A decoração de cobertura de apartamento tem o poder de transformar por completo os apartamentos do último andar dos prédios e as suas áreas externas privativas.
Sobretudo nos grandes centros urbanos que carecem de espaços de lazer ao ar livre, contar com um ambiente aberto para descansar ou receber faz toda a diferença.
Isso sem falar na vista privilegiada!
Mas como planejar a decoração de cobertura para ter um ambiente personalizado? Este artigo traz os principais cuidados que você deve tomar para criar um espaço bonito e funcional.
1. Avalie a estrutura do imóvel
Dependendo das necessidades do projeto, a decoração de cobertura envolve uma avaliação cuidadosa da estrutura do apartamento e do prédio.
Isso porque alguns tipos de reforma em edifícios são mais complexos, quando comparados aos de casas de apenas um andar.
Então, se a sua ideia é alterar a configuração das paredes, construir uma piscina ou fazer outras modificações estruturais, atente-se às normas técnicas do prédio.
Além de garantir a segurança de todos, isso evita retrabalhos e eventuais desperdícios com materiais e mão de obra.
Seja qual for o tipo de modificação, fazer uma análise antes de começar a executá-la é sempre importante.
Por isso, vale a pena contratar profissionais capacitados para iniciar qualquer reforma em uma cobertura.
2. Crie áreas com usos diferentes
Uma das maiores vantagens da cobertura é a possibilidade de dividi-la em diferentes ambientes, pensando nos usos de cada espaço.
Mas como fazer essa divisão? O ponto de partida deve ser as necessidades e preferências dos moradores.
Enquanto algumas pessoas usam a cobertura para momentos privativos de relaxamento, outras gostam de promover grandes festas, por exemplo.
Sendo assim, a disposição de cada espaço pode ser personalizada. A configuração não precisa ser sempre a mesma.
Porém, as áreas que não costumam faltar na maioria das coberturas são as que apresentaremos em seguida.
Área gourmet
Chamado de área gourmet ou área de churrasqueira, esse espaço é planejado para servir, principalmente, ao preparo de alimentos e às refeições em si.
Portanto, costuma ter uma cozinha equipada com bancada, pia, eletrodomésticos e mesa com cadeiras, além de utensílios diversos.
Basicamente, quanto mais equipado esse ambiente for, melhor!
Área de piscina
Por se tratar de um local aberto, uma das formas de aproveitar o terraço é curtindo uma piscina nos dias de sol.
O tamanho e o formato da piscina dependem da área disponível e de como os diferentes ambientes da cobertura serão distribuídos.
Há ainda quem prefira, no lugar da piscina, uma jacuzzi ou um ofurô — ou os dois.
Área de estar
Na área de estar, o principal é fazer com que a decoração da cobertura de apartamento deixe o ambiente o mais acolhedor possível.
Portanto, escolha móveis confortáveis, que incentivem a permanência durante o dia ou à noite.
A divisão de áreas não precisa ser, necessariamente, física. Os ambientes podem ser delimitados e integrados ao mesmo tempo.
Uma estratégia bastante usada é o fechamento de alguns espaços do terraço com divisórias e portas de correr de vidro.
Dessa forma, a área gourmet ou de estar da cobertura podem ser usadas sem problemas mesmo em dias de chuva e vento.
Leia também:
- Terraço: uma grande tendência em projetos de arquitetura
- Reforma de apartamento: como organizar e executar sem dor de cabeça
3. Escolha uma paleta de cores para decoração de cobertura de apartamento
As cores são consideradas os elementos mais expressivos no visual dos ambientes. Isso quer dizer que a escolha da paleta para a decoração de cobertura de apartamento deve receber uma atenção especial.
Além do gosto particular, a seleção de tons está ligada ao estilo decorativo e à atmosfera que se deseja criar.
Use outros projetos como referências para se inspirar durante a elaboração do seu.
Também vale a pena saber quais são as sensações transmitidas pelas cores e como combiná-las com a ajuda do círculo cromático. A partir disso, fica mais fácil compor uma paleta com a cara dos moradores.
Outra dica é conhecer as tendências de cores para área externa, sobretudo se você deseja criar ambientes com um visual moderno.
4. Selecione os revestimentos mais adequados
Se você busca uma decoração de cobertura de apartamento bonita e funcional, opte por revestimentos de qualidade.
Por conta da resistência e da diversidade de formatos, cores e estampas, o porcelanato é considerado uma ótima opção para todo tipo de ambiente, tanto interno quanto externo.
Com isso em mente, pesquise os revestimentos disponíveis no mercado até achar aqueles que se encaixam perfeitamente na proposta do seu projeto.
No projeto de cobertura acima, optou-se nas paredes pelo porcelanato Boreal Natural, da Portobello, que reproduz madeira.
Trata-se de um revestimento que remete diretamente a um material natural. Ou seja, que oferece a vantagem extra de ser sustentável e ao mesmo tempo bonito, durável e aconchegante.
Existem também revestimentos com um ar mais sóbrio para projetos com um visual sofisticado, como é o caso de Nero Venato, da linha Unique, da Portobello.
Com veios brancos e dourados que contrastam com o fundo preto, ele impressiona pela beleza dos desenhos típicos de um mármore.
Os que reproduzem a aparência do concreto também fazem muito sucesso na decoração. Esse é o caso, por exemplo, da linha Brasília, da Portobello.
Afinal, essa é uma forma de estabelecer um diálogo entre o projeto arquitetônico e o tecido urbano que pode ser contemplado da cobertura.
5. Invista em iluminação
Durante o dia, nada melhor do que aproveitar a iluminação natural do espaço aberto. No entanto, no período noturno, a artificial se faz necessária.
Da mesma forma que outros elementos da decoração de cobertura de apartamento, os pontos de luz devem ajudar a criar uma atmosfera aconchegante. Para isso, busque uma claridade suave e homogênea.
Se quiser agregar um charme extra à iluminação, conte com arandelas, refletores de jardim e outras luminárias para produzir um efeito interessante e, se for o caso, intimista.
6. Busque móveis que garantam conforto e funcionalidade
A escolha dos móveis está diretamente ligada às áreas que compõem a cobertura.
No entanto, pensando que se tratam de ambientes dedicados sobretudo ao lazer, o conforto deve estar entre as prioridades.
Mesas e cadeiras, por exemplo, não precisam ficar restritas à área gourmet. Pelo contrário, podem estar presentes em outros cantos do terraço.
Bancos, sofás, espreguiçadeiras, cadeiras de balanço, poltronas e pufes também costumam estar entre os mobiliários que ajudam a deixar os ambientes mais confortáveis.
Hoje não faltam opções de móveis feitos para áreas externas, ou seja, que podem ficar expostos ao sol e à chuva.
Geralmente, eles contam com estruturas e acabamentos reforçados. Costumam ser produzidos em madeira tratada, aço inox, alumínio e fibras naturais.
Ainda têm estofados apropriados, feitos com tecidos impermeáveis, usados também em almofadas.
7. Aposte no paisagismo
A possibilidade de cultivar plantas faz parte das vantagens oferecidas pelas coberturas. Além de contribuir para o bem-estar, elas ajudam a compor o paisagismo do ambiente.
Você pode preencher os espaços com cores, trazendo mais vida para a decoração por meio de folhagens e flores diversas.
Na hora de escolher as espécies, leve em conta a incidência do sol, para garantir que as condições sejam adequadas para elas.
Vasos bonitos também ajudam a valorizar o visual das verdinhas. Só tome cuidado para não atrapalhar a circulação de pessoas.
Dependendo do projeto, uma boa dica é criar um jardim vertical. Esse recurso não ocupa espaço e deixa qualquer área externa muito charmosa e com um ar de tranquilidade.
Outra maneira de trazer a natureza para a cobertura é por meio de canteiros e hortas, além de caminhos de pedra ou de madeira.
Por se tratar de um espaço voltado aos momentos de lazer e diversão, beleza é fundamental! Se quiser criar um ambiente de bom gosto, adote essas dicas de decoração de cobertura de apartamento.
Você valoriza projetos personalizados? Então, descubra como a autenticidade abre portas para a sustentabilidade!