Decoração atemporal: um estilo que atravessa o tempo
Decoração atemporal é o nome dado a um estilo que atravessa o tempo, ou seja, que não é datado.
Em vez de remeter a características específicas de determinado período ou tendência, ele dá preferência ao que nunca sai de moda.
Trata-se, portanto, de uma proposta adequada para quem deseja criar ambientes que permaneçam atuais.
Mas como ter uma decoração atemporal? Continue a leitura para descobrir!
O que é uma decoração atemporal?
Assim como a moda, o mundo da arquitetura e da decoração sempre lança tendências. Tanto é que toda década costuma ser marcada por uma estética específica.
No entanto, nem todas têm um ciclo de vida duradouro. Enquanto algumas duram bastante tempo, outras são passageiras.
Quando se trata de décor, seguir tendências significa adaptar os ambientes com certa periodicidade, o que demanda investimento.
Nesse sentido, a decoração atemporal vai na direção oposta.
A ideia é dar preferência ao design que não perde a beleza e tampouco deixa de ser valorizado depois de certo tempo. Ou seja, é apostar no duradouro.
Mesmo com o passar dos anos, a decoração continua a ser bonita e funcional para quem usufrui do espaço.
Quais são as vantagens da decoração atemporal?
Embora você já deva ter algumas pistas, vale a pena apontar os principais benefícios oferecidos pela decoração atemporal.
Sempre atual
A decoração atemporal é uma prova de que é possível não seguir as tendências e, ao mesmo tempo, estar sempre na moda.
E sabe o que permite manter a aparência atual por anos? A inclusão de elementos menos marcantes e com design clássico.
Menos reformas
Para durar por muitos anos, a decoração atemporal deve priorizar o uso de revestimentos, móveis e outros elementos de qualidade.
Dessa maneira, as reformas e redecorações periódicas se tornam desnecessárias. Caso seja preciso fazer algum tipo de intervenção, ela poderá ser planejada e executada sem pressa.
Maior custo-benefício
Se a decoração atemporal acompanha o ambiente por muitos anos, os gastos para mantê-lo bonito e funcional diminuem drasticamente.
Além de não demandar reformas a curto prazo, elimina a necessidade de trocar acabamentos e móveis em pouco tempo.
Conforto visual
Ao priorizar o design equilibrado e as cores neutras, a decoração atemporal deixa os ambientes mais agradáveis aos olhos.
Com isso, a sensação de conforto tende a aumentar.
Quando cores muito intensas são usadas nos pisos ou nas paredes, por exemplo, os usuários podem enjoar do ambiente mais rápido.
Versatilidade
Embora as cores neutras sejam predominantes, nada impede o acréscimo de elementos decorativos coloridos, como os têxteis.
Por conta da neutralidade da paleta, fica fácil combinar todos os itens e fazer pequenas modificações de vez em quando, caso você sinta necessidade.
Leia também:
- Afinal, como usar tons neutros e frios na decoração?
- Revestimento para parede interna: como criar composições sofisticadas
Como colocar a decoração atemporal em prática?
Confira, a seguir, algumas dicas para criar ambientes atemporais para a sua casa ou para os seus clientes.
Valorize a simplicidade
A decoração atemporal deve, acima de tudo, prezar pela simplicidade.
Isso quer dizer que é preciso evitar exageros nos ambientes. Dessa forma, o visual fica mais agradável, criando uma atmosfera convidativa.
Além disso, a simplicidade traz funcionalidade, o que facilita a limpeza e manutenção dos espaços.
Adote cores neutras
As cores neutras são consideradas atemporais por se adequarem a qualquer estilo de decoração com facilidade.
Mas saiba que não se restringe ao branco. É possível explorar diferentes tons de cinza, bege e marrom, por exemplo.
A paleta também não precisa ser, necessariamente, toda neutra. Você pode usar outras cores em cortinas, tapetes, almofadas e demais objetos decorativos.
Dê preferência às linhas retas
Se o seu objetivo é ter ambientes com decoração atemporal, prefira as linhas retas na hora de escolher janelas, portas e móveis, entre outros.
As linhas retas também facilitam a simetria. Ao criar metades simétricas, os elementos tendem a ocupar o espaço de forma mais harmônica e equilibrada.
Aposte em materiais naturais e duráveis
Os materiais naturais também contribuem para a decoração atemporal. Afinal, são considerados verdadeiros clássicos na arquitetura.
Eles ainda adicionam textura e profundidade ao visual, deixando o ambiente mais vívido e acolhedor.
Não deixe de levar em conta a resistência e a durabilidade, já que a ideia é que os materiais não precisem ser substituídos durante um bom tempo.
Adquira móveis de qualidade
A mesma lógica se aplica ao mobiliário. Se você investir em móveis de qualidade, eles durarão por muitos anos, sem terem que ser trocados.
Para não correr o risco de enjoar das peças, aposte em modelos que tenham design clássico e sejam muito confortáveis. Assim, não será necessário se preocupar com isso tão cedo.
Respeite os seus gostos
É importante ressaltar que a decoração atemporal não precisa ser monótona e sem personalidade.
Você deve considerar também os seus gostos pessoais e inserir no ambiente objetos com os quais se identifique.
Do contrário, é bem possível que se canse da decoração rapidamente e queira fazer alterações logo.
Senza Tempo: decoração atemporal para ambientes estilosos
Para quem busca opções de revestimento com uma estética que atravessa o tempo, a linha Senza Tempo, agora disponível na Portobello Shop, é perfeita.
Desenvolvida pela Mosarte, com uma curadoria guiada pelo conceito de atemporalidade, a coleção é marcada por formas e materiais que formam mosaicos.
Presentes em diversas épocas, da antiguidade até os nossos dias, os mosaicos expressam a beleza por meio da precisão técnica em cortes minuciosos, elaborados por exímios artesãos.
Com superfícies clássicas em pedras naturais, a linha oferece produtos em cores neutras (tons de branco, cinza, palha, grafite e preto), perfeitas para composições minimalistas e projetos atemporais.
Se quiser criar ambientes bonitos e atuais, aposte na estética clássica. E, claro, os revestimentos de Senza Tempo também são uma ótima pedida!
Na onda do décor atemporal, que tal aprender a explorar melhor os tons neutros? Confira dicas para ter uma decoração cinza para lá de charmosa.