Decoração contemporânea por GuarizeHoffmann
Juntas há pelo menos três anos no escritório GuarizeHoffmann, as arquitetas e sócias Juliana Guarize e Tassia Hoffmann acompanham de perto, no seu dia a dia, as tendências e traços que constituem o que é chamado de decoração contemporânea. Esse estilo, sempre em transformação, abraça a estética atual, sustentada por valores, preferências e necessidades do presente.
Confira mais entrevistas com arquitetos:
- Como combinar revestimentos: 4 dicas por Thayane Santana
- Decoração feita para durar, por Raquel Miyatake
- 5 dicas de empreendedorismo na arquitetura por Fernanda e Mariana Mattos
Com base em Vitória, no Espírito Santo, o escritório da dupla desenvolve projetos majoritariamente residenciais para todo o estado. Ele foi criado após as duas arquitetas deixarem uma sociedade que priorizava a construção civil e grandes empreendimentos - algo distante da vontade delas, que desejavam trabalhar mais com interiores e contato próximo ao cliente final. Tassia e Juliana, hoje, especificam na Portobello Shop Vila Velha.
“Quando decidi sair da sociedade, conversei com a Tassia e, como sempre tivemos sintonia de trabalho, gosto e estilo, pensamos: por que não criar um escritório para trabalhar com o que a gente gosta?”, relembrou Juliana. “Montamos o GuarizeHoffmann no início de 2020. Começamos com home office, deu super certo, fizemos muitas casas”, prosseguiu Tassia.
A pedido do Archtrends, elas contaram o que mais têm visto no escritório quando o assunto é decoração contemporânea. Entre os tópicos, aparecem ambientes integrados e o uso de revestimentos do tipo ripado.
Elas ressaltam, no entanto, que essa estética é alcançada por uma união de fatores que podem, inclusive, resgatar elementos de outros estilos. “É um conjunto”, disse Juliana. “O traço que a gente usa, a disposição, a integração dos espaços, isso que dá o ar contemporâneo no projeto”.
Confira as características a seguir:
1. Estilo clean
Design limpo, linhas retas, simplicidade. Essas são algumas palavras que podem definir a tal estética clean, tão presente em projetos contemporâneos. A ideia é a limpeza visual, um ambiente sem muitas interferências e detalhes que disputam a atenção.
Esse impacto alcança mobiliários, por exemplo, que aparentam simplicidade - sem fru-fru -, e até mesmo puxadores de armários e gavetas, que tendem a sumir. O mesmo ocorre com as sancas em gesso, segundo a dupla.
“A gente usa boiserie de vez em quando, mas o resto é de pegada clean e neutra”, disse Juliana. Ela pontua, no entanto, que os projetos são sempre guiados pelo gosto e preferência do cliente, mas podem ganhar também o olhar fresco e contemporâneo do escritório.
2. Paleta de cores
Segundo a dupla, a paleta de cores tende ser mais neutra, sóbria, e as cores mais fortes aparecem em detalhes móveis, que podem ser trocados com facilidade. Esse truque é perfeito para quem quer usar cores, mas tem medo de enjoar.
Juliana e Tassia relembram que essa preferência é algo visto no escritório, nos projetos contemporâneos, mas é possível também criar ambientes no estilo com mais cores em pontos fixos.
3. Integração
Maior pedida no escritório, a integração de ambientes é algo que ganhou força nos últimos anos. Esse layout geralmente agrupa cozinha e salas de jantar e estar em um só ambiente, como uma planta aberta, de um só cômodo e múltiplas funções. Entre os benefícios, há melhor aproveitamento de espaço e de luz, por exemplo.
“É uma planta mais livre, sem muita divisão de ambiente”, explica Tassia. “O que a maioria dos clientes quer são espaços integrados. Antigamente, se for comparar, você tinha um hall de entrada, sala de estar, jantar, cozinha. Era tudo dividido”, complementa Juliana.
4. Revestimento
Entre os revestimentos que fazem sucesso, aparecem os de madeira ripada, ou porcelanato que interpreta madeira ripada, como a linha Mos Ripa, da Portobello, que, diferentemente da madeira natural, perdura em áreas molhadas.
“Madeira às vezes acumula sujeira. O porcelanato é mais fácil de limpar”, pontua Juliana.
Outro uso interessante de porcelanato visto no escritório é o do revestimento marmorizado em um ponto de destaque, como em uma lareira. Apesar da referência clássica desse tipo de revestimento, a forma como você o aplica fará toda a diferença no projeto final.
Entrevista incrível, muitas referencias atemporais, ótimo para quem tem dúvidas sobre o que usar e ideias de como a integração pode facilitar no dia a dia.