A Apple anunciou mais uma de suas inovações tecnológicas: o Vision Pro. O óculos que mistura realidade aumentada (AR) com realidade virtual (VR) chega para permitir a interação com elementos digitais em um ambiente real.
Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:
Essa mistura entre o físico e o digital pode ser interessante para arquitetos e designers. Afinal, chega como uma nova possibilidade para apresentar e explorar projetos de uma forma interativa e imersiva.
Com ele é possível criar ambientes virtuais tridimensionais, além de interagir com modelos 3D de móveis e objetos decorativos. Dá até mesmo para visualizar como diferentes elementos de design se encaixam em seu espaço real. Entenda melhor na sequência.
O que é o Apple Vision Pro?
O Vision Pro é um dispositivo de computação espacial revolucionário. Com o design da Apple, os óculos combinam tecnologias de AR e VR para oferecer uma experiência inovadora de design e visualização de espaços.
Funciona com o chamado visionOS, o primeiro sistema operacional espacial da Apple. Com ele, é possível navegar pelos aplicativos por meio do movimento dos olhos.
Já as mãos podem ser usadas para dar scroll, enquanto o comando de voz pode ditar uma busca ou ação, por exemplo.
Por meio desses controles, dá para afastar ou aproximar as projeções, além de optar pela visual panorâmica, que é ainda mais imersiva.
De acordo com a marca, um dos diferenciais em relação a outros óculos virtuais é que o usuário continua enxergando através dos óculos. Portanto, se houver mais alguém no ambiente, ou algum obstáculo no caminho, é possível visualizar e interagir normalmente.
Entretanto, o usuário consegue regular o nível de imersão que quer ter com os óculos. Sendo assim, é possível ter projeções em todo o campo de visão sempre que quiser.
Além disso, o Vision Pro traz a primeira câmera 3D da Apple. Portanto, é possível capturar momentos e ambientes já com as profundidades reais, que poderão ser reproduzidas usando os óculos. Recursos interessantes, sobretudo em se tratando de projetos arquitetônicos.
Vale ressaltar que o Vision Pro funciona ligado a uma pequena bateria recarregável através de um fio. O dispositivo pode ser colocado no bolso enquanto os óculos estão em uso, por exemplo.
Quanto custa um Apple Vision Pro?
O Vision Pro foi anunciado pela Apple em junho de 2023, mas ainda não foi definida a data do início das vendas.
Em setembro, o CEO da empresa, Tim Cook, confirmou que os óculos chegarão ao público final no início de 2024. Entretanto, ainda não se sabe quando as vendas começarão no Brasil.
Como é de se esperar de um produto Apple, o Vision Pro é uma peça de tecnologia de alto padrão. E isso se reflete em seu preço.
O valor pode variar dependendo da configuração e dos acessórios. Entretanto, durante o anúncio do produto, o valor informado pela Apple foi de U$ 3.500. Em conversão direta e sem considerar impostos e taxas, corresponde a cerca de R$ 17.500.
Leia também:
- Cidades inteligentes: o que são e quais são suas características
- The Sims: de simulador de arquitetura a antecessor do metaverso
Para que serve o Apple Vision Pro?
No vídeo de apresentação do produto, a Apple traz alguns destaques quanto à usabilidade. Por exemplo, durante o uso de um aplicativo de mindfulness, é possível visualizar elementos em três dimensões, ajudando no relaxamento.
Já ao capturar momentos usando a câmera 3D, o usuário consegue assistir ao filme no futuro e se sentir como se estivesse vivendo a cena novamente.
Outra possibilidade é assistir a filmes de uma forma imersiva, com uma tela tão grande quanto a de um cinema. Nesse caso, o Vision Pro pode escurecer o ambiente, deixando as imagens brilhantes sobressaírem.
Também dá para transformar qualquer ambiente em uma sala de jogos. Usando um controle, é possível aproveitar seus games preferidos em uma tela grande, aproveitando ainda a qualidade do áudio espacial.
Ao integrar outros dispositivos da Apple, como iPhone e MacBook, é possível ainda ampliar a tela e usufruir das funcionalidades de uma maneira mais fluida e intuitiva.
E com o FaceTime, dá para fazer chamadas de vídeo com outras pessoas de uma maneira bem real, como se estivessem no mesmo ambiente.
Além disso, como a câmera fica apontada para frente ao usar o Vision Pro, há a possibilidade de criar um avatar hiperrealista apontando os óculos para a face do usuário.
O software captura os traços e os gestos da pessoa usando machine learning. Assim, durante as chamadas, o personagem é exibido, seguindo sua fala e gestos.
Como usar o Vision Pro em projetos de arquitetura e design?
De maneira geral, o Vision Pro chega para integrar os ambientes físicos e digitais de uma forma inteligente. Um conceito parecido com o metaverso, por exemplo.
Usando sensores avançados e câmeras para mapear o ambiente ao seu redor, dá para sobrepor elementos virtuais em tempo real. Ele se conecta perfeitamente com dispositivos Apple, como iPhones e iPads, para proporcionar uma experiência imersiva e intuitiva.
Ao longo do texto, trouxemos algumas possibilidades de uso para o Vision Pro, incluindo para os campos da arquitetura e da decoração. Acompanhe em detalhes alguns dos impactos que os óculos podem causar.
Visualização de projetos
Os arquitetos podem criar maquetes virtuais de edifícios, permitindo que os clientes visualizem o projeto final em escala real antes mesmo de iniciar a construção.
Isso permite uma maior compreensão sobre os projetos, facilitando a troca e a comunicação.
Colaboração remota
Por falar em comunicação, o Vision Pro torna possível a colaboração em tempo real entre profissionais, mesmo que estejam geograficamente distantes. Isso é especialmente útil em projetos complexos.
Possibilidade de trabalhar de qualquer lugar
O trabalho remoto está com tudo! E o Vision Pro pode tornar os processos ainda mais práticos.
Ao criar ambientes virtuais e projetos, é possível atender a clientes de qualquer parte do mundo, além de colaborar com diferentes profissionais. Tudo isso sem a necessidade de se encontrarem fisicamente.
Decoração de interiores
Os designers de interiores podem usar o Vision Pro para sobrepor móveis, cores de parede e acessórios virtuais em ambientes reais. Isso ajuda os clientes a tomarem decisões informadas sobre decoração.
Economia de tempo e recursos
As funcionalidades do Vision Pro eliminam a necessidade de protótipos físicos e reformas dispendiosas. Portanto, a tecnologia economiza tempo e dinheiro para clientes e profissionais.
Experiência do cliente
Proporciona aos clientes uma experiência envolvente e personalizada, permitindo que eles experimentem diferentes opções de design antes de tomar decisões finais.
Em resumo, o Apple Vision Pro pode desempenhar um papel transformador na arquitetura e decoração. Afinal, permite simplificar processos, economizar recursos e elevar a experiência a um nível totalmente novo.
Se você se interessa por esse mundo high-tech, não pode deixar de conferir outros conteúdos aqui no Archtrends! Que tal começar descobrindo quais são as tendências tecnológicas?