22.08.2022
Avaliação
()
0

Concurso Archtrends e Casoca: conheça os vencedores

Chegou a hora de conhecer os três vencedores do Concurso Archtrends e Casoca, além das sete menções honrosas! Confira os projetos que se destacaram
minutos de leitura

No início de agosto, anunciamos o concurso Archtrends e Casoca, voltado para profissionais e estudantes de arquitetura e design de todo o Brasil. Agora, é a hora de conhecer os grandes vencedores, além das menções honrosas!

Esse foi o primeiro concurso da Portobello. Nele, os participantes precisaram criar um ambiente de convivência social usando um ou mais produtos da marca.

Também fazia parte do desafio que o ambiente fosse em uma residência familiar, e que tivesse como princípio arquitetônico a sustentabilidade.

Ou seja, que trouxesse elementos para a redução dos impactos da construção ao meio ambiente, o uso de fontes renováveis, de materiais conscientes, entre outras possibilidades.

Nas linhas a seguir, confira mais informações sobre o concurso Archtrends e Casoca e descubra quem são os vencedores!

Critérios de avaliação do concurso Archtrends e Casoca

Para participar do concurso Archtrends e Casoca, os participantes precisaram atender aos critérios básicos do desafio, que falamos anteriormente.

E para avaliar os projetos recebidos, foram usados os seguintes critérios, respeitando o regulamento do concurso:

Inovação e Criatividade. Soluções disruptivas saltam aos olhos e destacaram os projetos do concurso Archtrends e Casoca pela qualidade dos espaços, desde que realistas no contexto brasileiro.

Valorização dos produtos Portobello. A ideia era dar destaque às cerâmicas para além do piso. Paredes, painéis, bancadas… Quanto mais demonstrações de uso, melhor!

Sustentabilidade. Foram observadas questões como a qualidade energética, o conforto ambiental, além da preocupação com a geração de resíduos.

Premiação proporciona experiências e networking

Os três primeiros colocados no concurso Archtrends e Casoca vão visitar a fábrica da Portobello com o Casoca. E todos os custos estão inclusos!

Além disso, também ganham ingresso para participar presencialmente do Archtrends Summit 2022, assim como as sete menções honrosas. Uma experiência que proporciona ainda networking em um dos eventos de arquitetura e design que vem se consolidando a cada ano.

Os grandes vencedores do concurso Archtrends e Casoca

Chegou a hora de revelar os três projetos que se destacaram no concurso Archtrends e Casoca e levaram a premiação.

Entre os nomes estão profissionais e estudantes de todas as regiões do país, tornando o resultado diverso, assim como a cultura do nosso país. Acompanhe!

Living Integrado, de Anderson Nogueira

Projeto vencedor do concurso Archtrends e Casoca traz ambientes integrados (Projeto: Anderson Nogueira)

De Anderson Nogueira, de Feira de Santana (BA), o Living Integrado foi definido por ele como “sexy e aconchegante”. Tudo o que um espaço pensado para uma família precisa ter. Afinal, são características ideais para passar tempo juntos no dia a dia.

Basicamente, o living se integra a outros espaços importantes da casa, como a cozinha e a sala de jantar, proporcionando a interação.

Para delimitar os espaços, foram usados pequenos estares e o painel na Lastra Or de Cacau. Outros produtos da Portobello ganham destaque, como Classic Marquinia e Verde Alpi, que abrigam a coleção de vinhos.

A versatilidade dos produtos Portobello aparece ainda no aparador com Lastra Classic Marquinia. Já para o piso, a escolha foi Soma Concreto Puro. Na mesa de jantar, o revestimento Bleu de Savoie é mais um dos destaques do ambiente.

No quesito sustentabilidade, importante no concurso Archtrends e Casoca, o projeto também tem alguns pontos importantes.

Além dos produtos Portobello, que têm fabricação cheia de práticas sustentáveis, ainda tem as esquadrias de vidro fotovoltaico. Ou seja, capaz de transformar o calor dos raios solares em energia elétrica.

Há ainda um paredão de plantas na direção de todas as esquadrias, o que ajuda a melhorar a qualidade do ar, amenizando também as temperaturas.

Já na cozinha, há duas composteiras domésticas, capazes de transformar restos de alimentos e demais resíduos orgânicos em adubos.

Para completar, o teto em concreto aparente permitiu a economia de material e possíveis resíduos da obra.

Living Luar do Sertão, de Daniel Carneiro

Soluções sustentáveis permitem a entrada de luz, ventilação e ainda a vista para o luar (Projeto: Daniel Carneiro)

Com inspiração no nordeste brasileiro, o Living Luar do Sertão, de Daniel Carneiro (de Caruaru, PE), mistura os tons terrosos e quentes da região com os tons frios do luar.

Sala de estar e de jantar estão perfeitamente integradas à área externa, proporcionando uma vista para a água da piscina e para o verde das plantas, gerando a sensação de amplitude, calor e aconchego.

Para integrar e, ao mesmo tempo, abraçar, o espaço tem volume em madeira. O material serve tanto para demarcar a entrada quanto para dar lugar ao aparador que serve como bar, formando também uma unidade visual.

Os tons claros do mobiliário, do piso e de outros elementos contrastam de forma harmônica com a parede em lastra Verde Alpi.

Já a parede do lado oposto traz revestimento Kit Soul Montain, formando um painel que é uma verdadeira obra de arte. O revestimento ainda ajuda a levar movimento e leveza para o projeto.

Vale destacar que o mobiliário em formas orgânicas é uma das maneiras de remeter à natureza e aumentar o bem-estar neste projeto vencedor do concurso Archtrends e Casoca.

Do lado de fora do living, brises verticais permitem ver o céu e ainda contam com placas de energia solar acopladas. Assim, o projeto ganha em eficiência energética.

Vale destacar ainda as portas pivotantes em 360º, que proporcionam a entrada de luz e ventilação natural durante todo o dia.

Projeto CT, de Natalia Serain

Sustentabilidade aparece em projeto desde a posição da construção no terreno (Projeto: Natalia Serain)

Outro grande vencedor do concurso Archtrends e Casoca foi o Projeto CT, de Natalia Serain, de São José dos Campos, SP. Fazendo jus ao desafio proposto, o ambiente é perfeito para uma família que gosta de passar tempo junta.

Para isso, vemos ambientes integrados, desde a cozinha/área gourmet, passando pela sala de jantar e de estar, até o espaço pensado para assistir à televisão.

Entre as estratégias sustentáveis do projeto estão placas solares. Outro ponto fundamental é a posição dos ambientes na residência.

Ao considerar a trajetória do sol durante o dia, é possível reduzir o consumo de energia elétrica, principalmente quanto ao uso de aparelhos como ar-condicionado e ventilador.

Além disso, a posição das janelas permite a ventilação cruzada, mantendo os espaços mais frescos.

Já para reduzir a quantidade de resíduos da obra, a paginação do piso foi pensada para evitar quebra e, consequentemente, a quantidade de material descartado.

7 projetos também ganharam destaque com menção honrosa

O concurso Archtrends e Casoca também destacou sete projetos, que levam ingresso para o Archtrends Summit e, claro, a menção honrosa. São eles:

Sala Isokan, de João Gabriel

Nome do projeto reflete escolhas que proprocionam integração e união (Projeto: João Gabriel)

Versátil e acolhedora, a sala Isokan, de João Gabriel (Vitória da Conquista, BA), traz no nome seu propósito. Afinal, Isokan quer dizer união em Iorubá, uma das maiores etnias africanas.

Os ambientes integrados proporcionam convivência e interação. Já a sustentabilidade aparece por meio da biofilia, que leva a natureza para dentro, seja por meio das plantas ou da luz solar que entra pelas aberturas e pelo pergolado de treliça no corredor principal.

Entre os produtos da Portobello que ganham destaque estão os revestimentos Bleu de Savoie, Oh!Take Heaven e Terralma Noronha.

Além disso, o arquiteto usou peças de design assinadas por Ruy Ohtake em parceria com a Portobello: a Mesa de Jantar Impar e as mesas de centro Sambinha.

Lazer da Família Resenha, da Arq-i arquitetura e Iluminação

Área externa proporciona lazer em família ou com visitantes (Projeto: Arq-i arquitetura e Iluminação)

A casa de um casal jovem, idealizada pela Arq-i arquitetura e Iluminação (João Pessoa, PB), traz área de lazer perfeita para confraternizações.

O projeto usa madeira ecológica no deck, iluminação em LED e aquecimento da água por boiler. Além disso, há o uso de energia solar e, o SPA, tem sistema próprio para tratar a água, evitando desperdício, entre outras soluções sustentáveis.

Um dos destaques da Portobello são os revestimentos marmorizados Bianco Covelano e Pietrasanta. O projeto ainda usa Posto 12, Marea, Sunset Rio e Brasília Concreto Cinza.

Residência CE, do Estúdio 2 Arquitetura

Em meio ao verde, casa foi pensada para servir de refúgio (Projeto: Estúdio 2 Arquitetura)

Na Residência CE, do Estúdio 2 Arquitetura (Rio Claro, SP), a ideia foi projetar uma casa que pudesse servir como refúgio. Um espaço para se desligar das informações externas e se voltar para a quietude e a tranquilidade do lar.

Sendo assim, a prioridade na arquitetura e na decoração foi o conforto. Tudo isso, claro, sem abrir mão de soluções sustentáveis, como o telhado verde e cisterna, para captação da água da chuva. Já entre os produtos Portobello usados estão Pietra Lombarda Off White, Verde Alpi e Cottage Cannelle.

Living Soma, de Renata Figueiredo - Estúdio AURE

Protagonista, produto da Portobello dá nome ao projeto que levou menção honrosa no concurso Archtrends e Casoca (Projeto: Renata Figueiredo - Estúdio AURE)

O nome do projeto já demonstra que um dos desafios do concurso Archtrends e Casoca foi cumprido com sucesso. Afinal, paredes com Soma Concreto ganham destaque no ambiente de Renata Figueiredo, do Estúdio AURE, de Belo Horizonte (MG).

A natureza invade o espaço com formas e cores de um design que abraça. Paredes em pedra natural ajudam a levar aconchego térmico e charme, junto com o piso Brasília Concreto Cinza.

Living Estação da Luz, de Amanda

Iluminação e ventilação natural são destaques em projeto inspirado no nordeste brasileiro (Projeto: Amanda)

A regionalidade nordestina aparece com um toque de contemporaneidade no Living Estação da Luz, da pernambucana Amanda. Entre os destaques do projeto estão o máximo aproveitamento da luz e da ventilação natural. Assim, além de sustentável, ainda proporciona aconchego.

O ambiente recebeu variações de Oh!Take Moon, além de Oh!Take Home e Gauche Brume no painel da televisão.

Cozinha da Família, de Ana Lara Vanoni Martins

Ambiente especial em casa, a cozinha ganha sustentabilidade graças aos materiais escolhidos
(Projeto: Ana Lara Vanoni Martins)

Sem dúvida, a cozinha é um dos espaços mais importantes da casa, além de ser responsável por momentos de integração. E é justamente esse ambiente contemplado no projeto de Ana Lara Vanoni Martins, de São Sebastião do Paraíso, MG.

Uma das soluções sustentáveis é o Cobogó Planalto White. Além disso, traz bancada revestida com Bianco di Lucca. Outro revestimento de destaque é Bleu de Savoie, além do piso Ms. Barcelona Acero.

Casa da Árvore, de Beatriz Batista Arquitetura e Interiores

Floresta invade o interior por meio de projeto que integra espaços (Projeto: Beatriz Batista Arquitetura e Interiores)

Fechando as menções honrosas do concurso Archtrends e Casoca, temos a Casa da Árvore, de Beatriz Batista Arquitetura e Interiores, de Itanhaém, SP. Como sugere o nome, a ideia foi justamente trazer a atmosfera da floresta para dentro de casa.

A arquitetura minimalista e contemporânea remete a um ambiente tranquilo e confortável. Para isso, foi usado Oh!Take Forest, além de Verano Esmeralda na piscina.

Agora que você já conhece todos os premiados no concurso Archtrends e Casoca, que tal entender melhor como ter projetos sustentáveis? Descubra como criar projetos de casas autossuficientes!

Compartilhe
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas
Sua avaliação

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2022- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies