07.08.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
cinozucchilavazza
Sede da Lavazza está entre projetos mais recentes do escritório CZA, de Cino Zucchi (Foto: Andrea Martiradonna)

Cino Zucchi é convidado da POLI.DESIGN para o Archtrends Summit

 minutos de leitura
calendar-blank-line
07.08.2023
Entre os convidados de peso do Archtrends Summit 2023, está o arquiteto italiano Cino Zucchi, convidado especial pela POLI.DESIGN
minutos de leitura

Renomado arquiteto italiano, Cino Zucchi assina obras que se destacam mundialmente. Isso porque ele tem uma visão inovadora e abordagem única da arquitetura contemporânea.

Com muito a contribuir com outros profissionais e estudantes de arquitetura e design, Zucchi é um dos palestrantes do Archtrends Summit 2023

Ele foi convidado pela POLI.DESIGN, instituição da Politecnico di Milano que assina a curadoria do evento.

>>>> Garanta seu ingresso para o Archtrends Summit!

Enquanto o grande dia não chega, que tal conhecer um pouco mais sobre a vida e a obra de Cino Zucchi? Acompanhe a leitura!

A vida e a trajetória de Cino Zucchi

Cino Zucchi desenhando
Italiano, Cino Zucchi é responsável por grandes projetos no país e no exterior (Foto: Divulgação)

Cino Zucchi nasceu em Milão, Itália, em 1955. Sua paixão pela arquitetura surgiu cedo, influenciada por sua família, que tinha ligações com o mundo das artes e do design.

A bagagem cultural e o ambiente criativo em que ele cresceu foram fundamentais para moldar sua sensibilidade arquitetônica.

Em 1978, formou-se em Arte e Design pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (Cambridge, Massachusetts). Além disso, obteve uma Laurea em Arquitetura pelo Politecnico di Milano.

Professor 

Atualmente, Cino Zucchi é Professor Titular de Projeto Arquitetônico e Urbano do Politecnico di Milano, além de ser membro do programa de doutorado.

Foi ainda Professor Visitante John T. Dunlop em Habitação e Urbanização na Escola de Design da Universidade de Harvard.

Isso sem falar na sua atuação como professor convidado em diferentes universidades, como Syracuse University, em Florença; ETH, em Zurique; e a Universidad Politécnica, em Madri.

Em sua trajetória acadêmica, ele lecionou em muitos workshops de design internacionais, conquistando seu espaço entre os principais nomes da arquitetura atual.

Autor

Cino Zucchi olhando para a câmera
Além de arquiteto, Cino Zucchi também tem livros publicados sobre o tema (Foto: Divulgação)

Cino Zucchi ainda escreveu artigos e livros sobre história e teoria da arquitetura. Por causa desses trabalhos, participou de várias edições da Trienal de Milão e da Bienal de Arquitetura de Veneza.

Por exemplo, ele foi curador do Pavilhão Italiano na edição de 2014 da Bienal. A instalação que assinou em 2012, chamada Copycat, recebeu menção honrosa.

E não para por aí! Zucchi foi presidente do júri no Prêmio Mies van der Rohe em 2015. Também é membro da equipe internacional de pesquisa ARE_Living sobre inovação em habitação.

O arquiteto coleciona publicações. Seus ensaios a respeito de desenho urbano, história e teoria da arquitetura já saíram em diversas revistas. 

Isso inclui grandes títulos, como Domus, Casabella, Abitare, San Rocco, Qa (em que já atuou como editor) e Lotus International (em que foi membro do fórum).

Zucchi também registrou suas ideias em livros. Entre eles, L'architettura dei cortili milanesi 1535-1706, de 1989; Cino Zucchi. Inspiração e Processo na Arquitetura, de 2012; e Everyday Wonders. Luigi Caccia Dominioni e o complexo corso Italia, de 2018.

As principais obras de Cino Zucchi

Prédio do Grupo M, um dos projetos de destaque do estúdio CZA, de Cino Zucchi
Prédio do Grupo M é um dos projetos de destaque do estúdio CZA (Foto: Daniele Domenicali)

Em conjunto com o seu estúdio Cino Zucchi Architetti (CZA), o arquiteto projetou e construiu muitos edifícios. 

Seu objetivo é criar soluções espaciais considerando a vida contemporânea no contexto europeu — que, segundo ele, é complexo e, ao mesmo tempo, delicado.

Entre os projetos residenciais, estão construções em Veneza, Milão e Ancona. Há também espaços públicos, como museus.

Destaque ainda para o COIMA Headquarters, em Milão. Trata-se de um edifício corporativo que se destaca por sua elegância e integração. Assim, oferece ambientes flexíveis e interativos para os ocupantes.

Tem o Bicocca Village, também em Milão. Esse é um projeto de revitalização urbana que transformou uma antiga zona industrial em um vibrante bairro com habitação, incluindo espaços públicos e comerciais,

Vale citar a renovação do Antigo Porto de Trieste. Zucchi liderou a transformação da antiga área portuária, criando uma paisagem urbana atraente e funcional.

Museu Nacional do Automóvel de Turim, assinado pelo escritório CZA, de Cino Zucchi
Museu Nacional do Automóvel, em Turim, tem assinatura do escritório de Cino Zucchi (Foto: Divulgação)

Entre seus projetos mais recentes estão escritórios e edifícios residenciais na área da antiga Alfa Romeo, em Milão. Vale ainda mencionar o prédio do Grupo M em Assago (Milão) e a sede da Salewa, em Bolzano.

O escritório de Zucchi atuou em complexos residenciais em Milão, Parma, Ravenna e Bolonha. Um dos destaques é a sede da Lavazza, além da renovação e da ampliação do Museu Nacional do Automóvel, ambos em Turim, e da loja Almini, em Milão.

As premiações recebidas por Cino Zucchi

Os projetos de Cino Zucchi participaram de concursos de arquitetura e urbanismo na Itália e em outras partes do mundo.

O projeto para a área abandonada da antiga fábrica da Junghans, em Giudecca (Veneza), por exemplo, recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais.

Entre eles, menção no Mies van der Rohe Award 2001; medalha de ouro para a Arquitetura Italiana 1995-2003 e 2004-2006; Brick Award 2004; Piranesi Award 2001; Architecture Award "Municipality of Venice" 2005; e Prêmio ECOLA 2008.

Leia também:

Cino Zucchi é convidado no Archtrends Summit 2023

Archtrends Summit 2022
Aberto ao público, Archtrends Summit 2023 vai receber grandes nomes, como Cino Zucchi (Foto: Guto Campos)

O engajamento de Cino Zucchi no atual debate internacional sobre teoria do desenho urbano na prática é amplamente reconhecido. Como resultado, o arquiteto conserva relações e ganha notoriedade.

Convidado pela POLI.DESIGN, que faz a curadoria do evento, ele é um dos palestrantes do Archtrends Summit 2023, que acontece no dia 5 de setembro. 

O encontro será no Teatro Santander, em São Paulo, e vai receber profissionais de arquitetura e design, além de estudantes. O fórum de criatividade está em sua 7ª edição e pela primeira vez será aberto ao público.

Além de receber grandes nomes nacionais e internacionais, o evento ainda é uma oportunidade única para fazer networking.

Quer participar do Archtrends Summit 2023? Acesse o site agora mesmo e garanta seu ingresso!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Cino Zucchi é convidado da POLI.DESIGN para ...

Cino Zucchi é convidado da POLI.DESIGN para o Archtrends Summit

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies