21.12.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Ambiente com predes na cor pêssego. A bancada tem pedras, há estantes nas paredes com produtos, um grande espelho e, ao fundo, temos o exterior do ambiente refletido na imagem do espelho
Gardens by the Bay revela o projeto de Singapura de ser uma cidade dentro de um grande jardim (Foto: Fabio Achilli)

Cor pêssego: o que ela significa e como usar na decoração?

 minutos de leitura
calendar-blank-line
21.12.2023
Escolha da Pantone para 2024, cor pêssego combina com diferentes estilos de projetos. Saiba como usar a tonalidade na sua casa
minutos de leitura

Se você gosta de paletas delicadas e suaves, mas com um toque de personalidade, vai adorar a cor pêssego.

Estamos falando de Peach Fuzz, que foi escolhida como a cor de 2024 pela Pantone e promete fazer sucesso nos próximos meses, da arquitetura à moda.

Ficou com vontade de saber mais sobre a cor pêssego? Neste conteúdo, entenda o significado da tonalidade do ano e veja dicas para combinar a nuance com a sua decoração. 

Qual é exatamente a cor pêssego?

Banheiro com meia parede em revestimento na cor pêssego, armários em madeira com bancada clara, prateleiras com enfeites e espelho
Direto da família dos tons pastel, cor pêssego adiciona leveza e charme aos ambientes (Projeto: Juliana Faria) / Foto: Gustavo Awad)

Engana-se quem pensa que a cor pêssego é a mesma da fruta. Na verdade, trata-se de uma tonalidade mais clara, que pertence à família cromática do salmão e do coral.

Integrante da paleta de tons pastel, ela é o resultado de uma mistura do rosa-pálido com o laranja. 

Pode ser encontrada no mercado em diferentes variações, das suaves às intensas. Com um toque quente, é a cara do verão! Remete à textura aveludada da fruta.

O que a cor pêssego transmite?

Cozinha com parede em revestimento na cor pêssego, armários claros e mesa com cadeiras. Há uma geladeira em aço inox
Quer deixar a sua cozinha mais aconchegante? Aposte em detalhes na cor pêssego (Projeto: Fabiola Constantino / Foto: Leo Lobato)

Charmosa e sofisticada, a cor pêssego transmite energia e vitalidade. Ao mesmo tempo, também traz uma sensação de conforto e torna qualquer ambiente mais convidativo.

A tonalidade que representa 2024 segundo a Pantone, empresa norte-americana de consultoria de cores, evoca sensações que remetem a calor e otimismo.

Peach Fuzz também está ligada à harmonia e ao equilíbrio — tudo o que precisamos em meio a uma rotina atribulada. 

Reparou que a cor pêssego lembra o entardecer? Essa conexão com a natureza é um dos pontos positivos da tonalidade, que exala frescor e um ar radiante.

Em versões mais suaves, evoca leveza e tranquilidade. Para quem quer energia extra, os tons intensos são a pedida ideal. 

Leia também:

Com quais tonalidades a cor pêssego combina?

Mesmo que não esteja entre as tonalidades neutras clássicas, é mais fácil do que você imagina inserir a cor pêssego na decoração da sua casa.

Seja em uma parede inteira ou em detalhes, como mantas ou almofadas, ela adiciona leveza e suavidade ao ambiente. Com as combinações certas, também traz aquela dose de energia a diferentes estilos. 

Quer mais ideias para incluir a cor do ano no seu décor? Saiba com quais paletas a tonalidade Peach Fuzz dá match.

Tons neutros

Banheiro claro com armário em madeira e metais pretos, além de detalhe com revestimento na cor pêssego no box
Para adicionar charme a um ambiente neutro, vale inserir a cor pêssego nos detalhes, como no nicho deste banheiro (Projeto: Ana Toscano Arquitetura e Interiores / Foto: Julia Ribeiro)

Para quem não abre mão de um ambiente sofisticado e clean, a combinação de uma paleta neutra com a cor pêssego pode dar certo. 

Branco, bege, off-white e cinza funcionam como o plano de fundo perfeito para deixar o Peach Fuzz brilhar.

Verde ou azul

Cozinha com revestimento em cor pêssego na parede, armários em azul e eletrodomésticos pretos
Mix de cores que dá certo: experimente unir a cor pêssego com tons de azul ou verde (Projeto: Renata Munhoz da Rocha, Estudio Kaz)

Combinação que exala criatividade, mas sem deixar o aconchego de lado. 

Uma ideia é usar o Peach Fuzz em uma parede ou um móvel de destaque e inserir outros elementos em tons de verde ou azul. Vale quadros, almofadas ou até plantas espalhadas pelo ambiente.

O contrário também dá certo: se o seu espaço já tem um tom de verde ou azul como protagonista, incluir detalhes na cor pêssego deixa tudo mais atual e sofisticado.

Tons quentes

Quer uma alternativa para realçar cores como o vermelho? Troque os neutros pela cor pêssego, que funciona como plano de fundo e deixa as tonalidades fortes ainda mais intensas.

Vale ter cuidado na hora de equilibrar proporções para manter a harmonia do espaço. A dica é deixar o Peach Fuzz em áreas maiores, como as paredes, e o tom quente escolhido em móveis ou acessórios.

Ambiente monocromático

Banheiro com revestimento em madeira acima. Na parte de baixo, um degradê de revestimentos em diferentes tons alaranjados. Há luminárias, espelho e bancada clara
Que tal investir no degradê em cor pêssego? Essa foi a aposta para modernizar este banheiro, com revestimentos em diferentes nuances (Projeto: Pallet Arquitetura / Foto: Marco Torelli)

Elegante e charmosa, a cor pêssego nem sempre precisa de companhia para agregar personalidade a um ambiente. 

Você pode investir em diferentes tonalidades de alaranjado e rosado para criar composições interessantes e modernas. 

Vale mesclar tons claros na parede e escuros no mobiliário, por exemplo. Ou até apostar em tintas ou revestimentos que mesclem diversas nuances, como uma pintura orgânica ou um degradê.

Como usar a cor pêssego na decoração?

Como vimos, a cor do ano de 2024 esbanja versatilidade e combina com diferentes tons. Dos projetos clássicos aos modernos, Peach Fuzz adiciona estilo e conforto aos ambientes.

Ficou com vontade de embarcar nessa tendência? Então, confira algumas ideias para incluir a nuance na sua casa.

Na parede

Banheiro com revestimento cor pêssego nas paredes, bancada e prateleira beges. Há um espelho em formato orgânico na parede, e outra composição com espelhos menores ao lado
Quer um ambiente com personalidade? Aposte na cor pêssego para as paredes, que ficam lindas com mobiliário e acessórios em tons neutros (Projeto: Miguel Aires, Terras Arquitetura)

Não tenha medo de deixar a cor pêssego brilhar em uma parede inteira — ou até no ambiente todo! 

Mesmo não sendo uma tonalidade neutra tradicional, ela consegue transmitir leveza e não sobrecarrega os espaços. 

Se pintar ou revestir mais de uma parede, aposte em complementos em tons claros, como a bancada e a prateleira do banheiro do projeto acima.

Como ponto de cor

Cozinha com revestimento cor pêssego na área da bancada de refeições e revestimento claro nas demais. Há pratos pendurados na parede de fundo, e prateleiras com itens decorativos e potinhos na parede colorida. Um cachorrinho aparece ao fundo
Para quem não quer ousar demais, um cantinho da casa com a cor pêssego já atualiza o espaço (Projeto: Studio Ideia Arquitetura / Foto: Gustavo Matos)

Muitas vezes, um cantinho colorido é o suficiente para transformar completamente um ambiente, não é mesmo?

Na cozinha em destaque, a bancada para refeições rápidas ganhou charme com o revestimento em cor pêssego, aplicado apenas na área da mesa. 

Bastou para deixar o espaço mais aconchegante e estiloso.

Em combinações na mesma paleta

Lavabo em paleta pastel fica lindo com a parede em cor pêssego combinada com o armário rosa (Projeto: Mariana de Carvalho Oliveira / Foto: Luana Castro)

Gosta de tons pastel? Então, aproveite outras alternativas da mesma paleta para combinar com a cor pêssego. Fica delicado e interessante, como neste banheiro com ar retrô.

Nos detalhes

Cozinha com revestimentos claros, armário em madeira, mesa com duas cadeiras, bancada da pia com armários claros e pilastras com revestimento na cor pêssego
Cor pêssego ajuda a quebrar a sobriedade dos ambientes, como essa área gourmet em tons acinzentados (Projeto: Cor Arquitetura)

Mais uma vez, a cor pêssego prova a sua versatilidade. Na área gourmet acima, ela aparece nos detalhes para acrescentar personalidade. 

O revestimento escolhido para as pilastras dá um toque colorido e faz com que o ambiente fique acolhedor. A tonalidade se repete também no mobiliário, quebrando o ar sóbrio.

Viu como a cor pêssego pode ser a escolha certa para trazer mais estilo e aconchego? Aproveite para conhecer outras tendências de arquitetura e decoração para renovar a sua casa em 2024!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Cor pêssego: o que ela significa e como usar...

Cor pêssego: o que ela significa e como usar na decoração?

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies