Banheiro infantil: veja dicas inspiradoras para os pequenos!
Na hora de projetar uma residência, as crianças da casa não podem ser deixadas de fora. É preciso usar a criatividade para criar ambientes para os pequenos e garantir que esses espaços sejam seguros e confortáveis. Nesse momento, além dos quartos e salas para brincadeiras, algo que também deve ser pensado é o banheiro infantil.
Para esse tipo de espaço, é interessante investir em adaptações para baixa estatura e itens de segurança. Lembre-se que as crianças são curiosas, mexem em tudo e podem provocar acidentes, caso alguns cuidados não sejam tomados.
Além disso, a decoração especial pode deixar o momento do banho e os cuidados com higiene pessoal muito mais divertidos. Sem perder de vista, claro, uma decoração atemporal, que dure por muitos anos.
Pensando nisso, listamos cinco dicas para construir um ambiente bonito, mas seguro e funcional. Também reunimos diferentes decorações de banheiro para crianças.
Confira, a seguir:
5 dicas para projetar banheiro infantil
Cores divertidas, revestimentos delicados e marcenaria com brinquedos são algumas das ideias que podem embelezar o banheiro infantil. Confira essas e outras dicas a seguir.
1. Aposte em uma base neutra
Uma preocupação ao fazer um projeto de banheiro infantil é o fato de as crianças crescerem rápido. Essa é uma das desvantagens de usar personagens em painéis fixos ou cores que remetem muito à infância, por exemplo.
Se você pensa dessa forma, pode apostar em tons mais claros para o revestimento do banheiro, de paleta neutra. Já os detalhes mais infantis podem aparecer nas cores e estampas de toalhas, em pequenos objetos, até mesmo na saboneteira.
2. Lembre-se de garantir a segurança
Ao projetar um banheiro infantil, a segurança é uma das principais preocupações. Uma das primeiras coisas a se considerar é a altura do mobiliário e dos acessórios. O vaso sanitário e a cuba devem estar posicionados em uma altura que seja confortável para a criança. Ou então, você pode incluir no projeto pequena escadinha de marcenaria para que os pequenos acessem a torneira e o espelho com facilidade.
Outro aspecto importante a ser considerado é a escolha dos materiais utilizados na construção do banheiro infantil. É essencial escolher materiais resistentes à água e que sejam fáceis de limpar, como porcelanatos naturais, que reduzem o risco de escorregamento. Também preste atenção em quinas e desníveis, que podem machucar a criança no caso de quedas.
3. Aposte na combinação de cores
O design de um banheiro para crianças fica muito mais encantador quando brincamos com cores. Uma possibilidade é combinar as tonalidades da marcenaria com revestimentos, como mostrado no projeto acima.
Como sugestão, opte por uma paleta de cores de tons suaves, que entregam leveza e, muito comumente, fazem parte do universo infantil.
4. Use personagens e brinquedos
Super-heróis, princesas, ursinhos, personagens dos desenhos animados, histórias em quadrinhos… Com certeza toda criança tem uma figura da qual é fã e que pode servir como mote para a decoração do banheiro infantil.
No projeto acima, é a vez dos dinossauros, que foram colocados em um nicho. A vantagem desse tipo de decoração é que, com o tempo, pode ser substituída por outros objetos que representem os gostos da criança conforme ela cresce.
5. Brinque com detalhes
Uma das vantagens de projetar um banheiro infantil é que você pode inovar, pensar fora da caixa e sair do convencional. Afinal, as crianças adoram imaginar e aproveitar espaços diferentes.
Uma opção é setorizar ambientes com revestimentos de diferentes cores, como visto no projeto acima, e utilizar acessórios divertidos.
Além do banheiro infantil: 4 projetos para se inspirar
É possível criar um banheiro com revestimentos de cores divertidas, mas que agrade a qualquer idade. Dessa forma, você investirá em uma decoração duradoura, que acompanhará diferentes fases na vida da criança e agradará também os outros moradores da casa.
Esse é o caso dos projetos abaixo. Todos contam com diferentes instalações de revestimentos e outros acabamentos que fogem do básico.
Confira:
1. Box colorido
No projeto acima, a área de banho foi revestida com porcelanato levemente rosado, que faz contraponto com o restante do ambiente branco. Outro destaque vai para o armário verde pistache, que também colabora para um ar levemente divertido, mas elegante.
2. Jogo de luz
O projeto acima funciona bem com qualquer idade. Tem estilo contemporâneo e conta com a cor rosa em tom pastel na marcenaria e atrás do espelho. Já a área do box foi revestida com outro material, criando uma mistura interessante e duradoura.
O relevo 3D do revestimento foi destacado pelo projeto de iluminação, criando mais um ponto de interesse.
3. Detalhes que fazem a diferença
Esse projeto é perfeito para quem não quer fazer grandes transformações no banheiro infantil e opta por uma estética duradoura. Repare que os detalhes que remetem a infância são os puxadores coloridos no armário? Pois essa é uma das ideias interessantes e acessíveis para adaptar o banheiro para crianças sem grandes transformações. Outra ideia é investir também em pequenos objetos e embalagens de produtos em forma de bichinhos, facilmente disponíveis no mercado.
4. Adaptações
Diferentemente das pequenas intervenções do projeto citado no tópico anterior, esse banheiro ganhou uma cuba e bancada adaptada para baixa estatura. Ela faz par com a de tamanho adulto, pensada para os pais das duas crianças que moram na casa.
Gostou do conteúdo? Confira, no Archtrends, 50 ideias de banheiros com muita personalidade.