20.11.2019
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Arquitetura + decoração

 minutos de leitura
calendar-blank-line
20.11.2019
O casal de arquitetos Leandro e Rafaela Francis se divide entre as visões macro e micro de projeto, num trabalho colaborativo.
minutos de leitura

A excelência vem do coletivo. É nisso que acredita o Estúdio LF, de Anápolis, Goiás. O escritório de arquitetura é liderado pelo casal Leandro e Rafaela Francis e composto por uma equipe de mais sete arquitetos. Os projetos são desenvolvidos em conjunto, o que, eles acreditam, agrega complexidade e resulta em soluções mais completas.

Os arquitetos Leandro e Rafaela Francis, do Estúdio LF
Arquitetos Leandro e Rafaela Francis, do Estúdio LF

“Às vezes eu consigo visualizar coisas que o Leandro não visualizou e vice-versa. Nossa colaboração gera projetos melhores”, acredita Rafaela. Ela ingressou no Estúdio LF em 2018, após se formar em arquitetura pela UniEvangélica de Anápolis. O escritório foi fundado por Leandro em 2012, logo após sua formatura em arquitetura na PUC de Goiás.

Nos primeiros anos, o projeto de interiores não era oferecido pelo Estúdio LF. “O escritório fazia casas bacanas, mas na hora da escolha de acabamentos e mobiliário, muitas vezes os clientes procuravam outros profissionais. Percebemos que era importante suprir essa necessidade”, relembra Rafaela. Ela naturalmente se interessava por decoração. “Eu sempre pensei mais no micro do que no macro. Já o Leandro ama arquitetura”, explica.

Loja Liá projeto do Estúdio LF. No piso Concretíssyma para agradar às clientes mais descoladas
Loja Liá projeto do Estúdio LF. No piso Concretíssyma para agradar às clientes mais descoladas

Os projetos são concebidos por Leandro, que cria o conceito. Ele já elenca os materiais principais. Em seguida, Rafaela expõe sua visão para os interiores e sugere materiais complementares. Toda a equipe do escritório colabora com mais ideias. Juntos, Leandro e Rafaela fazem a revisão. “Conseguimos apresentar um projeto bem detalhado”, conta ela.

Oferecer um projeto completo é importante para Rafaela, que acredita que arquitetura vai além de beleza e estética. “Afeta o estado psicológico das pessoas. Pode produzir bem-estar”, diz. Ela se preocupa com conforto térmico e acústico e como as cores do ambiente influenciarão os frequentadores. “Quero que o cliente se sinta bem, se sinta em casa, se sinta feliz”, continua.

4Loja Liá, projeto do Estúdio LF. A loja é uma das principais de moda feminina em Anápolis
Loja Liá, projeto do Estúdio LF. A loja é uma das principais de moda feminina em Anápolis

Leandro concorda e completa que o papel do arquiteto é realizar o sonho do cliente. Esse sonho pode ser uma residência, mas também um empreendimento comercial. “A arquitetura é fundamental para um comércio ser funcional e lucrativo. Uma boa arquitetura agrega valor à marca”, diz ele. 

É o caso da Loja Liá, loja de vestuário feminino em Anápolis, projetada pelo Estúdio LF. O envolvimento dos arquitetos começou já na escolha do imóvel. “Antes de fechar o contrato de aluguel, os proprietários nos chamaram para garantir que a construção comportaria o programa”, relembra Rafaela. O ponto principal do projeto é a planta livre. As araras são móveis, o que permite variar a configuração do espaço. Como a loja promove muitos eventos, essa liberdade e amplitude fazem sentido.

8 Loja Liá, projeto do Estúdio LF. A loja conta com um café. Receber as clientes com conforto era uma demanda dos proprietários da loja
Loja Liá, projeto do Estúdio LF. A loja conta com um café. Receber as clientes com conforto era uma demanda dos proprietários da loja

A loja atende clientes de dois perfis: mulheres mais sofisticadas, de estilo chique, e outras mais descoladas. Para agradar a ambas, o Estúdio LF apostou na combinação inusitada de mármore e cimento queimado. Na verdade, são reproduções em porcelanato Portobello: Bianco Di Elba e Concretíssyma. Também é da Portobello o rodapé, executado em Area Black. Para trazer aconchego, painéis de madeira natural revestem todo o pé-direito alto.

“Utilizamos Portobello em muitos projetos porque o produto tem qualidade, sustentabilidade, design e tendência. O portfólio é muito versátil, então conseguimos soluções para clientes de gostos mais refinado, clássico ou despojado”, conta Rafaela, que especifica na loja Portobello Shop Anápolis.

7 Loja Liá, projeto do Estúdio LF. A escada executada em Bianco Di Elba certamente trouxe sofisticação
Loja Liá, projeto do Estúdio LF. A escada executada em Bianco Di Elba certamente trouxe sofisticação

Leandro e Rafaela vêm notando uma crescente valorização do profissional de arquitetura em Goiás. Utilizam sua conta no Instagram e o novo canal no YouTube para conscientizar as pessoas sobre a importância do trabalho do arquiteto. Atualmente, 70% de seus clientes vêm do Instagram. Não deixe de seguir: @estudiolf_arquitetura.

 

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Arquitetura + decoração...

Arquitetura + decoração

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies