30.03.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
instagram para arquitetos
O Instagram é uma ótima ferramenta para arquitetos divulgarem seu trabalho (Foto: Freepik)

Como crescer no Instagram com conteúdo de arquitetura?

 minutos de leitura
calendar-blank-line
30.03.2023
Se você quer aprender como crescer no Instagram com conteúdo de arquitetura, não deixe de conferir as dicas que separamos
minutos de leitura

Muitos arquitetos buscam hoje saber como crescer no Instagram. Afinal, estamos falando de um rede baseada na imagem. Ou seja, uma excelente ferramenta de marketing para a área de arquitetura. 

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

Como se não fosse o bastante, o Instagram é simplesmente uma das redes sociais mais populares do mundo, se mostrando relevante para empresas de diferentes segmentos. 

Além de ser uma ótima vitrine, faz tempo que a plataforma adotou recursos dedicados a empresas que querem impulsionar suas vendas através da internet. 

Mas para atingir os resultados almejados, é importante aprender a utilizar suas ferramentas de forma estratégica. 

Descubra agora as principais dicas que vão te ajudar a entender como crescer no Instagram com conteúdo de arquitetura.

Leia também:

Saiba como crescer no Instagram falando de arquitetura

como crescer no instagram
O Instagram é o ambiente perfeito para os arquitetos que desejam mostrar o seu trabalho (Foto: Rawpixel/Freepik)

Crie um perfil de empresa no Instagram

O Instagram oferece a possibilidade de se ter um perfil pessoal ou um perfil profissional. Quando um arquiteto quer aprender como crescer no Instagram, o primeiro passo é criar um perfil profissional. Ou transformar o seu perfil pessoal já existente em um perfil profissional.

A diferença básica entre esses dois formatos são os recursos que a plataforma disponibiliza para cada um deles. 

O perfil profissional possui os recursos ideais para interagir com o seu público, para promover os seus produtos ou serviços e até mesmo para chegar a fechar as vendas.

Use um nome que identifique a sua área de atuação

Se você já conseguiu crescer o seu nome dentro do ramo, e ele já tem uma excelente visibilidade offline, você pode utilizá-lo na plataforma. 

Mas se você ainda não é grande no mundo offline, e quer saber como crescer no Instagram, a melhor opção é utilizar um nome que traduza a sua área de atuação.

Ou seja, aposte em um título que demonstre o estilo de arquitetura que você deseja vender em seus projetos. 

Assim, você será mais facilmente encontrado na plataforma. E quando for visitado, o seguidor vai conseguir identificar rapidamente o seu ramo de atuação. Ele também vai conseguir entender que você é uma opção viável para o que está buscando.

Crie sua personalidade no Instagram

O Instagram de um arquiteto deve traduzir o estilo do seu dono. Não adianta abrir um perfil e começar a postar imagens aleatórias de trabalhos produzidos. 

Para aprender como crescer no Instagram, é fundamental começar a planejar todas as suas ações nas suas redes sociais, especialmente nessa plataforma.

O primeiro passo é traçar uma identidade visual digital que traduza o seu estilo de trabalho. Essa identidade precisa estar presente nos detalhes do perfil, e em cada postagem realizada. 

Em seguida, defina o tom e a voz da sua marca. Utilize este padrão em todas as suas ações, fortalecendo cada vez mais a sua personalidade. Isso vai ajudar a tornar a sua marca única.

Entenda o algoritmo do Instagram

O algoritmo do Instagram é um recurso interno da plataforma. Ele é o responsável por determinar a ordem em que as publicações devem ser exibidas. 

A ordem cronológica é considerada. Porém, as métricas de engajamento possuem um peso muito maior dentro da plataforma. 

Na prática, o algoritmo do Instagram mostra as postagens com maior potencial de engajamento para um maior número de pessoas.

como crescer no instagram
É preciso que o arquiteto entenda o algoritmo para crescer no Instagram (Foto: Freepik)

Se o arquiteto deseja entender como crescer no Instagram, ele precisa entender como esse algoritmo funciona. 

É preciso também atualizar-se sempre sobre as exigências do momento. Afinal, as regras do algoritmo estão sempre mudando, de acordo com o comportamento do público que acompanha a plataforma.

Valorize as suas fotos

O Instagram é uma plataforma visual, recheada de lindas imagens. Por isso, se você deseja aprender como crescer no Instagram, você precisa valorizar as suas fotos

O arquiteto trabalha diretamente com imagem e beleza. Sendo assim, o Instagram é um lugar perfeito para divulgar o seu trabalho, seja através de fotos ou vídeos.

Para isso, busque publicar fotos de qualidade, utilizando aparelhos que contribuam para esse resultado ou contratando um fotógrafo profissional. 

Além disso, procure dicas para saber como valorizar as suas imagens através dos ângulos em que as fotos serão tiradas. 

Outro ponto importante, tanto para fotos como para vídeos, é saber como utilizar as luzes. Assim, você vai obter as melhores imagens e vai arrasar na plataforma.

Elabore boas legendas

É verdade que em um Instagram que oferece conteúdo de arquitetura as imagens são o ponto alto. 

Porém, um bom texto é capaz de fornecer um complemento informativo que potencializará ainda mais o que você gostaria de passar através das suas fotos. 

E é exatamente por isso que as legendas são tão importantes e precisam ser elaboradas com todo cuidado.

Para isso, o ideal é manter um texto elegante e explicativo. Não utilize muitas pontuações e exclamações. 

Tenha ainda cuidado com o excesso de hashtags. Elas ajudam, mas precisam ser usadas com moderação. 

E por fim, se você quer saber como crescer no Instagram, sempre marque o local onde a foto foi tirada. Afinal, essa é outra forma do seu trabalho ser encontrado, e assim, divulgado para mais pessoas.

Interaja com o seu público nos stories

O Instagram possui diversos recursos para os stories. É o caso das enquetes, dos stickers e das caixinhas de pergunta. 

Utilizar esses recursos faz com que os seus seguidores interajam mais com o seu conteúdo. Por isso, se o arquiteto quer saber como crescer no Instagram, essa é uma ferramenta muito importante para ser usada.

Além disso, o Instagram está sempre criando novas formas de interação pelos stories. A plataforma deseja que as pessoas utilizem os recursos que ela disponibiliza. Por isso, tende a presentear os criadores de conteúdo que fazem uso dessas formas de interação.

E o Instagram faz isso através da maior divulgação de quem utiliza esses mecanismos de interação nos stories.

Aposte no reels

O reels é um formato de vídeo que pode ser criado e compartilhado dentro do Instagram. Ele foi projetado para competir com o aplicativo TikTok, que é o principal concorrente da plataforma atualmente. 

Os vídeos curtos são ideais para prender a atenção dos seguidores, despertar o interesse deles e ainda fazê-los compartilhar o seu conteúdo, podendo fazer com que ele seja viralizado.

Viralizar nas redes é uma forma de crescer rapidamente e ganhar destaque no seu trabalho. Não por acaso esse é o desejo de muitos empreendedores que utilizam a plataforma. 

Se o seu objetivo é descobrir como crescer no Instagram, você precisa apostar no reels. Afinal, esse formato tem enorme potencial de viralizar, e assim, aumentar o seu número de seguidores.

Faça conteúdos de antes e depois

As pessoas amam acompanhar transformações. Por isso, os conteúdos de antes e depois tendem a ser muito apreciados. 

O arquiteto realiza um trabalho que foca muito em beleza e em transformações. Modificar um ambiente e fazer com que ele se torne mais belo, funcional e atraente é algo que atrai a curiosidade e a atenção das pessoas.

como crescer no instagram
As pessoas amam acompanhar transformações de grandes projetos pelas redes sociais (Foto: Freepik)

Por isso, se você é arquiteto, não deixe de registrar e publicar todos os seus projetos, mostrando como era e como ficou após o seu trabalho realizado. 

É interessante acompanhar a transformação de grandes projetos, assim como de cômodos únicos. Nada deve ser desprezado, pois essa é uma ótima oportunidade de atrair clientes.

Crie conteúdos despretensiosos

O seu perfil não pode ser utilizado como catálogo de produtos e serviços. Muitos empreendedores, erroneamente, acabam utilizando a plataforma do Instagram apenas para postar fotos e descrições dos seus produtos. 

Se você deseja saber como crescer no Instagram, precisa entender que é fundamental manter o seu seguidor interessado no seu conteúdo. 

Sendo assim, é importante também criar postagens despretensiosas. Ou seja, conteúdos que não fujam do seu objetivo, mas que sejam leves, divertidos, e que não demonstrem a intenção de fazer vendas diretas. 

É claro que você poderá fazer postagens de venda, só não esqueça de intercalar os seus tipos de conteúdo. 

Também é fundamental interagir com os seguidores, responder aos seus comentários é uma das formas de se conectar com eles.

Seja uma referência

O seu seguidor precisa te enxergar como uma autoridade no assunto. Ele precisa querer acompanhar o seu perfil para utilizar as suas postagens como uma referência. 

Portanto, você precisa postar conteúdos que sirvam como inspiração para quem visita o seu perfil. Ou seja, as pessoas devem querer ter ambientes similares aos que você entrega.

Para isso, poste todos os seus melhores trabalhos, e de forma estratégica para encantar todos os seus seguidores. 

Além disso, produza conteúdos que ensinam algo ao seu cliente. Por exemplo, dicas simples de como aproveitar melhor os espaços. Aposte em tudo que possa te ajudar a se colocar em uma posição de referência no assunto.

Construir a sua presença online é fundamental para a carreira, seja no Instagram ou em outras plataformas. Descubra quais são os benefícios de ter um perfil no Archtrends.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Como crescer no Instagram com conteúdo de ar...

Como crescer no Instagram com conteúdo de arquitetura?

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies