11.05.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Sala minimalista com parede em tom terroso e estampa
Revestimentos são maneiras fáceis de combinar cores e estampas (Projeto: Portobello)

Afinal, como combinar cores e estampas na decoração?

 minutos de leitura
calendar-blank-line
11.05.2023
Usar cores e estampas na decoração é uma das maneiras de personalizar os projetos. Confira dicas para não pesar a mão na combinação
minutos de leitura

Combinar cores e estampas pode parecer um grande desafio. No entanto, esses são ótimos recursos para quem está em busca de autenticidade e personalização.

Com alguns truques, é possível combiná-los de um jeito mais fácil, sem que a decoração fique over, ou seja, “pesada”.

Nas linhas a seguir, descubra quais são os principais tipos de estampa que você pode apostar e saiba como coordená-las com diferentes cores!

Quais são os principais tipos de estampa para decorar?

estampas listradas
Estampas listradas são fáceis de usar na decoração (Projeto: Amanda Miranda)

Decorar uma casa é uma tarefa que exige atenção aos detalhes. Uma das decisões mais importantes é escolher as cores e estampas que serão usadas em cada ambiente.

Para começar, você precisa entender quais são os principais tipos de estampa que pode usar na decoração. Confira na sequência:

  • floral: delicada e romântica. Pode ser utilizada em almofadas, cortinas, papéis de parede e até mesmo revestimentos. Como remete à natureza, transmite aconchego e leveza ao ambiente;
  • liberty: uma versão ainda mais delicada do floral. Basicamente, traz flores miúdas em fundo que pode tanto ser claro quanto escuro. É bem romântica e pode ser usada em almofadas, cortinas, roupas de cama e objetos decorativos;
  • folhas: remete a plantas. É bastante utilizada em decorações de estilo tropical e pode ser aplicada em almofadas, cortinas e papéis de parede, por exemplo;
  • listras: atemporal, pode ser usada em vários tipos de décor. Ideal para espaços elegantes e sofisticados. Quando há contraste entre as cores, é uma boa pedida para a decoração contemporânea;
  • poá: divertida e delicada, é a estampa clássica de bolinhas. Pode aparecer em diversos objetos decorativos, como almofadas, cortinas e tapetes. Transmite alegria e descontração ao ambiente. Permite brincar com tamanhos e cores;
  • geométricas: são modernas e descoladas. Podem ser usadas em objetos e revestimentos. Elas levam personalidade e movimento aos ambientes, podendo variar entre diferentes formas, tamanhos e cores;
  • chevron: popular, é uma forma geométrica que cria um padrão de zigue-zague. Confere um toque moderno e contemporâneo à decoração e pode surgir em revestimentos, têxteis e objetos;
  • xadrez: clássica e atemporal, pode ser utilizada em diferentes estilos decorativos. Sua aplicação é versátil, aparecendo também em várias cores;
  • pied-de-poule: também clássica, remete à textura de penas de pássaros. É bastante usada em tecidos de roupas, mas pode ser aplicada em objetos de decoração, como almofadas e mantas;
  • tartan: estampa escocesa com linhas cruzadas em diferentes cores. É mais comum em têxteis como mantas e cortinas. Contudo, aparece em objetos decorativos para criar um clima aconchegante e tradicional;
  • paisley: de origem persa, possui formas curvilíneas e intrincadas. É bem elegante e pode ser usada em almofadas, cortinas, roupas de cama e tapetes;
  • étnicas: geralmente, são estampas inspiradas nas culturas africanas, orientais e indígenas. Costumam ter diferentes formas e cores. São ótimas para quem busca uma decoração diferenciada e podem ser usadas em tapetes, mantas, almofadas e objetos;
  • animal print: reproduzem as peles de animais como onça, zebra e tigre, entre outras. São bastante utilizadas em tapetes, almofadas e cortinas para dar um toque de ousadia ao décor.

Como combinar cores e estampas na decoração?

Agora que você já conhece as principais estampas que podem ser usadas na decoração, descubra como combiná-las com cores de um jeito harmonioso!

Tenha uma base neutra

Cozinha ampla com tons neutros e móveis modernos
Revestimentos neutros servem como base para outros que empregam cores e estampas, como Neotropical Sidewalk Mix (Projeto: Portobello)

Uma das maneiras de evitar exageros na decoração é escolher uma base neutra. Os revestimentos cerâmicos podem ser grandes aliados nisso.

Apostando em produtos em cores básicas como branco, bege e cinza, fica mais fácil de aplicar estampas em outros elementos, como móveis e objetos. Assim, você consegue ousar, mas sem pesar no visual.

Outra possibilidade é ter mobiliário neutro em um ambiente com revestimento estampado, como uma parede personalizada.

Leia também:

Forme contrastes de maneira harmoniosa

A combinação de cores e estampas pode ser feita de maneira harmônica por meio da formação de contrastes. 

Afinal, eles ajudam a realçar as superfícies, chamando a atenção para aquele cantinho especial do ambiente.

É possível, por exemplo, combinar uma estampa floral em tons pastel com uma almofada em uma cor mais vibrante, formando um contraste equilibrado e harmonioso.

O verde e os tons terrosos funcionam bem nesse caso. Outra opção é deixar a cor para revestimentos ou itens em madeira e usar estampas em tonalidades de amarelo, azul ou verde.

Use o círculo cromático para escolher as cores

Lavabo com revestimentos azuis e muitas plantas
Verde e azul são cores análogas no círculo cromático (Projeto: AUBA Arquitetura / Foto: Yuri Pachini)

Na dúvida sobre como combinar cores e estampas, um ótimo aliado é o círculo cromático. Basicamente, você deve partir de um tom que escolher. Então, observar quais são vizinhos e quais estão opostos.

No primeiro caso, chamamos de cores análogas. As tonalidades que estiverem ao lado daquela que você escolheu podem ser usadas sem medo no décor.

Já as cores complementares são aquelas que estão opostas. Elas tendem a proporcionar uma combinação mais ousada. São ótimas opções para uma decoração cheia de personalidade.

Use uma das cores da estampa como base

Ambiente integrado com predominância de amarelo
Amarelo foi usado na parede, com revestimento estampado, e na porta (Projeto: Robert Robl)

Você também pode ter uma estampa como ponto de partida para a sua decoração. Uma dica é escolher uma das cores da padronagem como base para os demais itens.

Por exemplo, se um padrão floral tem tons de rosa e verde, é possível utilizar essas cores em objetos decorativos, como almofadas e cortinas, além dos revestimentos.

Esse truque é ótimo, principalmente, para quem quer apostar em estampas grandes. Assim, você garante que o espaço vai ficar harmônico.

Nesse caso, uma dica extra é preferir usar a cor predominante na padronagem em outros elementos da decoração.

Combine cores e estampas em tom sobre tom

Ambiente com piso e parede em tom sobre tom de laranja
Tonalidades da mesma cor são uma boa maneira de combinar estampas, como acontece em Neotropical Sunset Mix (Projeto: Portobello)

Essa é uma dica que nunca falha! Inclusive na decoração. Afinal, é bem fácil de obter e proporciona uma composição harmônica.

Basicamente, essa técnica consiste em utilizar variações da mesma cor em diferentes objetos decorativos, criando um efeito suave e elegante. 

Por exemplo, vermelho e terracota; azul bebê e azul royal; verde pastel e verde bandeira; e por aí vai.

Aposte em acessórios estampados para não enjoar

Sala de TV em tons de preto e branco, além dos terrosos
Almofadas e quadros estão entre opções de objetos para decorar com estampas (Projeto: Vanessa Kimye)

Uma boa opção para quem tem medo de enjoar da decoração é apostar em acessórios estampados. Isso porque são objetos que podem ser facilmente trocados e renovados, sem precisar mudar todo o ambiente. Nesse caso, há várias opções, como:

  • roupas de cama;
  • almofadas;
  • esculturas;
  • cortinas;
  • quadros;
  • toalhas;
  • tapetes;
  • mantas;
  • louças;
  • copos;
  • vasos;
  • potes.

Aposte em cores e estampas neutras para uma criação atemporal

Sala de estar com cores e estampas neutras
Cores neutras e estampas geométricas são atemporais (Projeto: Juliana Loffi Arquitetura)

Outra dica para quem tem medo de enjoar de cores e estampas é apostar em padrões e tonalidades neutras.

Preto, branco, cinza e bege estão entre as principais cores que podem aparecer em estampas clássicas como listras, chevron e poá.

Além de atemporais, elas combinam com diferentes estilos e permitem que os objetos decorativos se destaquem.

Invista em um revestimento que misture cores e estampas

Banheiro neutro com parede com revestimento verde em destaque
Revestimento que combina cores e estampas é jeito prático de personalizar a casa, como Neotropical Ipomeia Mix em uma parede de destaque (Projeto: Portobello)

Uma opção para quem quer criar uma decoração marcante é apostar em revestimentos que misturam cores e estampas.

Hoje em dia, há várias opções de cerâmica e porcelanato que criam um efeito interessante e moderno nos ambientes.

Um exemplo são os produtos da linha Ipanema, desenvolvida a partir do olhar criativo de Oskar Metsavaht em parceria com a Portobello.

Eles expressam autenticidade, proporcionando um encontro de propósitos, motivado pela colaboração criativa. O resultado é um luxo com estética da ética, pleno de consciência ambiental.

O porcelanato vai da arte ao design, da paisagem à geometria em Neotropical. O conceito é lançar um olhar contemporâneo e carioca para criar composições cromáticas.

A princípio, a linha Ipanema oferecia opções em tons de preto e branco. A inspiração foi nas pedras portuguesas que formam o calçadão de um dos bairros mais famosos do Rio de Janeiro. Contudo, em uma versão para grandes planos.

A pura geometria do quadrado ou a sinuosidade do mosaico alteram a escala e ampliam a beleza das famosas calçadas cariocas.

No entanto, a linha ganhou novos produtos, com variações de cores que se juntam à estampa clássica para levar mais vida e personalidades aos projetos.

Entre as opções de Neotropical estão: 

  • Sidewalk Mix, em nuances de azul-escuro;
  • Sunset Mix, em tons terrosos;
  • Ipomeia Mix, combinando tonalidades de verde.

Que tal explorar mais esse tema para descobrir outras possibilidades de combinação? Entenda como usar as cores da estação!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Afinal, como combinar cores e estampas na dec...

Afinal, como combinar cores e estampas na decoração?

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies