31.07.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Um bom projeto de escritório de arquitetura pode até inspirar o seu cliente (Projeto: Jéssica Campos Arquitetura)

Escritório de arquitetura: 7 inspirações para o cartão de visitas dos seus projetos

 minutos de leitura
calendar-blank-line
31.07.2023
Você é arquiteto e quer ter um espaço só seu, mas não sabe por onde começar? Confira 7 ideias de escritório de arquitetura que unem beleza e criatividade
minutos de leitura

Um escritório de arquitetura não é só um espaço próprio para receber e conversar com quem procura pelo seu serviço. Ele também ajuda a criar um laço entre profissional e cliente, como também reflete seu trabalho e até personalidade.  

É claro, existem várias ideias para criar seu ambiente de trabalho. Então, neste post, você vai ver 7 projetos de escritório de arquitetura que são espaços de referência para inspirar qualquer profissional. Confira! 

7 estilos de escritório de arquitetura para inspirar você 

Industrial, comfy, moderno ou clássico: aqui tem ideias para todo estilo. Veja só: 

1. Rafael Ramos Arquitetura 

escritório de arquitetura
Madeira deixa escritório de arquitetura mais suave e acolhedor (Projeto: Rafael Ramos Arquitetura / Foto: Luiza Schreier) 

Um bom escritório de arquitetura precisa usar seu próprio espaço como cartão de visitas. O projeto de Rafael Ramos Arquitetura mostra bem essa ideia. 

Misturando elementos como a cor branca a materiais como concreto, pedra, vidro e madeira, ele conseguiu trazer elegância a materiais considerados rústicos.  

Plantas e madeira contrastam com a modernidade das cadeiras e o urbano do piso. Aqui, Rafael utilizou Ms Barcelona Antracita — porcelanato que une a filosofia “menos é mais” de Mies van der Rohe à beleza industrial e urbana do concreto. 

Leia também:

2. Studio Roma 

escritório de arquitetura
Layout do escritório representa também sua forma de trabalho (Projeto: Victor Romansini — Studio Roma

Um escritório neutro e praticamente monocromático, cujas cores aparecem em pequenos detalhes da decoração. 

O Studio Roma, nova sede do escritório de arquitetura de Victor Romansini, representa a necessidade da empresa de estar sempre valorizando tanto os clientes quanto seus profissionais. 

O studio também representa o Sweet Living, método de criação e elaboração de projetos desenvolvido por Victor voltado não apenas para estética e funcionalidade, mas também a uma experiência para os clientes. 

escritório de arquitetura
Victor utilizou amostras de revestimentos para decorar o escritório (Projeto: Victor Romansini — Studio Roma

Na estante, é possível observar diferentes amostras de superfícies para mostrar a versatilidade dos materiais trabalhados nos projetos. Alguns deles são os da linha Terralma — Seridó, Jalapão e Arizona — e Gouache Brume

3. JC Arquitetura 

escritório de arquitetura
Jéssica utilizou diferentes estilos de decoração para redesenhar seu próprio escritório (Projeto: Jéssica Campos Arquitetura / Foto: Gabriel Lima) 

Algo fundamental em um escritório de arquitetura é o bom aproveitamento de espaços. 

Afinal, é bem provável que os profissionais sejam contratados para redecorar apartamentos pequenos e integrados, que necessitam de ideias inteligentes para que todo o ambiente seja utilizado sem que isso prejudique a circulação. 

Um exemplo é o do escritório JC Arquitetura, de Jéssica Ramos. Nele, vemos mesas estilo plataforma e escrivaninha na parede, além de gaveteiros embutidos para guardar arquivos. 

Assim, é possível ter um bom espaço de circulação sem que isso comprometa a organização de arquivos ou o espaço de trabalho. 

O escritório é majoritariamente branco, o que traz a sensação de amplitude — o sol que entra pela janela à esquerda facilita essa percepção. 

Além disso, o teto no estilo industrial contrasta com a parede revestida com madeira e a decoração com plantas, deixando o resultado muito mais interessante e fora do lugar-comum.  

Ao fundo, é possível ver o uso de Kit Janeiro Off White, resultado da parceria entre a Portobello e Oskar Metsavaht. No chão, Via Durini Off White

4. Soffitto Arquitetura e Interiores 

escritório de arquitetura
Com poucos elementos, foi possível criar diferentes ambientes em um espaço integrado (Projeto: Soffitto Arquitetura e Interiores

Outro exemplo de uso inteligente do espaço integrado é o do escritório de arquitetura Soffito — em um mesmo espaço, temos escritório, copa e recepção sem que nenhum ambiente atrapalhe o outro. 

Aqui, a paleta de tons orgânicos deixou o escritório mais “vivo”. Mas o mais interessante é o uso dos porcelanatos: o cobogó Elemento Cinza Assim mistura o clássico dos muros nordestinos com o visual mais urbano do concreto. 

O uso do revestimento Terralma Riviera e do Filete Terralma Riviera na copa também traz uma impressão de tijolos para a área; algo mais “caseiro” e que combina com os móveis na cor terracota. 

Os diferentes jogos de luzes em cada canto ajuda ainda mais a “dividir” o espaço e a espantar a monotonia na decoração. Um resultado criativo e de muito bom gosto.  

5. Escritório de Arquitetura e Design de Interiores 

escritório de arquitetura
Cores suaves, madeira e texturas trouxeram a ideia de escritório acolhedor (Projeto: IK Studio

Um escritório aconchegante, que mais parece uma casa. Foi com essa ideia de acolhimento, de criar vínculos e aproximar relações, que o IK Studio desenvolveu este escritório. 

As cores suaves, os materiais com textura agradável e os móveis acolhedores refletem o olhar mais intimista dos arquitetos, resultando em um ambiente extremamente sereno. 

Na parede, o revestimento Travertino Grigo Marea traz mais textura e movimento ao ambiente. 

escritório de arquitetura
Cozinha do escritório traz mesma ideia de aconchego sem abrir mão de detalhes contemporâneos (Projeto: IK Studio

Ampla, a cozinha também reflete essa ideia de acolhimento com uma paleta de cores claras, itens de cerâmica e plantas. O uso de mármore na parede também traz essa ideia caseira, mas com elegância. 

O uso do Kit Soul Mountain proporciona a modernidade visual que um escritório de arquitetura precisa ter. 

6. VIVA Arquitetura 

escritório de arquitetura
Paleta de cores simples é quebrada pelo verde das plantas (Projeto: VIVA Arquitetura

Simples, amplo e eficaz. Com uma paleta p&b que deixa o contraste apenas para a planta, o que chama a atenção no projeto do escritório VIVA Arquitetura é a modernidade trazida pelos formatos geométricos e ângulos retos presentes na estrutura, nos móveis e nos revestimentos.  

escritório de arquitetura
Cores e estilo dos móveis conseguem demarcar a mudança de ambiente (Projeto: VIVA Arquitetura

A divisória transparente também traz uma divisão de cores e climas no escritório. De um lado, uma plataforma de cores mais escuras e linhas retas; do outro, uma paleta suave, com móveis aconchegantes e linhas arredondadas. O revestimento Mineral Black predomina no piso do ambiente.

7. Escritório de arquitetura 

escritório de arquitetura
Madeira, branco e concreto moldam a identidade do escritório (projeto: VP Arquitetos Vanessa e Paulo

Um escritório de arquitetura que você com certeza gostaria de ter na sua casa! O projeto do escritório VP Arquitetos trouxe a madeira e o branco para predominar em todo o layout do ambiente de trabalho. 

O uso de nichos e paredes vazadas permite que haja diferentes divisões, mas ainda assim o espaço permanece integrado. 

escritório de arquitetura
Protagonista, a madeira aparece em diferentes formatos no escritório (Projeto: VP Arquitetos Vanessa e Paulo

Aqui, é possível ver como a madeira é usada de diferentes formas — no seu estado “puro”, em nichos e vigas que formam paredes vazadas. No rodapé, o revestimento Tangram Asas Branco proporciona um ar mais contemporâneo. 

Pronto para planejar seu escritório de arquitetura? Como visto, os revestimentos da Portobello trazem ainda mais beleza, mas sempre aliada à funcionalidade. Descubra por que o porcelanato é a melhor escolha para os seus projetos

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Escritório de arquitetura: 7 inspirações p...

Escritório de arquitetura: 7 inspirações para o cartão de visitas dos seus projetos

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies