Como economizar energia elétrica em casa
A conta de luz veio altíssima? Atenção, sinal que seu consumo energético está alto! Além do preço pesar no bolso, vale pensar na questão da sustentabilidade, afinal, sua casa representa grande parte da sua pegada ecológica no mundo. Mas não se desespere, vamos ensinar aqui como economizar energia elétrica em casa.
Para ouvir o artigo completa, clique no play abaixo:
Algumas medidas práticas para economizar energia elétrica podem ser facilmente incorporadas ao dia a dia. Vale reavaliar comportamentos e também estruturas da arquitetura, como aproveitar a iluminação natural dos ambientes e investir em aparelhos que consomem menos energia.
Veja também:
- Como economizar água em casa e contribuir para a saúde do planeta
- Material de construção sustentável: 7 itens que você pode usar sem culpa
- As Nações Unidas na trajetória do desenvolvimento sustentável
Ainda, adotar hábitos conscientes, como o uso regrado do ar condicionado e da máquina de lavar roupa, ou investir em soluções criativas como a automatização residencial.
Prossiga na leitura para mais dicas de economia:
Como a arquitetura colabora para a economia de energia elétrica
- Priorize a iluminação natural: para aproveitar a luz natural, mantenha as janelas, cortinas e persianas abertas, deixando a claridade entrar nos ambientes. Se possível, instale claraboias e janelas maiores para aumentar a entrada de luz e evitar uso de lâmpadas durante o dia.
- Invista em ambientes integrados: a integração de ambientes internos e externos proporciona maior ventilação, além de valorizar a iluminação natural, o que ajuda na economia de energia, demandando menos consumo e promovendo melhor aproveitamento dos espaços.
- Aposte em uma decoração neutra: utilize tonalidades claras nas paredes e móveis para potencializar a luz natural e, consequentemente, reduzir a necessidade de consumo de energia.
- Opte por lâmpadas de LED: economia, sustentabilidade e segurança aparecem entre vantagens para investir em lâmpadas de LED. Elas consomem até 80% menos energia comparado às incandescentes e têm uma vida útil muito maior.
Bons hábitos em casa para a economia de energia elétrica
- Apague a luz: é importante criar o hábito de desligar as luzes e aparelhos eletrônicos de um determinado ambiente quando não estiver usando, diminuindo assim o desperdício no consumo de energia.
- Utilize o ar condicionado de forma eficiente: para garantir o bom funcionamento do aparelho, ajuste a temperatura de acordo com a necessidade e evite deixar o ar condicionado ligado quando não houver ninguém no ambiente. Ao ligar o aparelho, não esqueça de fechar portas e janelas para potencializar seu funcionamento, diminuindo o desperdício. A manutenção periódica também é importante para manter a vida útil do produto.
- Faça uso consciente da máquina de lavar e (principalmente) secar roupa: por ser um aparelho que consome bastante energia, é recomendado utilizar a máquina em sua capacidade máxima, ou seja, evite lavar e secar poucas roupas em várias sessões.
- Aproveite a temperatura ambiente: em épocas com clima mais ameno, desligue o ar condicionado e aproveite a ventilação natural. Projetos arquitetônicos que se inspiram na natureza, utilizando elementos criativos que melhor aproveitam as condições climáticas estão cada vez mais em alta.
Inspire-se nas referências em projetos de arquitetura e design de interiores expostos no Archtrends e confira mais dicas de decoração.