10.02.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Decoração de Carnaval ajuda a criar o clima da festa em casa (Foto: Freepik)

Decoração de Carnaval: traga as cores e o clima dessa festa para casa

 minutos de leitura
calendar-blank-line
10.02.2023
Móveis, comidas, bebidas e adereços especiais. Confira as principais dicas de decoração de Carnaval para entrar no clima da folia
minutos de leitura

Feriado, sol, alegria, amigos e diversão marcam esta época do ano. E para quem prefere passar em casa, caprichar na decoração de Carnaval ajuda a entrar no clima!

Não é preciso investir muito tempo ou dinheiro. Há ideias que vão das simples às elaboradas, como você confere nas linhas a seguir.

Quais são os móveis necessários para a decoração de Carnaval?

Decoração de Carnaval, móveis
Móveis ajudam a acomodar convidados, comidas e bebidas (Projeto: Oficina de Morar)

O primeiro passo para arrasar na sua decoração de Carnaval é entender quais móveis você já tem que podem ser aproveitados.

Contudo, dependendo do tamanho da festa, pode ser necessário alugar ou investir em mobiliário. Assim, a casa fica não só bonita, mas também funcional.

Veja alguns móveis que vão ajudar na sua decoração de Carnaval:

  • mesas e cadeiras: mesmo se a ideia for fazer a galera levantar e dançar, você precisa disponibilizar lugares para que possam se sentar para comer ou descansar. Nesse sentido, também valem pufes e bancos;
  • aparador: um móvel desse tipo é essencial para colocar os comes e bebes, além de copos, taças e outros itens que serão usados pelos convidados, como guardanapos e canudos;
  • guarda-sol ou ombrelone: já se a decoração de Carnaval for na área externa e/ou perto da piscina, providencie espaços com sombra;
  • carrinho: nesse caso, dá para apoiar tanto comidas quanto bebidas. Ideal para montar um bar em casa de um jeito prático.

Quais são os objetos necessários na decoração de Carnaval?

Depois de definir os móveis, é hora de observar quais objetos você tem para a decoração de Carnaval e em quais precisa investir.

Nesse caso, procure por itens coloridos e divertidos, que tenham a ver com o tema da festa. Confira algumas opções na sequência.

Vasos e suportes de vidro

Decoração de Carnaval, vasos, suportes
Itens em vidro são versáteis, servindo também para a decoração de Carnaval (Foto: Freepic.Diller)

Sejam neutros ou coloridos, os vasos e suportes de vidro são muito úteis para a decoração de Carnaval. Afinal, você pode usar para colocar comidas e enfeites, dando vida às peças que já tem em casa.

Já se precisar comprar esses objetos, saiba que as opções neutras poderão ser usadas também em outras ocasiões, pois são versáteis.

Nos vasos, por exemplo, você pode colocar confetes ou serpentinas coloridas. Outra opção é a decoração com flores em tons vibrantes, sejam elas naturais ou artificiais.

Almofadas, cortinas e tapetes

Fique de olho nos têxteis coloridos que você tem em casa para incluir na decoração de Carnaval. Além de levarem pontos de cor, eles ainda proporcionam aquela sensação de ambiente aconchegante.

Confetes e serpentinas

Decoração de Carnaval, confetes, serpentinas
Elementos clássicos de carnaval ajudam a decorar a mesa (Foto: Freepik)

Alguns itens são a cara do Carnaval, como é o caso dos confetes e das serpentinas. Portanto, invista neles como materiais recicláveis para incrementar a decoração.

Eles podem enfeitar a mesa de comidas. Ou ainda estar pelo chão, nas paredes ou em potes, como mencionamos anteriormente.

Objetos com glitter

O brilho aproxima do clima da festa e deve ser usado à vontade. Há molduras, máscaras, formas e bandejas que já têm esse feito.

No entanto, você também pode criar outras peças, como uma garrafa de vidro com glitter por fora.

Balões

Os balões podem ser espalhados pelos ambientes, levando o clima carnavalesco por toda a parte. Há embalagens à venda que já têm cores sortidas, ideais para um décor bem alegre.

Outra possibilidade são os metalizados. Eles são estilosos, ou seja, perfeitos para uma decoração de Carnaval sofisticada.

Nesse caso, é interessante escolher fitilhos também metalizados, em vez das serpentinas. Peças com glitter são mais uma opção para deixar tudo combinando.

Dá para pendurar os balões perto da mesa de comidas, deixar eles soltos pelo chão ou encher com gás hélio para que fiquem no teto, por exemplo.

Vai fazer a festa na área da piscina? Eles também são muito bem-vindos e podem ser até colocados na água para enfeitar o espaço.

Leia também:

Como montar uma bela mesa?

Decoração de Carnaval, mesa
Na decoração de carnaval, comidas coloridas ajudam a dar o tom (Foto: Freepik)

Não tem como planejar a decoração de Carnaval sem uma bela mesa, certo? Afinal, todo mundo quer comer e beber bem durante as festas.

Por isso, listamos alguns itens para você montar algo especial. Acompanhe!

  • descartáveis biodegradáveis coloridos: guardanapos, forminhas, caixas, canudos, pratos, copos e outros para o consumo de comidas e bebidas podem trazer uma variedade de cores e estampas para entrar no clima e contribuir com a decoração de Carnaval;
  • copos e taças coloridas: sejam de acrílico ou de vidro, é possível encontrar esses itens em diversas cores. Inclusive, se forem de acrílico, você pode mandar personalizar com o nome do seu “bloco” ou “escola”.
  • toalha de mesa: ela também é capaz de trazer cores vibrantes para a decoração de Carnaval. Uma opção pode ser ainda a estampa quadriculada ou de poá;
  • vasos com enfeites: sejam eles cheios de confetes, fitas coloridas ou pisca-piscas para deixar a iluminação do ambiente mais divertida;
  • itens temáticos: você pode espalhar pela mesa confetes, serpentinas, máscaras, plumas e chapéus, por exemplo.

Como criar um espaço para tirar fotos?

Decoração de Carnaval, fotos
Painel e adereços são ideais para o cantinho de fotos (Foto: Freepik)

Guarde para sempre a recordação da sua festa com uma decoração de Carnaval especialmente pensada para os convidados tirarem fotos.

Afinal, hoje em dia todo mundo quer fazer seus registros para postar nas redes sociais. Então, capriche na criação desse cantinho.

O espaço nem precisa ser grande. Basta que tenha tamanho suficiente para aparecer tanto a pessoa quanto a decoração de Carnaval ao fundo.

Além disso, pode funcionar em um local dedicado às fotos ou atrás da mesa, inserindo a paleta de cores da festa nas imagens.

Crie uma cortina

É possível caprichar no fundo das fotos com uma decoração de Carnaval com cortina. Ela pode ser de borla, que são aquelas fitas coloridas. É uma opção barata e fácil de encontrar.

Outra ideia legal é o varal de pisca-pisca ou LED. No entanto, nesse caso a iluminação precisa estar caprichada na parte da frente, para que não apareça só a sombra das pessoas nos registros.

Personalize um painel com itens da decoração de Carnaval

Além da ideia da cortina, você também pode criar um painel usando itens típicos da decoração de Carnaval.

Por exemplo, dá para pegar máscaras de diferentes tipos, tamanhos e cores e prender diretamente na parede.

O ideal é usar fita crepe, que não danifica a pintura. Já se for fixar no porcelanato, dá para utilizar fita dupla-face.

O painel também pode ser feito de plumas ou serpentinas coloridas. Outra ideia é usar cartolina para personalizar o fundo das fotos.

Disponibilize itens e fantasias

O cenário certamente vai fazer a diferença na hora de tirar fotos na sua decoração de Carnaval. No entanto, você pode oferecer mais criatividade para os registros.

Deixe uma mesa ou um cesto perto do painel com alguns itens que os convidados possam usar nas fotografias.

Chapéus, plumas, máscaras, óculos e até fantasias completas são muito bem-vindas nesse espaço. Vai ser pura diversão, garantindo fotos engraçadas, refletindo o alto astral da festa.

Como criar um espaço para dançar?

Decoração de Carnaval, pista de dança
Organização permite criar espaço para dançar (Foto: DCStudio)

Para garantir a animação da sua festa em casa, não pode faltar música.

Melhor ainda se você dedicar um local para servir como pista de dança. Pode ser na própria sala ou em algum ambiente reservado.

Arraste os móveis para os lados, abrindo espaço. Se for necessário, leve o excesso do mobiliário para outro lugar que não seja usado durante a festa.

Vale ficar de olho para que a pista de dança fique em um local coberto. Assim, você evita imprevistos em caso de chuva.

Outro ponto interessante é a luz baixa. Também é possível alugar ou comprar um globo com luzes coloridas.

Quais músicas escolher?

A seleção das músicas que vão tocar na festa deve ser feita com cuidado. Afinal, para levantar o astral e fazer todo mundo dançar, o som precisa ser animado.

O ideal é que elas sigam o perfil das pessoas que você convidou. Pense em ritmos, artistas e faixas que mais agradam, para garantir que toquem ao longo do evento.

E como estamos em clima de Carnaval, vale a pena incluir marchinhas e enredos de escolas de samba, além do tradicional axé da Bahia.

Em aplicativos de streaming, você já encontra playlists prontas para essa época do ano. Também é possível montar a sua própria seleção de músicas.

Quais comidas e bebidas servir?

Decoração de Carnaval, bebidas
Bebidas deixam festa de Carnaval mais animada (Foto: Pch.vector)

Por fim, de nada adianta caprichar na decoração de Carnaval sem pensar nos comes e bebes.

O cardápio deve ser leve, pois estamos no verão. Frutas, sanduíches, salgadinhos e outros petiscos podem fazer parte dele.

Docinhos não devem ser esquecidos, como brigadeiros e beijinhos. Com granulado colorido em cima, então, eles vão dar o gosto e a cara do seu Carnaval em casa.

Uma média de cinco unidades por pessoa é o ideal; já para os salgados, a média é de oito por convidado.

Eles também vão querer beber e se divertir. Portanto, lembre-se disso ao escolher o que servir. Aqui vão algumas ideias:

  • drinks de verão coloridos e refrescantes, como caipirinha, Sex On The Beach, sangria e mojito;
  • suco de fruta é uma boa alternativa, sobretudo para quem não bebe refrigerante e/ou álcool;
  • água é fundamental para refrescar, hidratar e evitar uma ressaca no dia seguinte;
  • cerveja, que é a preferência da maioria das pessoas, principalmente no calor;
  • refrigerante, já que pode ter gente que não consome bebida alcoólica.

Agora que você sabe como cair na folia, que tal descobrir mais ideias interessantes? Confira dicas de decoração para a casa de praia e entre no clima do verão!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Decoração de Carnaval: traga as cores e o c...

Decoração de Carnaval: traga as cores e o clima dessa festa para casa

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies