Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Design + artesanato

Obra Time, de Gianluca Pacchioni

Obra Time, de Gianluca Pacchioni, abre exposição que une designers e artesãos (Foto: Lufe Gomes e Ale Disaro)

*Editado por Archtrends, com informações de Lufe Gomes e Ale Disaro, diretamente de Milão

O projeto Doppia Firma reuniu artesãos e designers para desenvolverem obras de arte em conjunto. Elas estão expostas no Palazzo Litta, em Milão, e fazem parte da extensa programação do Fuorisalone.  

A proposta é dar origem a novas obras que surgem da fertilização cruzada entre design contemporâneo e artesanato. Cada peça, portanto, carrega assinaturas de dois profissionais: um designer e um artesão. 

Leia também: 

Lufe e Ale posam para foto no Palazzo Litta (Foto: Lufe Gomes e Ale Disaro)

Os fotógrafos Lufe Gomes e Alexandre Disaro, enviados especiais do Archtrends para a Semana de Design de Milão, estiveram no Palazzo Litta e, logo na entrada, ficaram admirados com a obra Time, criada por Gianluca Pacchioni, designer milanês especializado em escultura em pedra e metal. Ele a produziu em parceria com a empresa artesanal Girasole Pietre Naturali.

“A gente ama a união do design e excelência artesanal”, disse Lufe. “É algo que falamos muito na Semana Criativa de Tiradentes”. 

“A Itália tem muita relação com isso, tanto no design quanto na manufatura de qualidade”, reflete Ale. 

Exposição no Palazzo Litta, móveis da sala antigos
Exposição conta com ambientes decorados com mobiliário contemporâneo (Foto: Lufe Gomes e Ale Disaro)

Também chamou atenção a mesa de centro que une marcenaria e marchetaria. Dentro de uma gaveta, avistaram um discreto desenho de uma rosa. Por fora, a frase Vita Brevis (a vida é breve, em tradução livre). A mesa pode ser desmontada e montada como uma pilha de caixas e tem assinatura do designer Pierre Gonalons e do artesão Craman-Lagarde. 

Coleção Unconventional Goblets
Coleção Unconventional Goblets, do designer Matteo Cibic e artesã Simone Crestani, foi inspirada no próprio Palazzo Litta (Foto: Lufe Gomes e Ale Disaro)
Espelho em forma de rosto
Espelho em forma de rosto feito pela designer Lucia Massari e da artesã Barbini Specchi Veneziani (Foto: Lufe Gomes e Ale Disaro)

A dupla reencontrou uma obra vista dias antes, em Alcova. Trata-se de um espelho em forma de rosto, com desenhos feitos em vidro, meio kitsch, batizado de Teste Composte. Ele é da designer Lucia Massari e da artesã Barbini Specchi Veneziani. 

Candy Colection, da designer Helle Mardhal e do artesão Bjørn Fribourg
Candy Colection, da designer Helle Mardhal e do artesão Bjørn Fribourg, foi eleita favorita do Ale Disaro (Foto: Lufe Gomes e Ale Disaro)

Ale definiu a Candy Colection, da designer Helle Mardhal e do artesão Bjørn Fribourg como suas favorita. A linha conta com esculturas em vidro colorido em tons pastel. A forma orgânica dos objetos de vidro esculpidos incorpora uma sensação de extravagância excêntrica, com belos objetos que estimulam nossa visão e paladar, como uma loja de doces.

Obra Embreced, de Jaime Hayón e do artista Lladró
Obra Embreced, de Jaime Hayón e do artista Lladró abre reflexão sobre amor próprio (Foto: Lufe Gomes e Ale Disaro)

Lufe comoveu-se com a obra Embraced, do designer Jaime Hayón e do artista Lladró, que consiste em uma coleção de cinco esculturas em porcelana em tons pastel, com pequenos desenhos. A ideia era criar estatuetas pequenas, poéticas e divertidas, que representassem o amor próprio.

Design e astrologia

Exposição Zodiac, da Creative Academy
Exposição Zodiac, da Creative Academy, exibe peças em cerâmicas em referência aos signos (Foto: Lufe Gomes e Ale Disaro)

Ainda no Palazzo Litta, Ale e Lufe se emocionaram com a exposição Zodiac, concebida pela Creative Academy. A mostra conta com cenário imersivo. Enfileiram-se 12 esculturas altas, com corpo feminino e um buraco ao centro, onde foi colocada uma pequena escultura, representando um signo do zodíaco. Essas peças foram desenhadas por alunos da Creative Academy. 

“Essa foi uma das coisas mais legais que a gente já viu”, disse Lufe. “É uma das exposições que mais me emocionaram até agora”. 

Sair da versão mobile