31.07.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Aprenda a criar um espaço de trabalho em casa que atenda às suas necessidades (Projeto: Silaba Arquitetura)

Trabalhar em casa: como deixar seu ambiente mais eficiente?

 minutos de leitura
calendar-blank-line
31.07.2023
Para quem quer trabalhar em casa, pensar no seu ambiente home office é essencial. Confira nossas dicas de como decorar esse espaço funcionalmente
minutos de leitura

Trabalhar em casa hoje é uma realidade de muitos, e cada vez mais se faz necessário criar uma rotina produtiva e saudável. São muitos os benefícios de trabalhar de casa, como o tempo economizado na locomoção, sem contar na qualidade de vida. 

Separar um ambiente da casa para se dedicar ao trabalho em casa pela internet é essencial para quem quer ter mais produtividade. Mas não só isso, passar horas na frente de um computador exige que tenhamos móveis confortáveis, bem como, ergométricos para nossa coluna. 

Desvende os segredos de um espaço de trabalho confortável que potencializa sua criatividade (Projeto: Gizelle Jacomini)

Para te ajudar a ter uma rotina melhor, separamos algumas dicas para te ajudar a montar o melhor espaço ou escritório para quem está trabalhando em casa!

Como decorar o ambiente para trabalhar em casa

Ter um ambiente confortável para trabalho home office em casa é essencial, por isso, pensar detalhadamente na decoração do escritório. Para te ajudar nisso, veja nossas dicas para trabalhar em casa:

A importância de um espaço de trabalho bem organizado no conforto do lar (Projeto: Aercio Santiago)
  • Móveis funcionais: para garantir conforto e otimização de espaço, pensar na escolha de móveis é uma das principais ideias para trabalhar em casa com conforto. Pense em móveis multifuncionais, com uma mesa com gaveteiro ou uma escrivaninha com estante, pois assim, elas já te ajudam a criar espaços para organização. Preste bastante atenção na escolha da cadeira para ter mais conforto.
  • Cores certas: as cores têm uma grande influência no nosso humor e percepção do espaço. Para quem tem empregos para trabalhar em casa, o ideal é escolher cores neutras, pois elas irão te ajudar a se concentrar com maior facilidade.
  • Boa iluminação: além de ser um elemento super importante para a decoração, a iluminação também ajuda na produtividade. A dica é tentar posicionar sua mesa de trabalho em casa perto de uma janela com luz natural. Complemente tudo com luminárias de luz artificial em pontos estratégicos.
  • Organizadores: a organização é uma parte que influencia muito na hora do trabalho em casa. Por isso, use organizadores práticos para manter documentos, suprimentos e materiais de escritório, assim tudo ficará à mão e fácil de encontrar na rotina diária.
  • Personalidade no décor: por fim, o que torna o espaço ainda mais especial é trazer um toque de personalidade. Para isso há uma infinidade de opções, entre elas, temos plantinhas que trazem um ar de vida para o espaço. Bem como, o uso de quadrinhos e fotografias como decoração de parede, que mostram mais de você no espaço.

Depois de decorar, é preciso entender como um espaço exclusivo para trabalho para fazer em casa é um fator para mais produtividade. Confira!

Influência do ambiente para quem quer faz trabalhos em casa

Uma das formas de trabalhar em casa é estar em outros cômodos, não necessariamente em um espaço totalmente dedicado para sua rotina de home office. No entanto, o ambiente em que você está durante suas horas de trabalho influenciam diretamente na sua produtividade. 

O ambiente em que estamos trabalhando em casa nos ajuda na concentração para as atividades do dia-a-dia. Isso porque, você consegue separar seu ambiente de trabalho em casa do seu espaço pessoal. E em complemento, o espaço exclusivo para trabalhar em casas pela internet traz um ar de profissionalismo.

O que não pode faltar na mesa de trabalho em casa

A escrivaninha é um dos móveis mais importantes no momento de decorar o espaço. Aqui estão os 10 itens que não podem faltar na sua mesa:

Conciliar conforto e trabalho produtivo é a chave para o sucesso no home office (Projeto: IK Studio)
  1. Pastas e caixas organizadoras;
  2. Agenda ou caderno de anotações;
  3. Bloco de anotações;
  4. Post-it;
  5. Canetas de diferentes cores;
  6. Calendário;
  7. Porta-objetos;
  8. Materiais de papelaria (borracha, lápis, apontadores);
  9. Quadro de cortiça para avisos;
  10. Lixeira.

Como escolher a cadeira de escritório para trabalhar em casa

É na cadeira de escritório que você vai passar a maior parte do tempo, por isso, é importante escolher um modelo que te ofereça conforto e ergonomia. 

Explore ideias criativas para criar um espaço aconchegante e funcional para trabalhar em casa (Projeto: Gil Medeiros)

Ao contrário das cadeiras de sala de jantar, a de escritório ideal é projetada cuidadosamente para proporcionar um suporte adequado à região lombar de quem faz trabalho em casa pela internet. Esse tipo de mobiliário oferece firmeza e conforto tanto para a lombar quanto para as costas.

Outro aspecto crucial é que a cadeira de escritório ergonômica deve ser equipada com mecanismos de ajuste, permitindo adequá-la ao máximo conforto em termos de altura e inclinação do encosto. É importante que as pernas possam repousar no chão confortavelmente, enquanto os braços da cadeira são recomendados a ficarem em um ângulo de 90 graus em relação à mesa.

Dicas para trabalhar em casa

Para quem está se perguntando o que fazer para trabalhar em casa, garantindo a produtividade, há uma série de ideias de trabalhos em casa com mais qualidade de vida. E para otimizar sua rotina, veja algumas dicas:

1 – Separe um espaço

É uma vantagem de quem tem serviços para trabalhar em casa é a liberdade de poder trabalhar de qualquer lugar, do mundo ou de sua casa. No entanto, é preciso reservar espaço seu para a rotina laboral. Como dissemos antes, isso é essencial para estimular a concentração e produtividade no dia-a-dia.

É importante ter espaço para separar os momentos de relaxamento e de trabalho.

2 – Mantenha a organização e limpeza

Ter um espaço e uma mesa limpa e organizada é super importante para manter o fluxo de trabalho. Por isso, crie uma rotina de limpeza, retirando papéis desnecessários e lixinhos, além de organizar seu espaço.

3 – Estimule a sua criatividade

Uma forma de estimular sua criatividade é adaptando seu espaço para isso. Traga cores que contribuem para isso, como toques de laranja, seja nos porta-canetas ou no seu bloco de notas. Além disso, inclua artes e frases em quadrinhos na sua mesa ou nas suas paredes. E uma super forma de estimular a criatividade é posicionar a mesa perto da luz natural ou na janela.

Com essas dicas seu trabalho em casa ficará mais fácil e prazeroso. Explore suas ideias!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Trabalhar em casa: como deixar seu ambiente m...

Trabalhar em casa: como deixar seu ambiente mais eficiente?

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies