07.06.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Projeto de Sussiane Cardoso com degraus em porcelanato Pietra Lombarda

10 aplicações que comprovam a versatilidade do porcelanato

 minutos de leitura
calendar-blank-line
07.06.2023
Especialista em revestimentos, Lilian Santos dá múltiplas ideias de aplicação do material, de bancadas e frontões até fachadas e piscinas
minutos de leitura

Sem dúvida, o porcelanato merece a fama boa que tem! Em termos de absorção e resistência, sempre defendi que este é um dos melhores materiais que existem para a sua casa, sendo possível especificá-lo tanto para áreas internas, como externas. As aplicações mais comuns são pisos e paredes, de áreas secas e molhadas. 

Contudo, a resistência à água, ao impacto, às altas temperaturas, aos riscos e às manchas são muito bem-vindos em diversos ambientes e superfícies. Além disso, com peças cada vez maiores disponíveis no mercado, abre-se um horizonte de possibilidades. 

Mais conteúdos por Revestindo a Casa:

Eu te convido a, toda vez que for fazer um projeto do zero, pensar nesse material para diversas aplicações e tenho certeza que você vai se surpreender e ter um projeto bonito e funcional.

A seguir, confira 10 aplicações que fogem do comum e comprovam a versatilidade deste revestimento! 

1. Bancada

bancada e escadas executados no mesmo porcelanato
Projeto do escritório Todo Arquitetura tem piso, bancada e escadas executados no mesmo porcelanato Portobello (Projeto: Todo Arquitetura / Foto: Julia Totoli)

As bancadas executadas em porcelanato não são necessariamente uma novidade, mas merecem destaque nessa lista, uma vez que muita gente ainda não conhece essa aplicação. Este é um elemento da cozinha que requer uma série de resistências: água, altas temperaturas, utensílios pesados, riscos e manchas. 

O porcelanato reúne todas essas características e ainda costuma apresentar um melhor custo-benefício que muitas pedras naturais. Com a popularidade das Lastras, que ultrapassam 1 m², ficou ainda mais fácil criar bancadas com porcelanato. Isso porque eles evitam as temidas emendas, que podem prejudicar o resultado final. 

No projeto do escritório Todo Arquitetura, a bancada do espaço gourmet foi executada no mesmo porcelanato do piso, com colagem em meia esquadria. Isso garante uma linguagem minimalista a todo o ambiente. Na bancada, ficam embutidos equipamentos como cooktop e forno a gás. 

2. Frontão

frontão, a base dos armários e paredes laterais revestidas com porcelanato
No projeto de Cibelli Karolline de Medeiros, além do frontão, a base dos armários e paredes laterais foram revestidas com porcelanato, criando um nicho à prova de sujeira (Projeto: Cibelli Karolline de Medeiros / Foto: Isa Rolim)

Outra aplicação para o porcelanato na cozinha é o frontão. Também conhecida como rodabanca, rodapia ou backsplash, trata-se da parede localizada logo acima da bancada da cozinha. O revestimento ali aplicado tem a função de dar acabamento ao encontro entre a bancada e a parede, impedir o vazamento de água e proteger a superfície de eventuais respingos de água e gordura. 

cozinha com ilha amadeirada, cozinha terracota
Projeto do escritório Badara com porcelanato Brick Abbey Road no frontão (Projeto: Badara Arquitetura Brasileira / Foto: Flávia Dummer)

Em termos de absorção e resistência, o porcelanato é considerado um dos melhores materiais que existem para a superfície. Devido às tecnologias de fabricação, é possível ter diversos acabamentos. No projeto do escritório Badara Arquitetura e Paisagismo, o porcelanato Brick Abbey Road contrasta com o verde dos armários. 

3. Mobiliário

mesa com tampo de porcelanato escuro
Mesa Tree, da Officina Portobello, com tampo de porcelanato Nero Venato (Projeto: Portobello)

Nas últimas mostras de decoração e design de interiores, temos visto cada vez mais a aplicação do porcelanato na indústria de mobiliário. Substituindo o mármore e outras pedras naturais, este é um material mais resistente e fácil de manusear, que permite cortes orgânicos e diversos acabamentos. Um bom exemplo é a mesa Tree, da Officina Portobello. Com pés em madeira, em referência às formas de uma árvore, ela possui tampos triangulares ou circulares em porcelanato.

4. Churrasqueira

Projeto de Amanda Miranda com churrasqueira, bancada e backsplash revestidos de porcelanato Nero Venato (Projeto: Amanda Miranda / Foto: MCA Estudio)

Fácil de limpar e resistente às manchas de gordura, o porcelanato é uma excelente opção para revestir áreas de churrasqueira. Além do piso, bancada e paredes, o material pode revestir a própria estrutura externa, pois apresenta resistência a altas temperaturas. 

5. Cuba esculpida

cuba moldada em porcelanato Verde Alpi
Projeto do escritório Pluria Multidesign com cuba moldada em porcelanato Verde Alpi (Projeto: Pluria Multidesign)

Uma das grandes vantagens da cuba esculpida é que ela pode ser feita nos mais diversos formatos, tamanhos, padronagens e cores. O porcelanato amplia ainda mais este leque de possibilidades, reproduzindo materiais pouco indicados para este uso, como mármores e pedras naturais muito porosos. 

Projeto da Porto Neves Arquitetura com cuba minimalista em formato de asas, design de Jader Almeida, executada em porcelanato (Projeto: Porto Neves Arquitetura / Foto: Walter Dias)

Com um material super apropriado para ambientes úmidos, a cuba executada em porcelanato dificilmente apresentará rachaduras, trincas e manchas ao longo do tempo. Além dos desenhos sob medida, é possível encomendar modelos prontos na Officina Portobello, como a bancada Ícaro, do designer Jader Almeida.

6. Nicho

nicho embutido de porcelanato marmorizado
Projeto de Rafael Ramos com nicho embutido de porcelanato (Projeto: Rafael Ramos Arquitetura)

Basicamente, nichos são compartimentos que podem ser acoplados (externos) ou instalados/moldados (internos) na parede. Servem como substitutos às prateleiras, estantes e armários. No box do banheiro, por exemplo, permitem dispor apropriadamente produtos de higiene, como shampoo, condicionador e sabonete. Em questão de aproveitamento de espaço, o nicho embutido é sempre mais indicado. 

Para um projeto minimalista, recomendo sempre que o nicho seja executado no mesmo revestimento das paredes, garantindo uma estética clean, como no projeto do escritório Rafael Ramos Arquitetura. Outra sugestão é aproveitar as sobras de porcelanato para criar prateleiras dentro de um mesmo nicho. 

7. Painel da televisão

painel de tv em porcelanato cinza
Projeto de Cibelli Karolline de Medeiros com painel de tv em porcelanato (Projeto: Cibelli Karolline de Medeiros / Foto: Isa Rolim)

Cansado dos painéis ou ripados de madeira? O porcelanato pode ser a solução para modernizar a sala e servir de pano de fundo para a televisão. Com um bom custo-benefício comparado às rochas naturais e mais fácil de instalar pelo fato de ser mais leve, é uma ideia bem bacana para salas e até quartos. E como há uma diversidade muito grande de estampas diferentes reproduzindo rochas naturais, madeiras, cimento queimado etc, o céu é o limite para quem gosta de projetos autênticos.

Para complementar o espaço, você pode investir em mobiliários neutros, deixando o painel em evidência, para ele ser o verdadeiro protagonista do seu projeto.

8. Escadas

degrausde pedra em porcelanato
Projeto de Sussiane Cardoso com degraus em porcelanato Pietra Lombarda (Projeto: Sussiane Cardoso)

O uso mais comum para o porcelanato é no piso. Ainda assim, nem todo mundo sabe que ele pode ser aplicado em escadas internas e até externas.

Para especificar porcelanatos para escadas é importante avaliar o tamanho (comprimento e largura e altura) do degrau e escolher um produto que seja superior a esse tamanho para evitar emendas e facilitar a instalação.

Outro ponto que temos que nos atentar é se a mão de obra é especializada e saber realizar o corte de 45 graus, a famosa meia esquadria, que é o que vai garantir a beleza da sua escada. Se a mão de obra não souber executar essas "quinas", o resultado não fica bacana.

9. Fachada

fachada terracota, tons terrosos na fachada da casa, aplicações do porcelanato na fachada
Porcelanato matéria_prima, da coleção Authentic da Portobello, para aplicação em fachadas (Projeto: Portobello)

A aplicação de porcelanatos em fachadas é relativamente recente, mas nem por isso menos indicada. Inclusive, um dos lançamentos da Portobello para 2023 é a linha matéria_prima, assinada por Oskar Metsavaht, com indicação para fachadas. As peças de porcelanato estão disponíveis em 20×120 cm e no inovador formato 30×120 cm, em sete cores diferentes: neutro, ocre claro, ocre escuro, terracota, marrom, verde e azul. 

10. Piscina

aplicações do porcelanato na piscina
Projeto de Isadora Bayer Foresti utiliza porcelanato para revestir a parte interna e a borda da piscina (Projeto: Isadora Bayer Foresti)

Sim! Os porcelanatos também são indicados para o uso em piscinas. Aqui no Brasil vejo pouquíssimos profissionais aplicarem esse produto como revestimento de piscina, sendo que é super indicado e resistente.

Com exceção dos polidos ou com coeficiente de atrito menor que 0,40, todos os outros podem ser avaliados caso a caso. O meu favorito é o porcelanato com acabamento retificado, que pode ser assentado com uma junta menor, oferecendo maior uniformidade e sensação de amplitude. 

Não se esqueça de verificar se o porcelanato em questão é indicado para uso externo, dando preferência àqueles com acabamento EXT. Afinal, contam com maior atrito e, portanto, não são tão escorregadios, evitando acidentes. 

Quero que você me conte, qual dessas aplicações você já experimentou ou tem vontade de usar? Comente abaixo!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

10 aplicações que comprovam a versatilidade...

10 aplicações que comprovam a versatilidade do porcelanato

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lilian Santos
Colunista
Colunista

Lilian Santos é designer de interiores, CEO do Revestindo a Casa, maior plataforma com...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies