disso, o revestimento em mosaico traz elementos lúdicos para o espaço infantil.

Quadros, objetos e outros enfeites com formas divertidas e personagens também podem compor a decoração. Afinal, são fáceis de trocar sempre que a criança entrar em uma nova fase e quiser dar cara nova ao espaço infantil.

Quer continuar se inspirando? Aqui no Archtrends você pode conferir vários projetos feitos especialmente para as crianças.

Para quem tem pouco espaço, incluir um espaço infantil pode parecer um verdadeiro desafio. Continue no Archtrends para descobrir como decorar um apartamento pequeno, deixando-o confortável e funcional!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Espaço infantil: 5 projetos que vão do quar...

Espaço infantil: 5 projetos que vão do quarto de criança a ambientes lúdicos

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies