Sem dúvida, o porcelanato merece a fama boa que tem! Em termos de absorção e resistência, sempre defendi que este é um dos melhores materiais que existem para a sua casa, sendo possível especificá-lo tanto para áreas internas, como externas. As aplicações mais comuns são pisos e paredes, de áreas secas e molhadas.
Contudo, a resistência à água, ao impacto, às altas temperaturas, aos riscos e às manchas são muito bem-vindos em diversos ambientes e superfícies. Além disso, com peças cada vez maiores disponíveis no mercado, abre-se um horizonte de possibilidades.
Mais conteúdos por Revestindo a Casa:
- 3 dicas para não errar na hora de escolher o rejunte
- 5 dicas para especificar bancadas de porcelanato
- 6 dicas para especificar Lastras
Eu te convido a, toda vez que for fazer um projeto do zero, pensar nesse material para diversas aplicações e tenho certeza que você vai se surpreender e ter um projeto bonito e funcional.
A seguir, confira 10 aplicações que fogem do comum e comprovam a versatilidade deste revestimento!
1. Bancada
As bancadas executadas em porcelanato não são necessariamente uma novidade, mas merecem destaque nessa lista, uma vez que muita gente ainda não conhece essa aplicação. Este é um elemento da cozinha que requer uma série de resistências: água, altas temperaturas, utensílios pesados, riscos e manchas.
O porcelanato reúne todas essas características e ainda costuma apresentar um melhor custo-benefício que muitas pedras naturais. Com a popularidade das Lastras, que ultrapassam 1 m², ficou ainda mais fácil criar bancadas com porcelanato. Isso porque eles evitam as temidas emendas, que podem prejudicar o resultado final.
No projeto do escritório Todo Arquitetura, a bancada do espaço gourmet foi executada no mesmo porcelanato do piso, com colagem em meia esquadria. Isso garante uma linguagem minimalista a todo o ambiente. Na bancada, ficam embutidos equipamentos como cooktop e forno a gás.
2. Frontão
Outra aplicação para o porcelanato na cozinha é o frontão. Também conhecida como rodabanca, rodapia ou backsplash, trata-se da parede localizada logo acima da bancada da cozinha. O revestimento ali aplicado tem a função de dar acabamento ao encontro entre a bancada e a parede, impedir o vazamento de água e proteger a superfície de eventuais respingos de água e gordura.
Em termos de absorção e resistência, o porcelanato é considerado um dos melhores materiais que existem para a superfície. Devido às tecnologias de fabricação, é possível ter diversos acabamentos. No projeto do escritório Badara Arquitetura e Paisagismo, o porcelanato Brick Abbey Road contrasta com o verde dos armários.
3. Mobiliário
Nas últimas mostras de decoração e design de interiores, temos visto cada vez mais a aplicação do porcelanato na indústria de mobiliário. Substituindo o mármore e outras pedras naturais, este é um material mais resistente e fácil de manusear, que permite cortes orgânicos e diversos acabamentos. Um bom exemplo é a mesa Tree, da Officina Portobello. Com pés em madeira, em referência às formas de uma árvore, ela possui tampos triangulares ou circulares em porcelanato.
4. Churrasqueira
Fácil de limpar e resistente às manchas de gordura, o porcelanato é uma excelente opção para revestir áreas de churrasqueira. Além do piso, bancada e paredes, o material pode revestir a própria estrutura externa, pois apresenta resistência a altas temperaturas.
5. Cuba esculpida
Uma das grandes vantagens da cuba esculpida é que ela pode ser feita nos mais diversos formatos, tamanhos, padronagens e cores. O porcelanato amplia ainda mais este leque de possibilidades, reproduzindo materiais pouco indicados para este uso, como mármores e pedras naturais muito porosos.
Com um material super apropriado para ambientes úmidos, a cuba executada em porcelanato dificilmente apresentará rachaduras, trincas e manchas ao longo do tempo. Além dos desenhos sob medida, é possível encomendar modelos prontos na Officina Portobello, como a bancada Ícaro, do designer Jader Almeida.
6. Nicho
Basicamente, nichos são compartimentos que podem ser acoplados (externos) ou instalados/moldados (internos) na parede. Servem como substitutos às prateleiras, estantes e armários. No box do banheiro, por exemplo, permitem dispor apropriadamente produtos de higiene, como shampoo, condicionador e sabonete. Em questão de aproveitamento de espaço, o nicho embutido é sempre mais indicado.
Para um projeto minimalista, recomendo sempre que o nicho seja executado no mesmo revestimento das paredes, garantindo uma estética clean, como no projeto do escritório Rafael Ramos Arquitetura. Outra sugestão é aproveitar as sobras de porcelanato para criar prateleiras dentro de um mesmo nicho.
7. Painel da televisão
Cansado dos painéis ou ripados de madeira? O porcelanato pode ser a solução para modernizar a sala e servir de pano de fundo para a televisão. Com um bom custo-benefício comparado às rochas naturais e mais fácil de instalar pelo fato de ser mais leve, é uma ideia bem bacana para salas e até quartos. E como há uma diversidade muito grande de estampas diferentes reproduzindo rochas naturais, madeiras, cimento queimado etc, o céu é o limite para quem gosta de projetos autênticos.
Para complementar o espaço, você pode investir em mobiliários neutros, deixando o painel em evidência, para ele ser o verdadeiro protagonista do seu projeto.
8. Escadas
O uso mais comum para o porcelanato é no piso. Ainda assim, nem todo mundo sabe que ele pode ser aplicado em escadas internas e até externas.
Para especificar porcelanatos para escadas é importante avaliar o tamanho (comprimento e largura e altura) do degrau e escolher um produto que seja superior a esse tamanho para evitar emendas e facilitar a instalação.
Outro ponto que temos que nos atentar é se a mão de obra é especializada e saber realizar o corte de 45 graus, a famosa meia esquadria, que é o que vai garantir a beleza da sua escada. Se a mão de obra não souber executar essas "quinas", o resultado não fica bacana.
9. Fachada
A aplicação de porcelanatos em fachadas é relativamente recente, mas nem por isso menos indicada. Inclusive, um dos lançamentos da Portobello para 2023 é a linha matéria_prima, assinada por Oskar Metsavaht, com indicação para fachadas. As peças de porcelanato estão disponíveis em 20×120 cm e no inovador formato 30×120 cm, em sete cores diferentes: neutro, ocre claro, ocre escuro, terracota, marrom, verde e azul.
10. Piscina
Sim! Os porcelanatos também são indicados para o uso em piscinas. Aqui no Brasil vejo pouquíssimos profissionais aplicarem esse produto como revestimento de piscina, sendo que é super indicado e resistente.
Com exceção dos polidos ou com coeficiente de atrito menor que 0,40, todos os outros podem ser avaliados caso a caso. O meu favorito é o porcelanato com acabamento retificado, que pode ser assentado com uma junta menor, oferecendo maior uniformidade e sensação de amplitude.
Não se esqueça de verificar se o porcelanato em questão é indicado para uso externo, dando preferência àqueles com acabamento EXT. Afinal, contam com maior atrito e, portanto, não são tão escorregadios, evitando acidentes.
Quero que você me conte, qual dessas aplicações você já experimentou ou tem vontade de usar? Comente abaixo!