Decoração macramê: 6 dicas para apostar no estilo
Aspectos artesanais estão em alta, trazendo aconchego e sofisticação. E, dentro dessas tendências, uma bem forte é a decoração macramê.
O macramê é um artesanato versátil e que pode aparecer em ambientes de vários estilos. Apesar do seu estilo rústico chique, ele combina com decorações contemporâneas, escandinavas, industriais e inúmeras outras.
Quer descobrir como usar a decoração macramê na sua casa? Veja as ideias e inspirações que separamos!
O que é macramê?
Macramê é uma técnica artesanal de bordado com fios de lã – embora também possa ser realizado com outros tipos de materiais, como barbantes, algodão, linho, sisal, fitas, linha de tricô e linhas próprias para macramê. Cada material cria um estilo diferente.
Apesar do nome “bordado”, o macramê não usa agulhas. Todos os nós são feitos individualmente pelo artesão usando apenas as mãos. Assim, a peça tem um caráter exclusivo e muito íntimo.
O nome macramê vem da palavra turca “migramach” que significa tecido com franjas. Você pode encontrar diferentes tipos de macramês para usar nas paredes e na decoração da sua casa, com versões pequenas, grandes, coloridas, em tons neutros e assim por diante.
Também é possível usar a técnica para fazer pendentes de vasos, cortinas e até móveis, como cadeiras de balanço.
História
A técnica é bem antiga e surgiu ainda na época pré-histórica, quando o homem aprendeu a amarrar os fios. O objetivo era usar esses utensílios para se proteger do frio ou para caçar.
Depois, a técnica passou a ser usada pelos marinheiros, para amarrar as cordas dos navios. Com o passar dos anos, o macramê foi ganhando um ar mais artesanal e se espalhando pelo mundo.
No Brasil, o macramê desembarcou junto com os portugueses, na época da colonização, para a tecelagem dos enxovais.
Como fazer uma decoração macramê?
O principal ponto que a decoração macramê traz é a sensação de aconchego. Algo que está muito em alta após o nosso período em quarentena. Como é muito versátil, você pode usar o macramê como desejar. Afinal, o trançado manual permite criar inúmeras composições, desde objetos incríveis para parede até móveis, vasos e outros itens.
Veja algumas sugestões que separamos.
1. Móveis
Você já imaginou levar a decoração macramê a um ponto ainda mais ousado? Com a técnica, é possível criar móveis exclusivos, como lindas cadeiras de balanço, que trazem, justamente, esse apreço pelo aconchego.
As cadeiras suspensas podem ser usadas em quartos, salas, varandas cobertas, livings e até no home office, para aquele período de descanso no meio da jornada.
Diversos outros móveis podem ser criados usando o macramê. É possível revestir cadeiras tradicionais (retirando a parte estofada do assento e substituindo pela técnica artesanal), bancos, biombos e outros que sua imaginação permitir.
E nos quartos infantis, uma tendência é o berço suspenso, que também pode ser elaborado em macramê, ideal para quartinhos com essa pegada mais boho e escandinava.
2. Vasos suspensos
Os vasos suspensos são outra tendência super forte do décor, trazendo a natureza mais para perto e um toque de aconchego. É claro que você pode aproveitar o macramê para fazer o suporte dos seus vasinhos.
A técnica é conhecida como “hangers” ou penduradores, em português. As peças são facilmente encontradas em lojas de artigos para decoração. Mas se você gosta de produzir peças artesanais, que tal se dedicar à técnica?
Existem versões desde as mais simples até aquelas bem elaboradas, com diferentes tipos de nós, tamanhos e trançados, em versões coloridas às neutras.
Se você quiser deixar sua decoração ainda mais aconchegante, ou com aquele toque boho-chic, aposte nos vasos de cerâmica.
3. Macramê de parede
O macramê de parede é o mais tradicional. Ele consiste em uma macramê maior, feito com detalhes mais elaborados e um suporte de madeira. A técnica também é conhecida como painel de macramê.
Você pode usar essa inspiração em substituição aos quadros e outros enfeites de parede. Por exemplo, em cima da cabeceira, em um corredor, em uma parede de destaque da sala ou do hall de entrada, em varandas cobertas e onde você desejar trazer um toque de personalidade e aconchego.
É possível tanto usar uma peça grande, praticamente cobrindo toda a parede, como algo menor e mais delicado. Uma ideia interessante é brincar com o contraste. Por exemplo, em uma parede colorida, usar um macramê em tom neutro. Ou em uma parede clara e neutra, brincar com um macramê colorido (em uma só cor ou em várias tonalidades).
4. Cortinas
O macramê também pode ser usado para criar cortinas. Essa é uma ideia interessante para aqueles locais em que a cortina funcionará mais como um objeto decorativo do que para barrar a entrada de luminosidade ou calor.
A ideia traz um ar boho-chic e você pode complementar o décor com outros itens de macramê espalhados pelo ambiente. Também cai bem em ambientes com inspiração escandinava, com detalhes em madeira ou com toques naturais.
Se quiser, também pode usar a cortina de macramê para dividir ambientes, em substituição à porta, trazendo um ar leve e descontraído. Ou até um pequeno detalhe para enfeitar a janela, em um macramê menor.
5. Objetos de decoração
O macramê pode ser usado até mesmo para criar pequenos objetos decorativos. Se você não quer fazer grandes mudanças no seu décor, essa é uma ideia bacana para aproveitar a tendência de uma maneira mais discreta.
No home office, por exemplo, é possível substituir o tradicional porta-trecos por uma versão mais elaborada feita com macramê e madeira.
Outra ideia é utilizar a técnica em detalhes nas prateleiras de madeira, unindo-as por meio do macramê de uma forma discreta e bem diferenciada. Também é possível substituir a tradicional cúpula de abajures e lustres pelo macramê.
6. Outras aplicações
Além dessas ideias, você ainda poderá usar o macramê em:
- Mantas para sofá ou camas;
- Capas de almofadas;
- Pufes;
- Onde sua imaginação permitir!
Ainda é possível brincar com as figuras, com macramês em formatos de penas, criando desenhos (como de corações) e assim por diante.
Gostou das nossas inspirações de decoração macramê? Aproveite e leia nossas dicas para decorar usando artesanato brasileiro e deixe sua casa ainda mais aconchegante!
Imagem principal: A decoração macramê traz um ar aconchegante para os ambientes, combinando com diferentes estilos decorativos, especialmente o boho-chic (Crédito: Freepik)
Ótimas dicas !!!.
Matéria com fotos maravilhosas !!!