06.12.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Reciclagem dos revestimentos cerâmicos na Portobello
(Imagem: Portobello)

Reciclagem dos revestimentos cerâmicos: economia circular na prática

 minutos de leitura
calendar-blank-line
06.12.2022
A reutilização do material cria um ciclo regenerativo, no qual não existe lixo
minutos de leitura

A construção civil é a responsável por 50% dos resíduos gerados no Brasil. Atualmente, só conseguimos reciclar 21% de todo o volume, sendo que o número poderia ser muito maior. Esses resíduos são bem específicos e têm uma classificação especial conforme resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA 307 Art. 3°). Eles podem ser classe A, B, C e D, e cada classe tem uma destinação adequada: reutilizáveis ou recicláveis (A), recicláveis com fins diferentes (B), não recicláveis (C) e resíduos perigosos (D). 

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

Reparou que as duas primeiras classificações correspondem aos materiais que podem ser reciclados ou reutilizados? Dentro das classes A e B estão tijolos, telhas, revestimentos cerâmicos, madeira, plástico, argamassa e seus componentes, e nada disso precisa ir pro lixo. Esses itens representam até 90% de todos os resíduos gerados em obras, então as perspectivas de reaproveitamento são enormes! 

Isso quer dizer que boa parte do resíduo que é gerado em uma obra tem potencial pra voltar a fazer parte do ciclo produtivo em uma lógica lixo zero. Lembra quando falamos da economia circular? A reciclagem do revestimento cerâmico, por exemplo, é uma aplicação prática da circularidade, mantendo o material dentro da produção, na qual nada se perde e não é preciso extrair mais matéria-prima para fazer produtos novos. 

Reciclagem dos revestimentos cerâmicos matéria-prima
(Imagem: Portobello)

O revestimento cerâmico é um ótimo exemplo pra mostrar como a circularidade funciona: no início de tudo, ele é produzido com uma mistura de argila e outras matérias-primas inorgânicas retiradas de camadas mais superficiais do solo que os outros materiais naturais, e isso caracteriza uma extração regenerativa, porque as jazidas se recuperam naturalmente. Depois de ser transformado em produto e chegar ao fim do ciclo de uso, o revestimento cerâmico pode ser quebrado, transformado em pó e 100% reincorporado à produção para virar produtos similares ou insumos para outros materiais da construção civil. 

Reciclagem dos revestimentos cerâmicos (Imagem: Portobello)

Esse ciclo virtuoso onde nada vai “fora” e tudo serve como material para um produto novo é a base da economia circular, que se inspira na natureza para eliminar o conceito de lixo. Nesse vídeo da série Mares Limpos a Fe Cortez, ativista ambiental e criadora da Menos1Lixo, fala um pouco mais desse conceito que é tão inspirador!

A Portobello tem o exemplo na prática de como funciona esse sistema de reaproveitamento e reciclagem da cerâmica. A empresa ainda usa a tecnologia para dar uma turbinada na sustentabilidade: o revestimento cerâmico é produzido com energia limpa e circuito fechado de água.

Estamos acostumados a pensar em momentos do dia a dia quando o assunto é redução de lixo e reaproveitamento integral dos resíduos, mas na verdade, essa lente precisa ser usada para qualquer área. Pensa com a gente: se a construção, que é uma indústria tão geradora de lixo, olhasse com cuidado pro potencial circular de boa parte do resíduo, o tamanho da mudança e do impacto positivo seria imenso. 

Então fica nossa dica: seja no cotidiano, seja na hora de fazer uma reforma em casa, seja na hora de pensar num projeto, lembre-se de fazer esse exercício de colocar a circularidade em pauta sempre que possível. 

Por Luísa Saldanha - @saldanhitos

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Reciclagem dos revestimentos cerâmicos: econ...

Reciclagem dos revestimentos cerâmicos: economia circular na prática

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies