22.09.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Os apartamentos duplex se destacam pela qualidade e quantidade de espaço disponível (Projeto: Bárbara Dahmer)

Duplex: entenda o que é e veja inspirações desse tipo de imóvel

 minutos de leitura
calendar-blank-line
22.09.2023
Com apartamentos cada vez menores, os duplex vem ganhando destaque e se tornando objeto de desejo. Entenda mais sobre essa tipologia de apartamento
minutos de leitura

Para quem busca o primeiro imóvel, uma das questões a se considerar é o tipo de imóvel. O termo duplex define uma tipologia de apartamentos de dois andares, que seria equivalente aos sobrados, só que na versão apartamento.

Esse tipo de imóvel tem se tornado, cada vez mais, objeto de desejo de quem planeja morar em apartamentos.

Ele une o conforto e segurança de se morar em um apartamento com a versatilidade, amplitude de espaço e o pé direito de uma casa. Geralmente, os duplex são apartamentos de cobertura e a ligação dos dois andares é resolvida internamente.

Apartamentos espaçosos são cada vez mais raros nas grandes cidades, por esse motivo os apartamentos duplex passam a ser uma excelente solução.

Continue a leitura para saber mais sobre esse tipo de apartamento.

O que é um apartamento duplex?

Grandes janelas e pé direito alto costumam compor apartamentos duplex
Grandes janelas e pé direito alto costumam compor apartamentos duplex (Projeto: Espaço do Traço Arquitetura)

Um apartamento duplex é um apartamento com dois andares que se conectam internamente.

Geralmente, esses dois andares se localizam nos últimos andares do prédio, mas esta não é uma regra. Outra característica comum nestes apartamentos, que também não é uma regra, são as amplas janelas e pé direito alto.

Este tipo de apartamento é considerado um imóvel de luxo. Normalmente, a divisão dos cômodos segue a regra de áreas sociais no pavimento inferior (sala, sala de jantar, lavabos, cozinha e lavanderia).

No pavimento superior se localizam as áreas íntimas (quartos, banheiros e outros espaços privados).

Mezanino e Triplex

apartamento triplex, sala em tons neutros, com muita luz natural e mobiliário contemporâneo
Os apartamentos triplex também são uma modalidade de imóvel de luxo que oferecem todas as vantagens do duplex, com ainda mais espaço (Projeto: Round Square / Fábio Mingoti)

É preciso ter cautela na identificação de apartamentos duplex. Atualmente existem muitos apartamentos com pé direito alto e que possuem mezanino.

Estes apartamentos podem ser confundidos com um duplex. Eles não são, mas um apartamento duplex pode, sim, ter um mezanino. O que não pode acontecer é um apartamento que só tem mezanino ser considerado um duplex.

O duplex precisa ter todo o piso superior, com outros cômodos e separações. Ou seja, é um apartamento composto por dois andares distintos.

Outro parente do duplex, um pouco mais espaçoso, é o triplex. A tipologia também é considerada um imóvel de luxo e consiste em um apartamento com 3 pavimentos. O triplex é mais espaçoso e, consequentemente, mais caro que o duplex.

Esta tipologia costuma possuir elevador interno e ampla área externa na cobertura.

Leia também:

Vantagens de um duplex

Agora que você já sabe o que é um duplex, e até mesmo o que é um triplex, vamos apresentar as vantagens deste tipo de apartamento.

Ambientes espaçosos

Os apartamentos duplex têm o dobro da área de um apartamento comum. Isto possibilita a criação de ambientes mais amplos e melhora consideravelmente a distribuição dos cômodos no imóvel.

Privacidade

Por geralmente se localizarem nos dois últimos andares dos prédios, os apartamentos duplex apresentam muito mais privacidade. Os sons vindos da rua e dos apartamentos dos vizinhos deixam de ser problema.

Flexibilidade

Os apartamentos duplex costumam apresentar pé direito duplo e muitos têm planta livre devido à disponibilidade de espaço. Esses dois diferenciais são excelentes e facilitam a proposição de layouts diversos e até facilitam pequenas reformas.

Luz e ventilação natural

Por conta do pé direito alto, o duplex costuma ter amplas janelas, que permitem maior aproveitamento da luz e da ventilação natural.

Vista

Outro aspecto muito positivo do duplex é a vista. Por se localizar no alto dos prédios e comumente possuir grandes janelas, a vista do duplex costuma ser estonteante.

Acordar e viver com uma bela vista da cidade também é fator que influencia na decisão de compra de quem está buscando um imóvel.

Valorização constante

Os apartamentos duplex são consideravelmente mais caros que os apartamentos convencionais. Para quem deseja fazer um investimento, é uma excelente aposta, por se tratar de um tipo de imóvel que apresenta valorização constante.

Apartamentos espaçosos em grandes cidades são itens cada vez mais raros. O duplex, por garantir uma grande área construída, tende a ser cada vez mais desejado e, portanto, tende a se valorizar ainda mais.

Inspirações

Separamos algumas inspirações que te ajudarão a planejar a decoração do seu duplex:

Crie salas de banho luxuosas

Banheiro com amplas janelas, banheira, cuba preta e prateleiras
Um banheiro com vista e muita luz natural é um sonho de relaxamento (Projeto: Portobello)

A privacidade proporcionada por uma cobertura permite que você invista em um banheiro espaçoso e com muita luz natural.

Explore a luz natural no seu projeto

Destaque nos apartamentos duplex, janelas amplas garantem muita luz natural, que traz elegância e qualidade de vida
Destaque nos apartamentos duplex, janelas amplas garantem muita luz natural, que traz elegância e qualidade de vida (Projeto: AMMO Arquitetura e Interiores)

As amplas janelas podem ser exploradas para garantir muita entrada de luz natural nos ambientes. Acordar e viver com uma bela vista da cidade e com iluminação natural melhora muito a qualidade de vida.

Tenha um espaço de relaxamento

Espaço de leitura com poltrona, luminária e vista para paisagem
Espaços de descanso e relaxamento são importantes e garantem a saúde dos moradores (Projeto: Portobello)

Por ter uma área maior, o apartamento duplex permite que você crie, com mais facilidade, um canto de relaxamento. Pode ser uma área de leitura, de meditação ou uma poltrona para sentar e observar a vista.

Integre a área social

Vista da cozinha integrada com sala e sala de jantar em um apartamento duplex, tons claros e decoração minimalista
Planta livre e integração das áreas sociais garantem um maior aproveitamento do espaço em um apartamento duplex (Projeto: Bárbara Dahmer)

A integração da área social permite maior amplitude no seu apartamento duplex.

Aproveite sua área externa

Área externa de um apartamento duplex com piscina, área gourmet e pergolado coberta com tecido branco
A área externa também é um grande diferencial dos apartamentos duplex, possibilitando a instalação de piscina, sauna e churrasqueira (Projeto: Capponi Arquitetura)

As áreas externas, de cobertura ou varanda, precisam ser exploradas nos apartamentos com dois pavimentos. É a oportunidade de ter, em um apartamento, uma piscina, sauna ou jardim.

Em resumo, os duplex oferecem o conforto de um apartamento e a amplitude de uma casa. São, dessa forma, uma solução valiosa diante da crescente escassez de espaço nas grandes cidades.

Com amplas janelas e pé direito alto, proporcionam ambientes espaçosos e privacidade. Flexíveis e bem iluminados, esses imóveis se tornam investimentos promissores.

Em síntese, o duplex fornece a qualidade de habitação de uma casa em um apartamento. A opção ideal para quem busca o melhor dos dois mundos.

Você também pode se interessar em ler 50 inspirações de apartamento pequeno para quem quer espaço e beleza.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Duplex: entenda o que é e veja inspirações...

Duplex: entenda o que é e veja inspirações desse tipo de imóvel

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies