22.03.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Recurso natural valioso, a água é usada para lavar alimentos e no preparo de refeições, o que destaca ainda mais a importância em economizar em casa (Projeto: Trevi Arquitetura e Engenharia)

Como economizar água em casa e contribuir para a saúde do planeta

 minutos de leitura
calendar-blank-line
22.03.2023
Confira dicas e práticas para reduzir o consumo em seu lar
minutos de leitura

Embora muito tenha se falado sobre o assunto, economizar água, para algumas pessoas, ainda pode ser um desafio. Isso porque não percebemos o quanto desperdiçamos durante a realização de tarefas simples e cotidianas, como escovar os dentes ou tomar banho.

Porém, a cada ano que passa, com crises hídricas em vários estados e estiagens em algumas épocas do ano, a economia de água se tornou uma necessidade. E não é só o planeta que agradece tal atitude, mas o seu bolso também.

Hoje, 22 de março, Dia Mundial da Água, propomos uma reflexão sobre os nossos hábitos e, na sequência, ensinamos como economizar esse recurso natural tão precioso que é a água potável. Essa data foi definida pela ONU – Organização das Nações Unidas em 1992 com o objetivo de alertar a população mundial sobre a importância na preservação da água. 

Confira, a seguir, dicas simples para economizar água em casa: 

Por que economizar água é importante?

Apesar de aproximadamente 70% do nosso planeta ser composto por água, menos de 1% desse total é água potável, ou seja, própria para consumo. Isso porque 97% da água é salgada e está nos mares e oceanos e pouco mais de 2% está em estado sólido nas geleiras. Os dados são da WWF-Brasil.

Da água doce disponível para consumo humano, 70% é utilizada pela agricultura, 19% pela indústria e 11% é de uso residencial. Pode parecer pouco, mas o consumo nas casas não chega a ser insignificante. Mudando atitudes individuais em casa é possível causar um grande impacto na preservação desse recurso natural.

E nós bem sabemos que a água não serve somente para beber, mas para preparar alimentos, tomar banho, lavar roupas, escovar os dentes, higienizar as mãos… A lista do que fazemos com a água potável é infinita. Portanto, já imaginou a quantidade de água que desperdiçamos no nosso dia a dia e não nos damos conta?

Leia também:

Agora, reflita: quanto da sua conta de água poderia ser reduzida se você repensasse seus hábitos diários e colocasse a economia em prática?

Como economizar água no dia a dia?

Lavabo com cuba cinza
Lavar as mãos é hábito fundamental para a higiene humana. É preciso economizar água para não faltar (Projeto: FV Arquitetos )

Para quem está acostumado a não se preocupar com o quanto gasta, seja água ou qualquer outro recurso, pode ser difícil criar um novo hábito. Mas é preciso insistir em bons comportamentos até que eles se tornem naturais na sua rotina. Portanto, para te ajudar a começar, separamos seis dicas simples para economizar água:

1. Reduza o tempo de banho

Banheiro cinza com chuveiro
Evitar banhos longos ajuda a economizar água em casa (Projeto: Doma Arquitetura)

Se você é do tipo que gosta de cantar e fazer tratamentos de pele embaixo do chuveiro, é hora de mudar de local. Apesar de prazerosos, esses momentinhos de spa em casa podem aumentar consideravelmente o tempo de banho e o consumo de água. 

Segundo a Sabesp, o chuveiro normal acionado por um minuto gasta 12 litros de água. Portanto, quando resolver fazer seus tratamentos de beleza no box, lembre-se de desligar o chuveiro. Isso vale também para quem gosta de escovar os dentes durante o banho. O chuveiro libera muito mais água, por minuto, quando comparado a torneiras. 

Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde, um banho de cinco minutos é suficiente para a higiene corporal. Por isso, sempre que não estiver se lavando e/ou retirando espuma, desligue o registro e ligue novamente só quando precisar.

Outra dica é colocar um balde sob o chuveiro, durante o banho. Assim, a água captada pode ser reaproveitada na descarga. 

2. Lave a roupa com menos frequência

Lavanderia moderna
Reduzir o uso da máquina de lavar ajuda a diminuir drasticamente o consumo de água (Projeto: Victor Romansini)

Muitas pessoas não esperam acumular um cesto cheio de roupas sujas para lavá-las de uma vez só. E pode até ser mais prático assim, entretanto, esse é um ato que consome uma quantidade absurda de água.

Em média, uma máquina de lavar gasta 135 litros de água por uso. Imagine só se você tem costume de lavar a roupa três ou quatro vezes na semana! Separe, portanto, um dia na semana para lavar uma leva grande de roupas.

3. Torneira fechada sempre

Banheiro com revestimento marmorizado e metais em dourado
Sempre cheque se o registro está bem fechado para evitar gotejamento excessivo (Projeto: Mattos Arquitetura)

Quando o registro não está fechado corretamente, a torneira tende a pingar. Você sabia que um mês de torneira pingando pode gastar cerca de 1300 litros de água? Portanto, olhos e ouvidos sempre atentos nas torneiras de casa para evitar esse gasto desnecessário de água. 

Também vale investir em válvulas econômicas, tanto para descargas (como as de duplo acionamento) e torneiras, que podem reduzir o consumo de água em até 80%. 

4. Suje menos louças

bancada de cozinha com farm sink
Algumas ações para economizar água podem também reduzir tempo em tarefas domésticas (Projeto: Portobello)

Algumas pessoas têm o hábito de servir as refeições em diversas travessas ou utilizar copos diferentes sempre que for beber água. No fim do dia, resta a cena clássica: a pia cheia de louças para lavar. 

Será que não podemos reduzir o número de louças? E se você trocar cinco, seis copos por uma garrafinha sobre a sua mesa de trabalho, que será lavada uma vez ao fim do dia? 

Segundo a Sabesp, lavar a louça, por 15 minutos, com a torneira meio aberta, consome 120 litros de água em casa. Uma sugestão é deixar a louça de molho na pia com água e detergente por uns minutos e depois, ensaboar. 

Parecem pequenas mudanças, mas fazem muita diferença quando o assunto é economia de água. 

5. Reaproveite água

lavanderia preta e cinza
Reaproveitar a água da chuva e/ou da máquina de lavar são maneiras eficientes de evitar o desperdício de água (Projeto: Vanessa Pilatti Arquitetura e Interiores)

Muita gente usa mangueira para lavar o carro, a calçada e molhar as plantas, só que existem formas econômicas para seguir com essas atividades.

Por exemplo, muitas máquinas de lavar vem com a função de reaproveitar água, então, ao invés de jogá-la fora, você pode usá-la para lavar a calçada, o carro e até limpar o banheiro

Já no caso das suas plantas, tente coletar água da chuva, porém, tenha muito cuidado com o armazenamento, cubra bem os recipientes, para evitar proliferação de insetos. 

6. Não jogue lixo no vaso sanitário

banheiro cinza
Não jogar lixo no vaso sanitário evita poluição da água, além de evitar futuros prejuízos (Projeto: Victor Romansini)

Diferente de outros países, as tubulações e encanamentos do Brasil não são feitos para receber resíduos sólidos como papel higiênico ou absorvente.

Esse tipo de lixo, além de causar poluição, pode ser o motivo de muitos outros problemas, como entupimentos, vazamentos e sobrecarga da tubulação – que comumente provocam desperdício de água. Não precisamos falar sobre o quanto tudo isso fará você gastar em reparos e consertos, certo?

cozinha cinza
Pequenas ações fazem a diferença para o planeta (Projeto: Vanessa Pilatti Arquitetura E Interiores)

No fim do dia, se analisarmos, economizar água em casa é muito mais fácil do que imaginamos. Por isso, é imprescindível que estejamos sempre conscientes dos nossos atos e quais consequências eles podem acarretar para nós, para a sociedade e, mais importante, para o meio ambiente.

E, como o banheiro é um dos lugares onde mais gastamos água, que tal começar a pensar em um modelo mais sustentável? Se você quer saber como fazer isso, nós te contamos tudo neste conteúdo.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Como economizar água em casa e contribuir pa...

Como economizar água em casa e contribuir para a saúde do planeta

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies