09.12.2019
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
My business has grown as this plant

Principais cuidados com as plantas no verão

 minutos de leitura
calendar-blank-line
09.12.2019
Com a chegada da estação mais quente do ano, os cuidados com plantas são ainda mais importantes; confira nossas dicas!
minutos de leitura

Seja dentro de casa ou no jardim, as plantas fazem toda a diferença para a beleza do lar! Mas, com a chegada da estação mais quente do ano, os cuidados com plantas são ainda mais importantes, já que o calor intenso pode ser prejudicial a elas.

No verão, as pragas costumam atacar e é preciso ter atenção ao vento, às chuvas e, claro, ao sol forte. Além disso, cuidados com a rega e a poda são essenciais para que as plantas possam se desenvolver com saúde e beleza.

O cuidado com as plantas no verão é essencial para garantir sua vida, além de decorar os ambientes
O cuidado com as plantas no verão é essencial para garantir sua vida, além de decorar os ambientes

Cuidados com as plantas no verão

Um dos principais cuidados com as plantas na estação mais quente do ano é em relação à rega. Essa é uma época em que a irrigação deve ser feita com mais frequência, já que o calor intenso faz com que a água evapore rapidamente.

Uma boa dica é colocar o dedo na terra e ver se ela está úmida ou não. Se estiver seca, é sinal de que é preciso regá-la, mas lembre-se de fazer isso devagar, para controlar o fluxo de água.

O ideal é regar o vaso de plantas sempre nas primeiras horas da manhã ou no fim da tarde, quando o sol não está tão forte e as plantas conseguem absorver melhor a água. Tenha cuidado também para não molhar as folhas e expô-las ao sol imediatamente, pois isso pode causar manchas.

Rega de plantas sendo feita pela manhã, para melhor absorção de água
Rega de plantas sendo feita pela manhã, para melhor absorção de água

A poda também é necessária, principalmente quando se trata de plantas ornamentais. O clima quente e a umidade do verão criam o ambiente perfeito para o aparecimento de pragas, por isso é preciso ficar atento aos sinais da presença de insetos, fungos e doenças.

Se eles aparecerem, retire galhos e folhas secas e identifique a praga que está causando o problema, para então encontrar a solução ideal - que pode ser uma armadilha caseira para insetos ou mesmo o uso de defensivos específicos.

Vale lembrar que, com a chegada do verão, a posição do sol muda. Dessa forma, é essencial também mudar as plantas de posição para que elas tenham todas as necessidades atendidas.

Para manter todos estes cuidados com as plantas para jardim ou com as que ficam dentro de casa, você vai precisar de algumas ferramentas para jardinagem, como enxadas, pás e ancinhos para preparar a terra, vassoura e rastelo para limpar o terreno ou o vaso, além de tesouras de poda.

Cuidado com as plantas feito com as ferramentas corretas para jardinagem
Cuidado com as plantas feito com as ferramentas corretas para jardinagem

Decoração com plantas dentro de casa

As plantas para apartamento ou casa requerem uma atenção especial, por estarem em ambientes internos, mas também são capazes de deixar seu lar ainda mais bonito!

Uma tendência que tem conquistado cada vez mais pessoas é o jardim vertical, que oferece frescor e contribui para o conforto térmico dos espaços. Isso tudo, é claro, com muita beleza e a possibilidade de harmonizar com vários tipos de pisos e revestimentos.

Os revestimentos em tons de verde, por exemplo, combinam perfeitamente com o jardim vertical, assim como os pisos em textura amadeirada ou que trazem elementos da natureza, como pedras naturais, e dão um toque especial ao jardim interno.

As plantas para jardim vertical também são uma escolha importante. Folhagens costumam ser as grandes estrelas desse tipo de jardim, como asplênios e as clássicas samambaias, que se estendem pela superfície. Além destas, as flores também fazem sucesso neste tipo de estrutura.

Mas não é só no jardim vertical que as plantas ganham destaque dentro de casa. Elas podem fazer parte de diversos cômodos, como o banheiro, por exemplo. Nessa área, é fundamental ter cuidado com a umidade e com a baixa iluminação natural, além de investir em pisos e revestimentos que valorizem a decoração.

Por isso, vale escolher plantas para banheiro que não necessitem de muita luz e que se adaptem à umidade, como espada-de-são-jorge, cacto e violeta. Prefira também plantas que já estejam bem desenvolvidas, em vez de mudas.

Já na sala e nos quartos, os vasos decorativos para plantas deixam os cômodos incríveis! Flores como orquídeas, begônias e bromélias dão cor aos espaços, enquanto folhagens oferecem sensação de frescor e tranquilidade.

Vasos, cachepots, jardineiras e diversos outros tipos de vasos ficam ótimos nesses ambientes. É preciso ter cuidado apenas com a iluminação, já que algumas espécies precisam de boa luminosidade, por isso devem ficar perto das janelas, e também com o piso e o revestimento escolhidos.

Uma ótima alternativa para a sala é optar por uma parede com revestimento de pedras naturais ou revestimento que reproduz pedra para valorizar ainda mais a decoração com plantas e confere um estilo rústico e sofisticado ao ambiente.

As plantas também têm espaço na cozinha, onde você pode aproveitar para cultivar inclusive temperos e chás, que podem ser colhidos e consumidos logo em seguida. Além disso, plantas ornamentais e decorativas ficam perfeitas nesse ambiente, desde que longe do calor do fogão.

Casa de Campo (Projeto de Thalita Bozi)
Revestimento com pastilhas realça plantas na cozinha (Projeto de Thalita Bozi)

Aproveite para investir em um revestimento de pastilhas, que podem ser coloridas ou de uma mesma cor, e combiná-lo com as plantas escolhidas para o cômodo. Esse tipo de decoração dá ainda mais vida e estilo à cozinha, que costuma reunir família e amigos.

Agora que você já sabe como cuidar de plantas no verão e dentro de casa, é só aproveitar as dicas e colocar os cuidados em prática! E se você tem alguma experiência para contar ou se ficou com alguma dúvida sobre o assunto, deixe seu comentário!

Parceria: Leroy Merlin

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Principais cuidados com as plantas no verão...

Principais cuidados com as plantas no verão

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies