O conceito de cozinha integrada é uma das principais tendências em projetos de design de interiores. Isso porque esse modelo de estrutura proporciona a integração da cozinha a outros ambientes da casa, geralmente a sala de estar, jantar ou área externa, criando um espaço mais amplo e multifuncional e tornando a rotina mais prática, especialmente em apartamentos e casas pequenas.
Considerada o coração da casa, a cozinha é um ambiente de convívio social e integrá-la através de uma reforma ou investindo na decoração torna o local ainda mais descontraído e dinâmico, além de proporcionar uma melhor interação entre as pessoas.
A cozinha integrada também pode ser chamada de conceito aberto, pois permite um ambiente sem tantas paredes ou portas para separar o cômodo de outros. Na verdade, ambos os termos são sinônimos e referem-se à mesma ideia de integração entre os ambientes.
Leia também:
- 50 ideias de cozinha para criar um ambiente único
- Cozinha de apartamento: modelos, passo a passo do projeto e dicas de decoração
- 10 inspirações de cozinha com produtos Portobello
Ao apostar nesse formato, cada vez mais solicitado em projetos arquitetônicos, deve-se levar em consideração que ambientes diferentes estarão interligados, por isso o design e a decoração precisam criar um ambiente harmonioso. Dessa forma, é possível criar um ambiente mais iluminado, espaçoso e aconchegante, que permite que os moradores realizem diversas atividades simultaneamente.
Modelos de cozinha integrada
A cozinha integrada pode ser projetada de diferentes maneiras. Confira dicas e inspirações para te ajudar nessa missão de transformar esse espaço em um ambiente integrado perfeito:
Cozinha americana
Esse estilo de cozinha integrada possui uma bancada de divisão entre a área de cozinha e sala de estar ou jantar, permitindo que as pessoas interajam enquanto preparam as refeições. Essa bancada pode ser usada como mesa de jantar, balcão de café da manhã ou área de trabalho. Confira formas criativas de incluir a bancada para cozinha americana em um projeto.
Cozinha em L
Opção indicada para espaços menores, consiste em integrar a cozinha em um dos lados da sala de estar ou jantar, criando um formato em L. Esse design permite proporcionar um espaço mais amplo e funcional.
Cozinha em U
Formato de cozinha integrada adequada para espaços maiores, com uma área de trabalho em formato de U. Essa opção permite que a cozinha seja integrada à sala de estar ou jantar de forma mais discreta, criando um espaço mais elegante e sofisticado.
Vantagens da cozinha integrada
Interação social
A cozinha integrada torna o espaço mais social, permitindo que as pessoas interajam enquanto cozinham, comem ou realizam outras atividades, sendo possível passar mais tempo com a família, já que todos conseguem interagir no ambiente.
Espaço ampliado
Além de dar um charme especial à casa, a cozinha integrada valoriza o espaço e proporciona a sensação visual de amplitude. A integração da cozinha com outros ambientes da casa cria um espaço mais amplo e multifuncional, ideal para quem deseja otimizar o espaço e as tarefas.
Maior luminosidade
Integrar a cozinha com outros ambientes permite aproveitar melhor a luz natural, criando um ambiente mais iluminado e agradável. Assim, é possível criar a percepção de um espaço mais amplo e, consequentemente, mais confortável para viver e receber visitas.
Estética moderna
Projetos de cozinha integrada adotam um estilo moderno e elegante, criando um ambiente mais sofisticado e atraente. Aposte em uma decoração autêntica e clean, optando por cores neutras e mobiliários multifuncionais, além de utensílios e itens decorativos que combinam com a sua personalidade.
Praticidade, conforto e bem-estar
A integração da cozinha com outros ambientes deve trazer elementos que sejam decorativos, mas também funcionais. A escolha de armários embutidos para guardar louças e utensílios de maneira discreta proporciona melhor aproveitamento do espaço.
Se você está pensando em criar uma cozinha integrada na sua casa, há muitas opções de projetos no Archtrends para se inspirar.