Casa Axial: arquitetura brasileira contemporânea reinterpretada no Prêmio Projeto
A Casa Axial é um dos finalistas do Prêmio PROJETO. Em 2024, a Portobello é a patrocinadora da categoria Design de Interiores, que tem oito projetos disputando a premiação que acontece em cerimônia no dia 5 de setembro.
Idealizada pela TAU Arquitetos, nas figuras de Filipe Battazza e Raoni Mariano, a Casa Axial se destaca pela presença de seus ambientes principais.
Além disso, a maneira como os espaços foram concebidos eleva a qualidade do design de interiores dessa residência em Bragança Paulista, no interior de São Paulo. Confira todos os detalhes.
Leia também:
- Design de interiores no Prêmio PROJETO de arquitetura
- Oskar Metsavaht: quando arte, moda, sustentabilidade e porcelanataria se encontram
Conheça a Casa Axial em detalhes
Uma das inspirações para a Casa Axial foi a arquitetura moderna brasileira. Por isso, os arquitetos responsáveis se apropriaram de elementos como concreto armado, beirais, vazios internos e brises.
Contudo, eles aparecem em uma reinterpretação, que permite colocar a marca do escritório TAU Arquitetos no projeto. Além disso, eles aproveitaram as novas possibilidades de materiais, como o porcelanato, trazendo a proposta para os tempos atuais.
Contemporaneidade nos materiais da Casa Axial
Além da estrutura da construção da Casa Axial, a escolha dos materiais também foi fundamental para que o espaço tivesse um ar contemporâneo.
O concreto, por exemplo, é o material com mais destaque. Afinal, é a base do sistema de construção, além de estar presente no acabamento final aparente em pilares do térreo, lajes e vigas do andar superior.
O tom cinza quente que aparece nas lajes, vigas e pilares aparentes foi a base para a escolha do porcelanato Berliner Sand, da Portobello, presente dentro e fora da Casa Axial. Além disso, deu espaço para as esquadrias com acabamento anodizado na cor perita.
Desde o início do escritório TAU Arquitetos, os profissionais buscam qualidade nos materiais. Por isso, a escolha por produtos da Portobello. "Sempre buscamos a excelência nos materiais, e os revestimentos da Portobello têm sido prioritários nas nossas especificações devido às diversas possibilidades e opções em tamanhos, texturas e cores", contam os profissionais.
A partir da base em concreto (ou a sua reprodução), todos os outros elementos, como a pintura das paredes e a seleção das pedras das bancadas, foram pensados para integrar uma espacialidade única.
Já em sua forma natural, a pedra portuguesa vermelha e a madeira cumaru chegam para contribuir com a integração entre a arquitetura e a paisagem.
Esses elementos foram pontos de contraste, adicionando personalidade e calor ao ambiente. Vale mencionar ainda o verde da vegetação, que torna o espaço mais acolhedor, fazendo um contraponto com o concreto.
Casa Axial fica em terreno irregular e de esquina
Um dos desafios da Casa Axial foi construir em uma esquina, sem fachada pré-estabelecida. Portanto, houve um esforço para que o projeto se integrasse e se comunicasse com o entorno de forma harmônica.
Além disso, a Casa Axial está em um terreno em declive. No entanto, essa estrutura também traz vantagens, como a vista livre em direção a um lago.
"Superamos esse desafio utilizando formas curvas que suavizam as transições e unificam a leitura da casa, tanto externa quanto internamente", explicam os arquitetos.
Planta se divide em três pavimentos
Apesar do formato irregular do terreno, foi possível distribuir a área construída em 450 m², em um total de três pavimentos.
Logo na entrada, há um pátio interno aberto. Esse detalhe faz com que haja a integração dos espaços internos e externos, de forma que o jardim faça parte da Casa Axial.
Além da presença da natureza por meio da vegetação, essa também foi uma solução interessante para aproveitar a luz natural.
Depois de contemplar essa entrada da Casa Axial, a escada ajuda a se locomover no interior da residência. É possível subir para o pavimento íntimo, ou desfrutar das áreas sociais do térreo, por exemplo.
Como o terreno é irregular, a casa se desenvolve ao longo de pequenos desníveis. Todos pensados para o melhor aproveitamento do corte e do aterro na topografia.
Ambientes integrados aproveitam luminosidade
Descendo um pouco, é possível ter acesso aos espaços sociais como lavabo, sala de estar e cozinha.
Com os ambientes integrados, a planta da Casa Axial se beneficia da transparência e da luz natural que permeia as áreas. Assim, é possível ter a visão tanto do pátio central quanto da paisagem.
Área externa tem opções de lazer
A área externa é um dos pontos altos da Casa Axial. Ela reúne um espaço gourmet e uma piscina, por exemplo. O espaço é revestido com piso Berliner Sand no formato 120x120 com acabamento EXT.
Na área gourmet, na laje do volume superior, há uma delimitação por panos de vidro. Quando abertos, proporcionam a integração com a cozinha e com a sala de estar, ampliando o espaço. O que é ótimo para receber pessoas.
Bem perto dessa área está a piscina, em uma cota mais baixa. O desenho proporciona mais privacidade com relação à rua. Além disso, há plantas no entorno, tornando o seu uso mais intimista e aconchegante.
No interior da piscina, mais um revestimento Portobello: Sunset Rio, com acabamento EXT, no formato 14,5x14,5.
Pavimento superior reúne áreas íntimas
Olhando de fora, a Casa Axial traz um segundo pavimento que se destaca. Afinal, tem lajes e vigas aparentes em concreto.
Além disso, brises metálicas em cor corten adicionam cor. Sem falar que proporcionam luz solar e unificam a geometria do volume como um todo.
É nesse pavimento que se pode encontrar uma sala íntima, o quarto de hóspedes, um banheiro e uma suíte.
Inclusive, para os banheiros, a escolha foi pelos revestimentos Portobello no piso: Posto 12 (120x120) e Posto 10 (90x90).
Iluminação e ventilação cruzada inteligentes
Um dos detalhes da Casa Axial que chama a atenção é o aproveitamento da luz natural. No segundo pavimento, por exemplo, os quartos recebem luz tanto do nascer do sol quanto do entardecer.
"O feedback mais significativo dos clientes tem sido a apreciação pela maneira como a casa permite diferentes ocupações ao longo do dia, com as mudanças na incidência solar. Isso possibilita que todos os ambientes sejam vivenciados de forma plena, criando uma conexão real entre as áreas internas e externas", relatam os arquitetos responsáveis pelo projeto.
A ventilação também foi bem pensada. Por exemplo, nos quartos há aberturas dos lados, o que permite a ventilação cruzada.
Juntamente com os brises, é possível dispensar o uso do ar-condicionado com esses artifícios da arquitetura.
Sustentabilidade na Casa Axial
Pensar na ventilação e na iluminação são iniciativas sustentáveis, uma vez que ajudam a economizar energia.
Contudo, a Casa Axial vai mais além, contando com outros elementos que tornam esse projeto sustentável. Há, por exemplo, 22 painéis fotovoltaicos que produzem energia a partir da luz solar, permitindo ainda o aquecimento da água.
Por meio de uma cisterna, há ainda a possibilidade de reaproveitar a água da chuva. A capacidade é de 10 mil litros, reforçando o compromisso dos arquitetos com a sustentabilidade.
Agora que você já conhece a Casa Axial, acompanhe os resultados para saber quem vai vencer o Prêmio PROJETO na categoria Design de Interiores. Além disso, fique de olho para conhecer outros prêmios de arquitetura pelo mundo!