07.10.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
O ambiente de Cate Poli e João Jadão na CASACOR 2022 (foto: Renato Navarro)

A CASACOR sustentável

 minutos de leitura
calendar-blank-line
07.10.2022
Depois do impacto visual da mostra de decoração, para onde vai tudo isso? O arquiteto Marcelo Barbosa investigou o descarte dos materiais da última edição do evento em São Paulo
minutos de leitura

Em meio às pessoas circulando rapidamente pelas alamedas internas do Conjunto Nacional, marco da arquitetura brasileira criado pelo arquiteto David Libeskind há 63 anos, surgia um portal que convidava a uma experiência imersiva: conhecer a nova edição da CASACOR São Paulo, que terminou semanas atrás. Com atuação em 18 locais nacionais e quatro internacionais, a CASACOR é reconhecida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas.

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

Após 14 anos sediada no Jockey Club, a CASACOR São Paulo teve sua edição de 2020 adiada por conta do isolamento social motivado pela Covid 19, surgindo daí uma solução criativa chamada de Janelas CASACOR. O tradicional formato da CASACOR foi substituído por containers de transporte de carga adaptados, nos quais enormes vitrines exibiam os ambientes. As “janelas” foram instaladas em praças e ruas de 11 cidades, permitindo a visibilidade da produção de arquitetura, design de interiores e paisagismo nacional, durante a pandemia, de uma maneira inclusiva e democrática.

Em 2021, a CASACOR São Paulo seguiu itinerante, primeiro no Parque Mirante, um espaço de eventos anexo à Arena Allianz e, agora em 2022, no mezanino do Conjunto Nacional.

O ambiente de João Daniel na CASACOR 2022 (foto: Renato Navarro)

Esta edição de 2022, sob o tema Infinito Particular, celebrou, com grande sucesso de público, seus 35 anos de existência. A implantação neste espaço tão prestigioso contou com a consultoria do escritório FGMF. Em 10 mil metros quadrados foram expostos 59 ambientes, dentre casas, apartamentos e lofts, assinados pelos principais nomes da arquitetura brasileira.

Durante 10 semanas, a mostra teve mais de 115 mil visitantes, 110 empresas participantes e, pelo segundo ano consecutivo, recebeu a certificação de evento Lixo Zero.

No entanto, a pergunta que fica é: depois do impacto visual ao adentrar os exuberantes ambientes, repletos de materiais e utilizações extremamente criativas, para onde vai tudo isso após o término do evento?

O ambiente de Priscila Cox na CASACOR 2022 (foto: Gabriela Daltro)

Desde a 30ª edição, a CASACOR busca aplicar práticas de gestão sustentável e minimização do impacto socioambiental, alcançando níveis surpreendentes com a gestão integral de resíduos, chegando hoje à marca de mais de 99% de reaproveitamento. Ampliaram-se as construções industrializadas e reaproveitáveis, manteve-se a compensação das emissões de carbono e conquistou-se a Certificação HBC – Healthy Building Certificate.

Conversei com o arquiteto Darlan Firmato, gestor de sustentabilidade da CASACOR, sobre os números relacionados à gestão de resíduos e fiquei bem impressionado.

Destacam-se:

  • 108 toneladas de entulho destinados à produção de agregados e blocos;
  • 68 toneladas de gesso destinados à fabricação de tijolos e refratários;
  • 58 toneladas de madeira para a produção de biomassa;
  • 3 toneladas de metais reciclados;

Para atingir estes níveis de gestão de resíduos, a equipe da CASACOR parte do monitoramento dos indicadores de sustentabilidade durante a montagem e desmontagem, buscando maior eficiência. Dentre eles, se sobressaem:

  • O uso de estruturas industrializadas e temporárias, que permitem desmontagem e reaproveitamento;
  • Utilização de construção seca e industrializada, além de técnicas que permitam o reaproveitamento do material após a mostra;
  • Banimento das construções em alvenaria, exceto quando por necessidade técnica comprovada.
  • A compostagem dos resíduos orgânicos durante todas as fases do evento (montagem, exibição e desmontagem);

Também em relação à questão da sustentabilidade, o evento solicita que os profissionais incluam em seus ambientes alguns requisitos sustentáveis:

  • Uso somente de tintas à base d’agua;
  • Utilização de lâmpadas LED;
  • Utilização de equipamentos hidráulicos e elétricos eficientes;
  • Uso de madeiras com a certificação FSC.

Durante a fase de desmontagem, os profissionais foram orientados a desenvolver boas práticas de preservação dos materiais, para que aqueles que não fossem reutilizados pudessem seguir para doação.

Além da equipe de funcionários CASACOR em São Paulo, o evento conta com quase 5 mil colaboradores por edição nos períodos de montagem, realização e desmontagem. Segundo a Prefeitura de São Paulo, o evento gera em torno de 50 mil empregos diretos e indiretos.

Como podemos observar, a CASACOR, em paralelo à excelência dos espaços expositivos de renomados arquitetos de interiores, designers e paisagistas, proporciona um outro espetáculo, contido, sem público, que se estende para antes do início e para além do término, movimentando um exército de pessoas. É de fato um exemplo de práticas sustentáveis e de trabalho de conscientização de toda uma comunidade profissional envolvida com este grande evento.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

A CASACOR sustentável...

A CASACOR sustentável

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Betoneira
Colunista
Colunista

O Betoneira é um podcast que mistura um pouco de tudo para falar sobre...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies