Cor pêssego: o que ela significa e como usar na decoração?
Se você gosta de paletas delicadas e suaves, mas com um toque de personalidade, vai adorar a cor pêssego.
Estamos falando de Peach Fuzz, que foi escolhida como a cor de 2024 pela Pantone e promete fazer sucesso nos próximos meses, da arquitetura à moda.
Ficou com vontade de saber mais sobre a cor pêssego? Neste conteúdo, entenda o significado da tonalidade do ano e veja dicas para combinar a nuance com a sua decoração.
Qual é exatamente a cor pêssego?
Engana-se quem pensa que a cor pêssego é a mesma da fruta. Na verdade, trata-se de uma tonalidade mais clara, que pertence à família cromática do salmão e do coral.
Integrante da paleta de tons pastel, ela é o resultado de uma mistura do rosa-pálido com o laranja.
Pode ser encontrada no mercado em diferentes variações, das suaves às intensas. Com um toque quente, é a cara do verão! Remete à textura aveludada da fruta.
O que a cor pêssego transmite?
Charmosa e sofisticada, a cor pêssego transmite energia e vitalidade. Ao mesmo tempo, também traz uma sensação de conforto e torna qualquer ambiente mais convidativo.
A tonalidade que representa 2024 segundo a Pantone, empresa norte-americana de consultoria de cores, evoca sensações que remetem a calor e otimismo.
Peach Fuzz também está ligada à harmonia e ao equilíbrio — tudo o que precisamos em meio a uma rotina atribulada.
Reparou que a cor pêssego lembra o entardecer? Essa conexão com a natureza é um dos pontos positivos da tonalidade, que exala frescor e um ar radiante.
Em versões mais suaves, evoca leveza e tranquilidade. Para quem quer energia extra, os tons intensos são a pedida ideal.
Leia também:
- Peach Fuzz: 6 opções de revestimento cor pêssego para aderir à trend
- Mistura de cores: tudo o que você precisa saber para a sua decoração
- Arte bruta: conheça a tendência do design de interiores
Com quais tonalidades a cor pêssego combina?
Mesmo que não esteja entre as tonalidades neutras clássicas, é mais fácil do que você imagina inserir a cor pêssego na decoração da sua casa.
Seja em uma parede inteira ou em detalhes, como mantas ou almofadas, ela adiciona leveza e suavidade ao ambiente. Com as combinações certas, também traz aquela dose de energia a diferentes estilos.
Quer mais ideias para incluir a cor do ano no seu décor? Saiba com quais paletas a tonalidade Peach Fuzz dá match.
Tons neutros
Para quem não abre mão de um ambiente sofisticado e clean, a combinação de uma paleta neutra com a cor pêssego pode dar certo.
Branco, bege, off-white e cinza funcionam como o plano de fundo perfeito para deixar o Peach Fuzz brilhar.
Verde ou azul
Combinação que exala criatividade, mas sem deixar o aconchego de lado.
Uma ideia é usar o Peach Fuzz em uma parede ou um móvel de destaque e inserir outros elementos em tons de verde ou azul. Vale quadros, almofadas ou até plantas espalhadas pelo ambiente.
O contrário também dá certo: se o seu espaço já tem um tom de verde ou azul como protagonista, incluir detalhes na cor pêssego deixa tudo mais atual e sofisticado.
Tons quentes
Quer uma alternativa para realçar cores como o vermelho? Troque os neutros pela cor pêssego, que funciona como plano de fundo e deixa as tonalidades fortes ainda mais intensas.
Vale ter cuidado na hora de equilibrar proporções para manter a harmonia do espaço. A dica é deixar o Peach Fuzz em áreas maiores, como as paredes, e o tom quente escolhido em móveis ou acessórios.
Ambiente monocromático
Elegante e charmosa, a cor pêssego nem sempre precisa de companhia para agregar personalidade a um ambiente.
Você pode investir em diferentes tonalidades de alaranjado e rosado para criar composições interessantes e modernas.
Vale mesclar tons claros na parede e escuros no mobiliário, por exemplo. Ou até apostar em tintas ou revestimentos que mesclem diversas nuances, como uma pintura orgânica ou um degradê.
Como usar a cor pêssego na decoração?
Como vimos, a cor do ano de 2024 esbanja versatilidade e combina com diferentes tons. Dos projetos clássicos aos modernos, Peach Fuzz adiciona estilo e conforto aos ambientes.
Ficou com vontade de embarcar nessa tendência? Então, confira algumas ideias para incluir a nuance na sua casa.
Na parede
Não tenha medo de deixar a cor pêssego brilhar em uma parede inteira — ou até no ambiente todo!
Mesmo não sendo uma tonalidade neutra tradicional, ela consegue transmitir leveza e não sobrecarrega os espaços.
Se pintar ou revestir mais de uma parede, aposte em complementos em tons claros, como a bancada e a prateleira do banheiro do projeto acima.
Como ponto de cor
Muitas vezes, um cantinho colorido é o suficiente para transformar completamente um ambiente, não é mesmo?
Na cozinha em destaque, a bancada para refeições rápidas ganhou charme com o revestimento em cor pêssego, aplicado apenas na área da mesa.
Bastou para deixar o espaço mais aconchegante e estiloso.
Em combinações na mesma paleta
Gosta de tons pastel? Então, aproveite outras alternativas da mesma paleta para combinar com a cor pêssego. Fica delicado e interessante, como neste banheiro com ar retrô.
Nos detalhes
Mais uma vez, a cor pêssego prova a sua versatilidade. Na área gourmet acima, ela aparece nos detalhes para acrescentar personalidade.
O revestimento escolhido para as pilastras dá um toque colorido e faz com que o ambiente fique acolhedor. A tonalidade se repete também no mobiliário, quebrando o ar sóbrio.
Viu como a cor pêssego pode ser a escolha certa para trazer mais estilo e aconchego? Aproveite para conhecer outras tendências de arquitetura e decoração para renovar a sua casa em 2024!