20.12.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
içamento de lastras no prédio
Içamento realizado pela Portobello Shop em Brasília, em um apartamento no sétimo andar (Foto: Portobello)

Içamento de Lastras: o que preciso saber para contratar?

 minutos de leitura
calendar-blank-line
20.12.2022
Especialista em revestimentos, colunista Lilian Santos, do Revestindo a Casa, compartilha dicas para não errar nesse serviço delicado, porém possível
minutos de leitura

Na hora de comprar revestimentos, as Lastras fazem brilhar os olhos! Afinal, os porcelanatos gigantes da Portobello, com uma espessura super reduzida, garantem uma estética única ao projeto. Contudo, antes de sair comprando o maior tamanho disponível, há toda uma logística a ser levada em consideração. 

Uma das responsabilidades do arquiteto ou designer de interiores que especifica Lastras para apartamentos e sobrados é informar o seu cliente sobre a possível necessidade de um içamento. Este é o serviço que permite que um objeto seja erguido sem o auxílio de um elevador ou escada, pelo lado externo da construção. Normalmente, ele é feito por guindaste ou mini grua, conforme a necessidade do edifício. 

Pode parecer complexo, mas Lastras são içadas todos os dias, sem grandes problemas. Basta que o arquiteto analise com antecedência a necessidade e informe seu cliente. Afinal, ninguém gosta de surpresas e custos adicionais na obra. Para auxiliá-lo neste processo, seguem algumas dicas para a contratação do serviço. 

dimensões dos porcelanatos Portobello
As dimensões dos porcelanatos Portobello. Em geral, cabem no elevador formatos até 90x180, a chamada Petit Lastra. Acima de 120x270, costuma haver a necessidade de içamento (Imagem: Portobello)

1. Avalie a necessidade do içamento 

Disponíveis em diversos formatos (160x320cm, 120x280cm, 120x270cm, 120x260cm, 120x250cm, 160x160cm, 90x270cm, 90x280cm e 26x200cm), as Lastras que ultrapassam 2 metros de altura ou largura costumam ser mais complexas para transporte convencional.

Para definir se será necessário realizar o içamento, você precisará das dimensões do elevador, das escadas e do hall. Nos prédios mais antigos, é possível que a Lastra sequer caiba no elevador ou na escada, tornando obrigatório içá-la. Em outros, o hall ou o corredor é tão estreito que não permite rotacionar a peça para colocá-la dentro do apartamento. 

2. Dimensões das janelas

Para estabelecer a melhor forma de içamento, você precisará também das dimensões das janelas. O içamento costuma ser feito pelo maior vão livre do apartamento, geralmente onde está localizada a varanda, integrada ou não. 

>>> Veja também: dicas de como envidraçar a sacada por Revestindo a Casa

3. Considere o valor do içamento no orçamento 

Obras já são desgastantes e caras o suficiente sem surpresas pelo caminho! Portanto, se a melhor opção para o projeto são as Lastras e não há outra forma de transportá-las para dentro do imóvel, é fundamental que o cliente saiba o custo final deste revestimento, incluindo o frete e o içamento.  O custo do içamento é avaliado de maneira personalizada, pois depende de inúmeros fatores, como o andar que o cliente mora, a quantidade de Lastras e o peso do produto.  

 içamento de uma Lastra 160x320
Registro do içamento de uma Lastra 160x320, no projeto da arquiteta Sacha Faust (Foto: cortesia Sacha Faust)

>>> Saiba mais: a primeira obra no Brasil com Lastra 160x320

4. Garanta todas as autorizações previamente

Se, com o orçamento em mãos, o cliente estiver certo da compra das Lastras, é hora de garantir que tudo corra sem atrasos ou prejuízos. Para isso, você precisará de uma autorização prévia do condomínio para a realização do içamento. É muito comum que a empresa que irá executar o serviço solicite uma visita técnica. 

Assim, todos conseguem se preparar e antecipar problemas, por exemplo, a manutenção ou limpeza de alguma parte da fachada, que podem atrapalhar e adiar o içamento, gerando transtornos e atraso na obra.

O fornecedor contratado deverá apresentar, ainda, o seguro para realizar o serviço de içamento e uma ART do serviço prestado. Além disso, tudo deve estar de acordo com as normas e regulamentos NR-35 e NR-12. 

5. Dê preferência a uma solução completa

O que gosto muito é que a Portobello Shop oferece o serviço de içamento através de uma equipe especializada. Isso garante profissionais capacitados para a realização deste procedimento de maneira segura, eficiente e tranquila. 

Além disso, a contratação do içamento na loja traz segurança ao cliente, uma vez que a Portobello Shop assume o risco da execução e, caso haja quebra de algum produto, as peças serão repostas sem custo adicional. 

A seguir, as informações necessárias para a contratação do içamento na Portobello Shop: 

  • Dimensões da Lastra;
  • Peso da peça;
  • Quantidade de peças a serem entregues;
  • Endereço de entrega;
  • Número do andar a ser realizado a entrega;
  • Dimensões do acesso da Lastra: varanda ou janela. Se for janela, informe as medidas do vão livre;
  • Fotos apresentando o local da entrega;
  • Autorização prévia do condomínio para o içamento. 

O que você achou dessas dicas?

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Içamento de Lastras: o que preciso saber par...

Içamento de Lastras: o que preciso saber para contratar?

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies