17.10.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Luz natural Mila strauss
Luz natural torna ambientes mais agradáveis e bonitos (Projeto: Mila Strauss)

Luz natural: como projetar espaços que exploram o efeito

 minutos de leitura
calendar-blank-line
17.10.2022
Entenda quais são as vantagens de apostar na luz natural nos projetos e confira as principais técnicas para clarear os ambientes
minutos de leitura

Projetar espaços agradáveis envolve a escolha da paleta de cores, do estilo de decoração, dos revestimentos e também da quantidade de luz natural que entra nos ambientes.

Aliás, a luz natural não só contribui para uma decoração mais bonita como também melhora o bem-estar e pode até interferir na saúde física.

São diversos os benefícios da iluminação solar. Além de contar quais são os principais, ainda reunimos dicas para você aproveitar melhor a luz natural nos projetos. Acompanhe!

Os principais benefícios da luz natural

Nas linhas a seguir, entenda as vantagens de deixar a luz entrar, que vão muito além da estética!

projeto explora luz natural no ambiente
Luz natural ajuda na concentração e é fundamental em áreas de trabalho, como a cozinha (Projeto: Amanda Miranda)

Reduz o consumo de energia

Esse é um dos maiores benefícios de aproveitar a luz natural. Ao reduzir o consumo de energia, é possível pagar menos na conta. Afinal, as lâmpadas serão acesas apenas durante a noite, quando não houver mais uma fonte natural de iluminação.

Priorizar o sol para a iluminação dos ambientes também ajuda na preservação do meio ambiente. Isso porque o processo de produção de energia envolve a emissão de gases poluentes, ainda que a principal matriz brasileira sejam as hidrelétricas.

Aumenta o conforto visual

Fica muito mais fácil enxergar quando há luz natural. Esse recurso evita que você force demais a visão e até realça aspectos da decoração, como as cores.

Contribui com a saúde física e mental

A luz natural ajuda o nosso corpo a sintetizar vitamina D, que é muito importante para manter o bem-estar. Afinal, ela atua na imunidade, na saúde dos ossos, nos sistemas cardiovascular e nervoso central, entre outros benefícios.

Além disso, estudos associam a luz natural a fatores psicológicos. Sendo assim, a exposição pode trazer benefícios para a saúde mental.

Aumenta a produtividade

Quando nosso corpo está em contato com a luz natural, entende que é a hora de produzir. Para isso, mantém-se alerta.

Já quando o contrário acontece e o ambiente está escuro, o organismo interpreta como a hora de repousar e, por isso, tende a relaxar.

Portanto, apostar na iluminação natural é essencial em escritórios e outros ambientes de trabalho, como o home office.

Pode melhorar a ventilação

Portas pivotantes
Portas pivotantes permitem não só a entrada de luz, como também a circulação de ar (Projeto: Daniel Carneiro)

Diferentes técnicas para aproveitar melhor a iluminação natural envolvem aberturas que permitem que o ar circule.

Assim, é possível reduzir ainda mais o consumo de energia, já que o uso de ventilador e ar-condicionado tende a ser menor.

A ventilação também ajuda a manter o ar puro, evitando mofo e consequentes alergias causadas por microrganismos que proliferam em ambientes escuros e fechados.

6 dicas para aproveitar melhor a luz natural

Há diferentes maneiras de deixar a luz natural entrar nas construções. Contudo, é importante ressaltar que essa tarefa requer equilíbrio. Afinal, a iluminação em excesso pode ofuscar e até deixar os espaços quentes demais.

Por isso, na hora de projetar a entrada de luz natural nos ambientes, é essencial fazer alguns estudos para entender pontos como a posição do terreno em relação à trajetória do sol.

Isso ajuda a entender zonas e horários de sombreamento. Assim, fica mais fácil indicar não só a posição dos ambientes no terreno como também os melhores locais para a inserção de janelas, paredes de vidro e outras técnicas que veremos a seguir.

1. Janelas amplas

janelas e paredes de vidrio , luz natural
Janelas e paredes de vidro são boa pedida para deixar a luz natural entrar (Projeto: Danilo Noleto Arquitetura / Foto: TO Home)

As janelas são a principal aposta para deixar a luz natural entrar. Melhor ainda se elas forem amplas.

Nesse caso, para manter a privacidade no interior, basta investir em cortinas. O ideal é que elas sejam finas e não bloqueiem a iluminação natural.

Contudo, no quarto a indicação tende a ser a instalação de persianas ou cortinas duplas com blecaute.

Outra ideia para preservar a intimidade é usar plantas em casa para dificultar a visão e tornar o espaço ainda mais agradável.

Além das janelas, também é possível projetar paredes de vidro. Aqui, valem as mesmas dicas anteriores para que os moradores não fiquem tão expostos.

Mais uma alternativa é usar películas que não permitem a visão do interior, mas continuam deixando a luz natural entrar.

2. Varandas

As varandas permitem a integração com outros ambientes, como a sala e o quarto. Além de ser uma extensão das áreas internas, ela ainda funciona como uma generosa fonte de luz natural.

Afinal, a porta tende a ser em vidro e, muitas vezes, ainda é acompanhada de janelas amplas. O resultado é um espaço aconchegante e claro.

Assim como no caso das janelas amplas, dá para apostar em uma varanda com plantas ou cortina para dificultar a visão do interior.

3. Pé direito alto ou duplo

ambiente com luz natural
Amplitude deixa a luz natural entrar e se espalhar no ambiente (Projeto: Anderson Alves)

Já o pé direito alto ou duplo dá mais amplitude para os espaços e permite que a luz natural se espalhe, clareando todos os cantos. Melhor ainda se as paredes, o teto e a decoração forem em cores claras.

Em muitos casos, projetos assim ainda contam com janelas ou paredes de vidro que acompanham toda a extensão do pé direito. Assim, a luz entra com ainda mais facilidade.

4. Brises

Em regiões com muita incidência solar e altas temperaturas, os brises podem ser a melhor opção para deixar a luz natural entrar. Isso, claro, sem superaquecer os espaços e ainda mantendo a privacidade.

Trata-se de lâminas que proporcionam iluminação indireta, além de ventilação. Elas podem ser fixas ou móveis, feitas em diferentes materiais como madeira, concreto e alumínio.

5. Iluminação zenital

projeto com Luz zenital
Aberturas na parte superior da construção permitem a entrada de luz, ajudando a economizar energia (Projeto: Guto Oliveira)

Uma grande aposta para aproveitar melhor a luz natural é projetar aberturas na cobertura da construção. A chamada iluminação zenital tem esse nome justamente porque a luz vem de cima (zênite).

Dá para aplicar essa técnica tanto em áreas comerciais quanto residenciais. Além disso, há diferentes formas de aderir, por exemplo:

  • Telhas translúcidas;
  • Claraboias;
  • Lanternins;
  • Domos;
  • Sheds.

6. Cores claras

Principalmente em ambientes menores, o uso de cores claras na decoração ajuda a ampliar o efeito da luz natural.

Isso porque tonalidades como branco e bege refletem os raios solares. Dessa maneira, também dão a impressão de que o ambiente é maior.

Além da luz natural, há outras técnicas importantes para clarear os ambientes, seja de dia ou à noite. Conheça os principais tipos de iluminação e veja dicas para o seu projeto luminotécnico!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Luz natural: como projetar espaços que explo...

Luz natural: como projetar espaços que exploram o efeito

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies