02.01.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Ana Paula Ronchi e a missão de entregar sonhos por meio dos traços

 minutos de leitura
calendar-blank-line
02.01.2023
De Santa Catarina, Ana Paula Ronchi ganha destaque por seu olhar para projetos funcionais, que priorizam as necessidades dos clientes
minutos de leitura

Quando se fala em arquitetura na região sul de Santa Catarina, Ana Paula Ronchi é um dos destaques.

Formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atua na região há mais de 20 anos. Com o seu trabalho, Ana Paula Ronchi busca entregar sonhos e criar memórias por meio da arte dos traços.

Sua preocupação é “do primeiro traço ao último detalhe. Porque a arquitetura deve ser assim. Completa. Total”. E é assim que ela conquista notoriedade na região.

Para conhecer melhor a arquiteta, convidamos Ana Paula Ronchi para um bate-papo em que ela contou sobre como começou na profissão, suas motivações, seus projetos e mais. Acompanhe os destaques da conversa!

Escolha da arquitetura tem ligação familiar e com a infância

projeto de ana paula ronchi
Profissional de destaque em Santa Catarina, Ana Paula Ronchi se interessa por arquitetura desde a infância
(Parede: Casablanca Riviera / Projeto: Ana Paula Ronchi / Foto: Mariana Boro)

Desde a infância, Ana Paula Ronchi teve contato com a arquitetura. Isso porque, seu pai, que sonhava em ser engenheiro, comprava revistas sobre esse tema.

Por circunstâncias da vida, ele não seguiu seu sonho e fez carreira pública como bancário. Ainda assim, gostava de acompanhar o mercado e as tendências, olhando fotos de projetos e de plantas em publicações de engenharia e arquitetura.

Ana Paula Ronchi sempre gostou de conferir as revistas que seu pai comprava. Esse foi um dos elementos que fez com que o desejo de ser arquiteta despertasse.

Quando ia à igreja com seus pais, também gostava de observar os afrescos que decoravam o local.

Ela olhava para cima e se fascinava não só pelas pinturas, como também pela altura do pé direito e pela iluminação.

Embora esses elementos chamassem a sua atenção naquela época, ela ainda não era capaz de definir o que exatamente a encantava.

Ainda por volta dos seus 10 anos, Ana Paula Ronchi gostava de mexer com os móveis da casa, o que chamou a atenção dos seus pais.

Ela e sua irmã gostavam de brincar com a disposição dos móveis do apartamento. Trocavam o sofá de lugar, mudavam a posição da cama do quarto, o que surpreendia seus pais quando voltavam para casa.

No entanto, a arquitetura não era sua única opção de carreira. Quando prestou vestibular, ficou em dúvida entre esse curso e o de música.

Afinal, também era um assunto pelo qual seu pai se interessava, o que a influenciou a tocar flauta transversal.

Foi o destino que fez com que ela se encontrasse na arquitetura. No dia do vestibular de música, Ana Paula Ronchi se atrasou.

Contudo, ela compareceu ao vestibular de arquitetura, passou e ingressou no curso que começou a sua jornada como uma das grandes profissionais da sua região.

Dedicação sempre fez parte da trajetória de Ana Paula Ronchi

projetos ana paula ronchi
Ana Paula Ronchi costuma incorporar produtos Portobello em seus projetos
(Rodabanca: Mos Ripa Dansk Off White / Projeto: Ana Paula Ronchi / Foto: Mariana Boro)

A trajetória de Ana Paula Ronchi sempre foi composta de aprendizados e realizações. O que não foi fácil para quem construiu uma carreira solo desde o começo.

Assim que se formou, trabalhou na prefeitura, mas não se identificou com o serviço público.

Então, abriu seu primeiro escritório em uma pequena garagem, que ficava em frente à janela do seu quarto, do outro lado da rua, no centro de Criciúma, em Santa Catarina.

Em paralelo, ela comprou um espaço para criar um projeto na CASACOR, maior mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas.

Nessa época, o espaço também era pequeno, já que Ana Paula Ronchi tinha poucos recursos. Porém, ele foi muito bem planejado e pensado, o que a deu notoriedade em sua primeira exposição.

Sua história de empreendedorismo e a dedicação ao trabalho se tornam seu modo de vida, o que vem gerando frutos.

Afinal, constantemente, Ana Paula Ronchi cria projetos que usam técnicas da arquitetura, mas sempre buscando entregar aquilo que o cliente deseja.

Essa premissa, de entender o cliente para poder atender, junto com a técnica correta para os projetos, fez com que seu escritório ganhasse destaque na cidade e também no estado.

Para Ana Paula Ronchi, maiores projetos têm ligação emocional

projeto de ana paula ronchi
Projetos bem-sucedidos renderam novos convites para a arquiteta (Projeto: Ana Paula Ronchi / Foto: Mariana Boro)

O escritório de Ana Paula Ronchi coleciona vários projetos. Mas há três que são bem especiais em sua carreira e ela destaca.

O primeiro, ela começou quando estava grávida da sua primeira filha, Ana Julia. Ela foi convidada por uma rede de colégios para criar sua área infantil. Local que, algum tempo depois, sua própria filha usaria.

Portanto, essa foi uma experiência que ultrapassou o aspecto profissional. Envolveu o momento da maternidade e o início de um olhar mais apurado para os espaços infantis.

Isso gerou maior proximidade com sua filha, ajudando na sua dedicação ao projeto. Houve um nível bem alto de pesquisa, o que resultou em um espaço ainda atual, mesmo passados mais de 20 anos.

O resultado deixou o cliente tão satisfeito que Ana Paula Ronchi também foi chamada para pensar em outros espaços do colégio.

Outro projeto interessante de Ana Paula Ronchi, que é destaque por impactar a vida de muitas pessoas, é a revitalização da Praça Central de Nova Veneza, cidade em que a arquiteta também morou durante a infância.

Com o projeto, Ana Paula Ronchi contribuiu para a melhor qualidade de vida da população como um todo. Sobretudo dos mais idosos, que usam bastante o espaço.

Esse trabalho também rendeu outros projetos para Ana Paula Ronchi, como a fachada de restaurantes no entorno da praça.

A arquiteta destaca ainda outro projeto, que tem significado muito especial: o desenho da própria casa, com cada pedacinho pensado para o uso da família.

Trabalho de Ana Paula Ronchi pensa nos espaços como um todo

espaço projetado por ana paula ronchi
Funcionalidade é ponto central em projetos de Ana Paula Ronchi (Piso: Ms. Barcelona Cristal / Projeto: Ana Paula Ronchi / Foto: Mariana Boro)

Para Ana Paula Ronchi, a funcionalidade vem sempre antes da estética. Essa prioridade resulta em uma planta bem-pensada, com o espaço correto para cada ambiente, o aproveitamento máximo da luz natural e da ventilação, e por aí vai.

Portanto, seu diferencial é a chamada “arquitetura total”. Um conceito que combina beleza, funcionalidade e conforto.

Ele é resultado do trabalho que mescla a arte e a técnica para projetar e construir diferentes ambientes. Sejam eles internos, externos, comerciais ou residenciais.

O conceito é aplicado no escritório Ana Paula Ronchi desde 1999. Contudo, requer estudo constante, já que envolve a compreensão de desafios e possibilidades de cada projeto.

Quanto ao estilo da arquitetura, varia de acordo com a preferência do cliente. Aliás, é isso que faz com que o escritório de Ana Paula Ronchi consiga atender muitas pessoas, e entregar muitos projetos.

Afinal, ela consegue adaptar o estilo. Porém, sempre prezando por características que tornem os espaços funcionais.

Expectativa de Ana Paula Ronchi é impactar a vida das pessoas

Quando o assunto é legado, Ana Paula Ronchi diz que busca permitir que a arquitetura ajude na vivência das pessoas. Para que elas tenham uma boa experiência em suas casas.

E isso engloba diversos fatores. Um deles é valorizar o que o cliente está investindo. Afinal, muitas vezes é fruto de anos de trabalho e economias.

Além disso, é necessário ter atenção a todos os detalhes. Portas e janelas nos locais corretos, ambientes nos tamanhos adequados, tomada sempre à mão… Tudo para que haja uma boa experiência de viver.

Produtos Portobello ajudam a levar beleza e qualidade

ambiente projetado por ana paula ronchi
Produtos da Officina Portobello, como a bancada Icaro, são alguns dos preferidos de Ana Paula Ronchi
(Bancada: Linha Ícaro / Projeto: Ana Paula Ronchi / Foto: Mariana Boro)

Ana Paula Ronchi costuma incorporar os produtos Portobello em seus projetos. Para ela, uma das grandes vantagens é que eles são pensados fora da caixa.

Nesse sentido, ela destaca pontos como a forma como os arquitetos são envolvidos no desenvolvimento. Inclusive, grandes nomes já foram convidados para cocriações, como é o caso de Jader Almeida, que assina a bancada Icaro.

Além disso, Ana Paula Ronchi cita a atemporalidade dos revestimentos. A propósito, há produtos que estão há muito tempo no portfólio.

Mas a vantagem de incorporar os produtos Portobello não é só porque têm um acabamento bonito. É também porque a construção para se chegar àquela beleza é fundamentada, com propósitos e princípios.

Quanto aos seus produtos preferidos para trabalhar, Ana Paula Ronchi destaca as Lastras. Ela entende que é uma tendência, mas que vai além. Elas auxiliam na hora de mostrar a qualidade dos espaços, graças à grandiosidade do material.

Outro aspecto que ela destaca é a linha em porcelanato que reproduz concreto. Com acabamento sutil e textura bem-acabada, o revestimento ajuda a levar beleza aos projetos do seu escritório.

Por lá, além dos revestimentos Portobello, também são usados os produtos da Officina Portobello.

São bancadas, mesas, cubas, nichos e outros acessórios que ajudam a compor uma decoração cheia de harmonia e com a qualidade da marca.

Além do acabamento, ela destaca a praticidade. Como já vêm prontos, a instalação dos produtos não gera sujeira ou bagunça.

Quer conhecer produtos assim? Continue no Archtrends para conferir 4 opções de cuba para banheiro!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Ana Paula Ronchi e a missão de entregar sonh...

Ana Paula Ronchi e a missão de entregar sonhos por meio dos traços

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies