03.08.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Cozinha minimalista em tons de cinza, bege, preto e madeira
Móveis planejados e itens embutidos são ideais para tornar a cozinha funcional(Foto: Gotta Be Worth It/Pexels)

Cozinha funcional: como a linha DOMATECA pode ajudar nisso?

 minutos de leitura
calendar-blank-line
03.08.2023
Da Doma Arquitetura, Patricia Pomerantzeff assina linha DOMATECA com a Officina Portobello. Confira os elementos ideais para uma cozinha funcional
minutos de leitura

Ter uma cozinha funcional significa pensar em cada detalhe no momento da sua concepção. E ninguém melhor do que Patricia Pomerantzeff, da Doma Arquitetura, para fazer isso.

Em parceria com a Officina Portobello, a arquiteta criou a linha DOMATECA, que reúne diferentes elementos para compor a cozinha ideal. Afinal, esse é um dos ambientes mais importantes da casa.

Acompanhe a leitura para entender como ter uma cozinha funcional e descobrir tudo sobre a linha DOMATECA!

O que é uma cozinha funcional?

Basicamente, uma cozinha funcional é aquela que atende às necessidades do dia a dia dos moradores de uma casa de forma prática e eficiente. 

Ela deve ser projetada pensando no fluxo de trabalho e na facilidade de uso dos eletrodomésticos e utensílios.

Além disso, é importante que a cozinha em questão seja um ambiente agradável, confortável e organizado.

Leia também:

Como ter uma cozinha funcional?

Cozinha com superfícies de porcelanato e Farm Sink preta
Organização ajuda a deixar cozinha funcional (Projeto: Portobello)

Ter uma cozinha funcional pode ser mais fácil do que você imagina. Algumas questões são fundamentais nessa elaboração, como veremos a seguir.

Invista em móveis planejados

Os móveis planejados são uma excelente opção para quem quer uma cozinha funcional. Com eles, é possível aproveitar ao máximo o espaço disponível e garantir que tudo fique organizado.

A parte interna do mobiliário pode ainda trazer prateleiras e nichos, ideais para manter tudo em ordem e fácil de encontrar.

Prefira elementos embutidos

Elementos embutidos, como fornos e cooktops, ajudam a otimizar a cozinha e deixam a área de trabalho livre. Além disso, eles são fáceis de limpar e dão um aspecto moderno ao ambiente.

Aliada à dica anterior, essa é uma ótima alternativa para cozinhas pequenas, onde é necessário aproveitar todos os espaços ao máximo.

Busque uma bancada funcional

Cozinha moderna em tons de azul e com muitas plantas
Em cozinha funcional, bancada precisa proporcionar praticidade (Projeto: Doma Arquitetura / Foto: Fran Parente Fotografia)

A bancada é um elemento fundamental da cozinha funcional. Ela deve ser projetada de forma a facilitar o preparo dos alimentos, com espaço suficiente para manipular os ingredientes.

No entanto, também é importante que seja resistente e fácil de limpar. Nesse sentido, uma bancada de porcelanato pode ser ideal.

Nela, é possível apoiar panelas e travessas quentes. Sem falar que o material não é poroso e não absorve umidade. Portanto, não mancha com facilidade.

Pense na iluminação da bancada

É fundamental providenciar uma iluminação adequada na bancada para garantir uma boa visibilidade durante o preparo dos alimentos.

Apostar na luz natural é interessante, já que ela ajuda a manter a concentração nessa estação de trabalho.

No entanto, lâmpadas de LED são essenciais à noite. Afinal, são mais econômicas e têm uma vida útil mais longa.

Mantenha os eletrodomésticos perto

Os eletrodomésticos devem estar próximos à área de trabalho, de modo a facilitar o preparo dos alimentos.

Portanto, é importante pensar na disposição dos equipamentos para evitar deslocamentos desnecessários.

Manter o fogão perto da bancada é uma das principais dicas. Além disso, a geladeira não pode ficar longe.

Aproveite os espaços na vertical

Cozinha ampla com piso terracota, paredes claras e marcenaria azul
Armários e prateleiras ajudam a deixar cozinha funcional (Projeto: Doma Arquitetura / Foto: Mariana Orsi)

O plano vertical é muito importante na cozinha funcional. Armários, prateleiras e nichos são ótimas opções para aproveitar ao máximo o espaço das paredes.

Contudo, lembre-se de manter acessíveis aqueles itens que você mais usa. Deixe para os locais altos eletrodomésticos e outros apetrechos que não fazem parte do seu dia a dia.

Isso porque eles tendem a ser difíceis de acessar sem o auxílio de uma escada, a depender da altura do móvel.

Considere a altura dos moradores

A altura dos moradores deve ser levada em consideração na hora de projetar. É importante que tudo seja calculado para proporcionar conforto e facilitar o acesso.

Apesar de haver medidas padronizadas, sobretudo no caso de pessoas muito altas ou muito baixas, é essencial fazer adaptações para tornar a cozinha funcional.

Conheça a linha DOMATECA, pensada para cozinhas funcionais

Patricia Pomerantzeff apresentando peças da linha DOMATECA
Patricia Pomerantzeff é responsável pela linha DOMATECA, em parceria com a Portobello (Foto: Mariana Orsi)

Da cocriação de Patricia Pomerantzeff com a Officina Portobello surgiu a linha DOMATECA. 

Trata-se de uma verdadeira biblioteca de módulos componíveis, que podem ser combinados entre si para uma cozinha funcional.

Mas não só isso. Afinal, esse sistema de design permite a personalização do ambiente de uma maneira inteligente.

Para tanto, foram desenhados cubas, bordas e acessórios, por exemplo. Tudo com o objetivo de democratizar a bancada de porcelanato.

Isso, claro, levando em consideração que toda cozinha é única. Sendo assim, a praticidade vai depender dos hábitos e das necessidades de cada pessoa.

No entanto, a linha mantém a essência do design, tão presente nos projetos da Doma Arquitetura. Como resultado, vemos excelência em forma e função.

Para Patricia Pomerantzeff e a maioria das pessoas, a cozinha é um espaço-chave da casa, fazendo parte do cotidiano. 

Por isso, esse foi o ambiente escolhido para receber as melhores soluções em porcelanateria e outros acessórios.

Para sistematizar a cozinha funcional, foi necessário responder a algumas questões. Qual a superfície desejada? Qual o uso da área olhada? Quais os acessórios mais práticos?

Afinal, há muitas variáveis que podem e devem ser traduzidas em design. Assim, temos a cozinha de cada um, que pode ser autêntica e personalizada usando os produtos da linha DOMATECA.

Como tornar a cozinha funcional com DOMATECA?

Layouts possíveis com os produtos da linha DOMATECA
Módulos da linha DOMATECA podem ser usados de diferentes formas (Imagem: Portobello)

Como vimos, a linha DOMATECA proporciona a combinação entre diferentes itens, de forma que a cozinha se torne funcional.

Uma vantagem é a variedade de layouts que ela permite explorar. Além da disposição linear, dá para apostar em bancadas em "L", em ilha ou em "U", por exemplo

Nas linhas a seguir, descubra quais são os elementos disponíveis na linha DOMATECA e veja inspirações para o seu projeto!

Doma Sink

Farm Sink Preta em ilha revestida de porcelanato
Farm Sink é uma das assinaturas das cozinhas da Doma Arquitetura (Projeto: Portobello)

A Doma Sink é uma das grandes estrelas de DOMATECA. Afinal, ela é perfeita para protagonizar uma cozinha funcional.

Robusta e elegante, é um modelo de Farm Sink, tão usado em projetos da Doma Arquitetura. Assim, a área molhada ganha a impressão do escritório de Patricia Pomerantzeff.

É possível escolher entre quatro cores: Dansk Cement White, Dansk Cement Rope, Dansk Cement Mud e Dansk Cement Graphite. 

Essa variedade é ótima, pois permite a combinação com diferentes materiais, como mármores, concretos, pedras e madeiras.

Os detalhes de alta-costura ficam ainda melhores com a Doma Sink com cuba e espaço para embutir acessórios que também fazem parte da linha. Por exemplo, a tábua de corte e o escorredor.

Tampos e pés

Os tampos em porcelanato são ótimos tanto para áreas secas quanto molhadas. 

Esse é um material muito resistente às variações de temperatura. Portanto, pode receber um cooktop embutido sem problemas. Sem falar que não mancha e é fácil de limpar.

Na linha DOMATECA, há as opções de tampo molhado e tampo seco. A diferença é, basicamente, o recorte. 

Afinal, enquanto o primeiro é ideal para compor a bancada ao redor da cuba, o segundo é indicado para áreas de trabalho e para receber eletrodomésticos.

Eles podem ser adaptados em largura e profundidade, milímetro a milímetro, para se encaixar perfeitamente nos mais variados projetos.

Além disso, são capazes de receber tomadas e lixeiras embutidas, entre outras possibilidades.

Para instalar os tampos e garantir uma cozinha funcional, a linha também conta com pés de tamanho adaptável. Assim, dá para escolher qual será a altura para a bancada.

Frontão

A estética ajuda a dar uma aparência organizada aos espaços. Pensando nisso, a linha DOMATECA traz um frontão na mesma cor e material da Doma Sink, dos tampos e pés.

Também em tamanho adaptável, ele é fácil de limpar, graças à cerâmica. Além disso, permite a combinação com revestimentos e outros elementos que personalizam a cozinha.

Acessórios

Por fim, a linha DOMATECA traz diferentes acessórios que ajudam a tornar a cozinha funcional e bonita. Afinal, eles podem ser encaixados facilmente na Doma Sink, deixando o visual integrado.

Uma das opções é a tábua de corte. Em madeira, ela tem as dimensões exatas para ser encaixada e desencaixada da cuba sempre que houver a necessidade de picar ou cortar os alimentos. 

Outro elemento interessante é o escorredor, que é vazado e permite que a água caia na cuba, evitando o acúmulo na bancada. Assim, dá para manter a área higienizada. O utensílio tem ainda espaço para colocar pratos, facilitando o dia a dia. 

Tem também a grelha, que pode compor o tampo seco e ajudar no preparo dos alimentos. Embutida, ela mantém o visual clean e organizado na cozinha funcional.

Tanto a tábua de corte quanto o escorredor e a grelha são encontrados em duas dimensões: 20x42,5x2,5 e 30x42,5x2,5.

Se você está em busca de um ambiente funcional, precisa conferir a lista que criamos reunindo diversos exemplos assim. Veja 50 cozinhas para se inspirar!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Cozinha funcional: como a linha DOMATECA pode...

Cozinha funcional: como a linha DOMATECA pode ajudar nisso?

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Estou querendo um porcelanato travertino ou um crema marfim, peças com 1m ou maior, para piso de sala, com + de 30m2, vocês tem?

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies