13.02.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Restaurante tem paleta em tons claros e detalhes rústicos ( Projeto: Deborah Nazareth / Foto: Denilson Machado)

Arquitetura em restaurantes: desperte o desejo de consumo dos clientes

 minutos de leitura
calendar-blank-line
13.02.2023
Um lugar bem decorado traz aconchego e sensação de bem-estar. Confira nossas dicas para estabelecimentos comerciais
minutos de leitura

Restaurante, café, bar ou bistrô não são apenas lugares para refeições, mas ambientes de encontros e de muitas histórias. E não importa o estilo: minimalista, retrô ou contemporâneo, a arquitetura do restaurante consegue cativar os clientes e fazer com que permaneçam mais tempos no estabelecimento. Tudo isso sem falar de lugares pensados para servirem como pano de fundo para redes sociais, com cantinhos “instagramáveis”, por exemplo. 

Vale lembrar que, independentemente do estilo, as normas da prefeitura e da vigilância sanitária precisam ser observadas no projeto. Assim, respeitando as regras é possível unir cozinha e arquitetura

Vamos ver, a seguir, detalhes sobre alguns restaurantes e saber como o visual ajuda a conquistar clientes. 

Arquitetura em restaurantes: como aplicar o conceito?

restaurante decorado com madeira e jardim vertical
Restaurante com proposta de cardápio saudável e de ingredientes frescos, tem decoração com uso da cor verde e da madeira (Projeto: Gabriela Rodrigues Damasceno, R + Arquitetos)

Nos últimos anos, vimos o salto na diversidade da arquitetura em restaurantes: da pizzaria e hamburguerias temáticas a cantinas italianas aconchegantes; dos cafés retrôs a restaurantes japoneses com traços contemporâneos. Tudo que envolve a decoração foi pensado para conquistar clientes e criar a melhor experiência possível.

O projeto arquitetônico comunica o conceito do local e esse tem que ser visível pelo cliente. Até mesmo o endereço do estabelecimento pode dizer muito sobre o estilo.

cervejaria decorada com a cor preta e ilumuninação amarela
Cervejarias e bares investem em arquitetura retrôs e temáticas para conquistar os clientes (Projeto: Portobello)

O que pode ter no projeto de arquitetura em restaurantes?

restaurante com iluminação e decoração branca
Restaurante tem estilo futurista e conceito minimalista (Projeto: Mariana Pesca Arquitetura)

A arquitetura em restaurantes deve ser pensada para que o cliente tenha a melhor experiência possível. Por isso, tudo deve se apoiar no conceito escolhido, começando pela decoração do ambiente. Abaixo, confira alguns projetos para se inspirar:

Utilize plantas na decoração

As plantas deixam o ambiente mais aconchegante e garantem o ar mais puro. No projeto da cantina italiana abaixo, a arquiteta utilizou um limoeiro para compor a decoração.

No entanto, um ponto importante na hora de escolher as plantas e flores é analisar a luminosidade, o vento e a frequência de rega. Samambaias, por exemplo, deixam os ambientes mais elegantes, mas não podem receber muito vento ou iluminação direta.

restaurante moderno com plantas e cores vibrantes na decoração
Restaurante conta com limoeiro entre as mesas (Projeto: Vanessa Larré / Foto: Guto Campos)

Se existe espaço externo, pense na possibilidade de incluir um jardim. Afinal, nada como um café e um bom livro para se deliciar em dias de temperaturas amenas. Outra possibilidade é criar jardins suspensos ou incluir plantas na decoração das paredes.

cafetaria com jardim vertical na parede
Plantas nas paredes deixam o ambiente mais aconchegante, como nesta cafeteria que criou uma espécie de jardim secreto (Projeto: Archibox Arquitetura)

Revestimentos geométricos são ótimas possibilidades

Os revestimentos geométricos podem compor diferentes ambientes do restaurante. Uma boa prática é utilizar o material em um cômodo que tenha paredes lisas, assim o revestimento estampado ganha destaque.

No projeto abaixo, um revestimento com diferentes desenhos foi utilizado para compor a decoração de um restaurante. Nele, itens de decoração e iluminação foram incluídos na mesma paleta de cores do projeto.

restaurante com decoração vermelha e iluminação amarela
Revestimentos podem garantir elegância para o buffet (Projeto: Luís Fábio Rezende de Araújo)

Não se esqueça da decoração do teto

A decoração do teto deve fazer parte do projeto de arquitetura do restaurante. Luminárias, pendentes, objetivos rústicos e até mesmo guarda-chuvas são algumas das possibilidades. 

espaço com garrafas de vinho na parede e decoração preta
Use a criatividade na hora de incluir a decoração de teto no projeto arquitetônico do restaurante (Projeto: Patricia Makhoul)

Utilize quadros criativos

Nem só de quadro de comida vive o restaurante. Obras de arte, posters e outros objetos podem ser utilizados em sua composição, principalmente se o restaurante for temático.

restaurante decorado com quadros
Quadros são uma excelente opção para restaurantes temáticos (Projeto: Luciano Costa)

Mas não para por aí, outros pontos podem ajudar a criar a atmosfera desejada como:

  • Menu – hoje é muito comum que os cardápios sejam por QR code, mas toda essa concepção deve garantir uma boa experiência. Ou seja, é fundamental que a apresentação do cardápio e a facilidade em achar os pratos também estejam presentes;
  • Aromas – não estamos falando apenas do cheiro da cozinha. Nem todo restaurante pode aproveitar o aroma das panelas, como o da fumaça nas churrascarias. Mas é preciso ter em mente qual aroma que você quer para o salão;
  • Caixa de som – a música ambiente é ótima para deixar clientes confortáveis, mas tenha cuidado com o volume; 
  • Iluminação – além influenciar no clima do restaurante, o projeto luminotécnico deve ser desenvolvido de forma que garanta segurança do cliente, para que ele possa andar livremente pelo salão; 
  • Cor – cores vibrantes transmitem energia e entusiasmo, já os tons suaves transmitem calmaria, dão sensação de aconchego; 
  • Cuidado com as normas –  lembre-se de consultar todas as regras antes de começar a construir ou reformar. Consulte a sua prefeitura e a Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária para saber as especificações da obra.

E não se esqueça: por meio do projeto arquitetônico é possível gerar estímulos e fidelizar o cliente. Cada tipo de restaurante requer um estilo próprio, por isso, é importante saber qual mensagem você deseja passar. 

bistrô com iluminação amarela e decorado com quadros
La Palme Bistrô projetado com um conceito retrô de bistrôs franceses (Projeto: Nathália Montans)

Use a criatividade para se manter dentro do que foi destinado para o projeto. Estourar o orçamento da obra pode gerar receio e fazer com que você tome decisões equivocadas. 

Arquitetura funcional para restaurantes 

decoração em restaurante com quadros e cor cinza
Decoração em restaurante tem piso acinzentado com acabamento natural (Projeto: Claudia Pereira)

A estética precisa ser aliada à funcionalidade que, em um restaurante, envolve o curso do preparo de alimentos, os serviços de mesa, o bar, e até o fluxo de pessoas. 

O cliente precisa se sentir bem dentro do estabelecimento e receber os estímulos visuais certos para se sentir bem recebido. 

A prova que as pessoas gostam de aconchego na hora das refeições é a procura por projetos de área gourmet, tanto na parte interna quanto externa das residências. Afinal, a comida une as famílias e amigos.

>>>>>>>> Conheça o Mesa do Lado, o novo restaurante de Claude Troisgros no RJ

Outro ponto relacionado a funcionalidade diz respeito à circulação de pessoas. Os funcionários caminharão o tempo todo no ambiente e os clientes, eventualmente, andarão pelo salão.  

Portanto, tudo precisa estar previsto no projeto, até porque, está ligado à segurança do local. Pense em todas as ações que os frequentadores do espaço podem fazer dentro do restaurante e planeje da melhor forma possível.

O porcelanato com indicação para uso comercial é ideal para pisos de restaurantes, por ser resistente a alto tráfego, além de contribuir para a higiene graças a suas características bacteriostáticas.

Quer conhecer mais arquiteturas de restaurantes para se inspirar? Conheça restaurantes de Berlim, Madri e Florença

Leia também:

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Arquitetura em restaurantes: desperte o desej...

Arquitetura em restaurantes: desperte o desejo de consumo dos clientes

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Excelentes informações, mas gostaria de me aprofundar mais nas escolhas de cores e revestimentos adequados.
    Vocês tem alguma sugestão?

    Att.,
    Arqta Ana Bochnis



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies