27.04.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
quarto de casal em tons terrosos com revestimento em OH!TAKE MOUNTAIN
Quarto de casal tem paleta de cores neutras (Projeto: Portobello)

Cores para o quarto de casal: melhores ideias e tendências

 minutos de leitura
calendar-blank-line
27.04.2023
Tons neutros, terrosos, azuis e verdes aparecem em lista
minutos de leitura

Criar ambientes que consigam equilibrar e destacar a personalidade dos moradores pode parecer um desafio maior do que realmente é. E se você está planejando transformar o ambiente íntimo da casa, repaginar as cores do quarto de casal é uma ótima aposta. Afinal, essa é uma das principais formas de deixar esse local personalizado.

Para isso, separamos algumas das principais ideias e inspirações, baseadas nas tendências de 2023, que irão renovar completamente a atmosfera e tornar o quarto de casal aconchegante.

Quais são as tendências de cores para 2023 na decoração?

Nos últimos anos, temos vivenciado verdadeiras revoluções em nosso comportamento e preferências. Buscamos a reavaliação de conceitos, dinâmicas e estruturas que pareciam imutáveis. E toda essa movimentação, é claro, reflete naquilo que consumimos e nas principais tendências que passam a ser ditadas.

As cores são um desses elementos impactados, fornecendo um caminho criativo, possibilidades de releituras e aplicações que nos levam a traduzir as mais diversas emoções e sensações.

Para 2023, temos algumas tonalidades ainda mais marcantes: a vivacidade de cores vibrantes, o aconchego da neutralidade, a conexão e reflexão dos tons pastel, consciência da cor índigo, tranquilidade dos verdes, sustentabilidade dos tons terrosos e muito mais.

Veja também: paleta de cores na decoração – encontre a sua e aplique

5 ideias diferentes de cores para o quarto de casal

Agora o desafio é buscar entender como representar cada uma dessas tendências nas soluções de cores para quarto de casal. Para isso, atente-se a uma composição que crie um cenário único e harmônico, onde ambas as personalidades possam ser percebidas e sentidas em cada detalhe e toque de cor.

Quarto de casal em tons neutros

O neutro é uma das maiores apostas para 2023. Ele é responsável por conferir acolhimento e aconchego - necessidades máximas para a composição de um ambiente tão íntimo como o quarto de casal. Essa neutralidade pode vir enquanto uma proposta única, criando espaços mais amplos e estando impressa em revestimentos, nas paredes e pisos.

Ou, se preferir, pode ser aplicada em elementos pontuais, como roupas de cama, luminária, tapetes e demais objetos.

quarto de casal com cores neutras e poltrona ao lado da cama
As cores neutras acalmam os sentidos e provocam sensações de conforto e bem estar (Projeto: Tarcisio)

Azul nos revestimentos e decoração

A versatilidade do azul-índigo combina muito bem com a proposta de um quarto que busca proporcionar momentos de desconexão e relaxamento.

Ele pode estar representado na escolha do revestimento para uma das paredes, causando impacto e sendo coroado ao formar um arranjo com outros elementos.

Outros objetos decorativos também são uma possibilidade para incorporá-lo em áreas específicas, para aqueles que desejam aplicá-lo de maneira mais sutil, sem perder a chance de experimentar a tendência.

quarto de casal azul com painel branco, ripado, roupas de cama turquesa
A cor azul é curinga para a decoração de qualquer ambiente, já que possui diversos tons (Projeto: Amanda Miranda)

Quarto em tons terrosos

Sabemos que cores terrosas nunca saem de moda e em 2023 não será diferente. Essas cores nos remetem à conexão com a terra por meio de tons que apresentam uma neutralidade quente e também simples de ser combinada. E a estética rústica, boho ou até mesmo contemporânea se ajusta muito bem à proposta, conferindo calorosa elegância e sofisticação que fogem da obviedade.

A miscelânea de tom sobre tom pode também ser um recurso que acrescenta personalidade e suntuosidade ao quarto de casal. Outra opção é buscar aplicar diferentes texturas a estes acabamentos, proporcionando uma sensação ainda maior de aconchego.

quarto de casal em tons terrosos e revestimentos em madeira, além da poltrona jangada
Os tons terrosos podem acrescentar um toque acolhedor na sua decoração (Projeto: Portobello)

Leia mais:

A tranquilidade dos tons verdes

Em decorações rústicas, a cor verde leva um diálogo com móveis amadeirados e até mesmo roupas de cama com acabamentos mais orgânicos e naturais, formando uma composição envolvente. Outra solução criativa pode ser a aplicação da cor em cabeceiras ou em revestimentos.

Caso queira apresentá-lo de outras formas, a presença de plantas pode ser uma alternativa prática, capaz de levar ainda mais vida e dinamismo ao ambiente.

Quarto de casal e o equilíbrio da lavanda

A tonalidade lavanda e suas variações podem resultar em composições distintas: se utilizada em abundância, confere um toque marcante e de impacto, mas, se direcionada a pontos específicos, surge carregada de suavidade.

Fácil de ser harmonizada, está presente principalmente em decorações mais delicadas, como a clássica ou a minimalista. Mas, em cenários mais pesados, confere o toque de leveza e tranquilidade.

Você pode ainda escolher o equilíbrio com outros acabamentos e texturas, como mobiliários curvados, tecidos em veludo e revestimentos amadeirados, levando identidade e energia na medida certa a um quarto de casal mais clean.

quarto de casal com tons de lavanda nas paredes, cabeceira e detalhes na roupa de cama, além de prateleiras de madeira
A cor lavanda na decoração é uma forma de deixar o ambiente mais leve e elegante (Projeto: Jéssica Campos)

Com todas essas possibilidades e inspirações, você já pode começar a pensar em como planejar a composição para quarto de casal. Complemente sua leitura com nosso conteúdo sobre decoração de quarto aconchegante e veja 8 passos para alcançar o seu.

Aproveite também as outras dicas do Archtrends e descubra novas formas de transformar a sua casa.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Cores para o quarto de casal: melhores ideias...

Cores para o quarto de casal: melhores ideias e tendências

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies