20.09.2019
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Móveis de porcelanato: estado da arte no design de interiores

 minutos de leitura
calendar-blank-line
20.09.2019
Os móveis de porcelanato usam um material de acabamento que explora possibilidades de inovação e proporciona requinte.
minutos de leitura

Atualmente, o porcelanato não é só usado em banheiros e outras áreas úmidas. O versátil material cresceu no apelo popular e no gosto de arquitetos, tornando-se uma alternativa valiosa para agregar estilo e funcionalidade aos ambientes. Quer um exemplo? Os móveis de porcelanato.

Por meio do uso desse tipo de acabamento na mobília e em áreas que demandam praticidade e bom gosto, os projetos de decoração de ambientes ganham — e muito.

Caso você ainda não tenha familiaridade com o assunto, acompanhe-nos ao longo desta leitura. Nos tópicos a seguir, explicaremos tudo sobre o uso de móveis de porcelanato para potencializar o estado da arte no design de interiores!

As características do porcelanato

Na última década, o porcelanato adquiriu tamanha versatilidade que a sua aplicação como revestimento para pisos e paredes não foi suficiente. Com novas texturas, modelos e usos, surgiram possibilidades criativas e multifuncionais para compor e decorar casas e apartamentos.

Tudo porque ele desponta como um material durável, de qualidade estética, fácil de limpar e econômico, quando comparado a uma série de outros revestimentos. Assim, os móveis de porcelanato ganham espaço nos ambientes, seja em bancadas, nichos, cubas ou mesmo luminárias e mesas.

As mesas estão entre os principais móveis de porcelanato (Foto: Officina Portobello)
As mesas estão entre os principais móveis de porcelanato (Foto: Officina Portobello)

Até por isso, convém ficar de olho nas dicas a seguir! Afinal, se você também está em busca das qualidades citadas acima, as possibilidades dos móveis de porcelanato podem inspirar você a traduzi-las ou ter outras ideias.

O uso de móveis de porcelanato

Em momentos como estruturar, construir ou reformar, os móveis de porcelanato são capazes de oferecer aconchego, delicadeza e elegância. Abaixo, exploraremos algumas possibilidades cheias de requinte e inovação para você!

No quarto

Porcelanatos com textura, 3D, coloridos e que simulam outros materiais… A lista é extensa e, por isso, é possível conceber uma série de possibilidades criativas de móveis.

Um bom exemplo disso são os painéis com o material que simulam a madeira. Assim, explora-se a rusticidade característica do material natural, mas sem a necessidade de utilizá-lo.

O porcelanato proporciona mais versatilidade para projetar quartos exclusivos (Foto: Portobello Shop Balneário Camboriú)
O porcelanato proporciona mais versatilidade para projetar quartos exclusivos (Foto: Portobello Shop Balneário Camboriú)

As cabeceiras também podem ser idealizadas por meio do porcelanato. Aí, com tanta diversidade de modelos, cria-se um delicioso quebra-cabeças, a fim de identificar a melhor opção para harmonizar com o resto da decoração.

Também existe a possibilidade de expor os nichos ao longo das paredes do quarto, facilitando a organização do ambiente sem interferir na circulação.

Nas salas

Seja para o ambiente onde as refeições são saboreadas ou o cômodo social, os móveis de porcelanato têm espaço à mesa. Literalmente!

Afinal, é possível compor uma mobília que simule as pedras tão desejadas para a composição de mesas de jantar e de centro, como é o caso do mármore. Se você estiver pensando na composição de bancadas e nichos ou painéis, já pegou o jeito inspirador em usar os móveis de porcelanato no seu lar.

Se você ainda usa o material como revestimento de pisos e paredes, atente-se às possibilidades decorativas. Você pode apelar tanto pela harmonização complementar quanto pelo contraste.

Mas é preciso entender que o exagero pode cansar dentro do mesmo ambiente. Então, busque a moderação ao considerar o uso dos mesmos elementos em um cômodo.

Estantes com novos significados para as superfícies do lar com a linha Ruy Ohtake (Foto: Officina Portobello Tijucas)
Estantes com novos significados para as superfícies do lar com a linha Ruy Ohtake (Foto: Officina Portobello Tijucas)

Nos banheiros

Vale apostar em móveis de porcelanato para o ambiente que ajudou a popularizar o material: os banheiros. Invista em nichos, bancadas e também nos tampos das pias. Basta encontrar o tipo de material que o porcelanato simula com mais eficiência e harmonia os seus interesses.

Assim, você adquire uma mobília que seja inovadora e funcional, além de carregar muito estilo para a composição que a sua criatividade imaginou.

Nichos de porcelanato estão em alta nos banheiros (Foto: Portobello S.A.)
Nichos de porcelanato estão em alta nos banheiros (Foto: Portobello S.A.)

Na cozinha

Um atrativo dos móveis de porcelanato é a possibilidade de usá-los em ambientes úmidos sem ter que se preocupar com a integridade do material. Afinal, trata-se de um produto resistente à umidade. Assim, ele pode ser usado para a composição de bancadas, nichos, mesas e até mesmo bancos.

Em cozinhas externas, como aquelas integradas à área de lazer da residência, o projeto é valorizado não apenas pelo valor estético, mas por conta da funcionalidade e versatilidade. Você não precisa se preocupar com a umidade invadindo o local, uma vez que os móveis são altamente resistentes a ela.

As bancadas assumiram, de vez, espaço na cozinha como um dos principais móveis de porcelanato (Foto: Portobello S.A.)
As bancadas assumiram, de vez, espaço na cozinha como um dos principais móveis de porcelanato (Foto: Portobello S.A.)

Em varandas e terraços

Bancadas e mesas podem ser elaboradas com o porcelanato nas áreas que costumam sujar facilmente — especialmente nos espaços gourmet. Por ser um material de fácil limpeza, o porcelanato pode ser o grande aliado que faltava aos seus eventos gastronômicos nas áreas externas do seu lar.

Vale, inclusive, a dica usada no tópico anterior: dependendo da metragem da varanda ou terraço, você deve considerar a elaboração de um painel cheio de elegância para acomodar uma TV e os utensílios usados em suas festas. Pode até mesmo para valorizar a iluminação — direta ou indireta — do ambiente.

Móveis de porcelanato para reforçar a organização e elegância dos cômodos (Foto: Officina Portobello/Tijucas)
Móveis de porcelanato para reforçar a organização e elegância dos cômodos (Foto: Officina Portobello/Tijucas)

Mais inspirações para usar os móveis de porcelanato

Agora que você já conhece os conceitos que podem ser aplicados na sua decoração por meio dos móveis de porcelanato, daremos algumas dicas pontuais e recheadas de possibilidades para o seu lar!

São as linhas La Tavola e Tavolino, da Portobello, que foram concebidas com o propósito específico de servir como tampos de mesas de jantar.

Linhas La Tavola e Tavolino, da Portobello
Linhas La Tavola e Tavolino, da Portobello

Tudo porque o seu design circular permite o encaixe em acessórios giratórios — um capricho e tanto para as mesas redondas, por exemplo.

Se você também está em busca de novas ideias para usá-las em conjunto com as dicas que trouxemos ao longo deste post, aproveite para conferir os novos mobiliários da Portobello lançados este ano!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Móveis de porcelanato: estado da arte no des...

Móveis de porcelanato: estado da arte no design de interiores

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies