UIA 2023: Congresso Mundial de Arquitetos acontecerá em Copenhague
O mundo da arquitetura se prepara para um dos eventos mais esperados: o UIA 2023. Entre os dias 2 e 6 de julho, Copenhague, a capital da Dinamarca, vai se tornar o ponto de encontro para cerca de 10 mil arquitetos e outros profissionais da área.
Por lá, eles vão compartilhar conhecimentos, discutir tendências e explorar os desafios e as possibilidades da arquitetura contemporânea. Este ano, o tema é Futuros Sustentáveis - Não Deixe Ninguém Para Trás.
Quer saber tudo o que vai rolar no UIA 2023? Acompanhe a leitura!
Congresso Mundial de Arquitetos chega à sua 28ª edição
O UIA 2023 é o Congresso Internacional de Arquitetura promovido pela União Internacional dos Arquitetos (UIA).
Basicamente, essa é uma organização global que representa os interesses dos arquitetos e promove a arquitetura como um elemento fundamental para o desenvolvimento sustentável.
Fundada em 1948, a UIA conta com profissionais associados de mais de 100 países. Com isso, contabiliza mais de 1,3 milhão de arquitetos.
Portanto, trata-se de uma organização de nível mundial. Também é a única união arquitetônica internacional operando reconhecida pela Unesco.
Em 2023, o congresso chega à sua 28ª edição, celebrando o seu aniversário de 75 anos. O objetivo é reunir arquitetos, urbanistas, acadêmicos, estudantes e profissionais relacionados à área para discutir ideias inovadoras.
Além disso, o evento promove a troca de experiências e fortalece o diálogo entre os participantes.
O UIA acontece a cada três anos, sempre em uma cidade diferente. Além de Copenhague, ele já passou pelo Rio de Janeiro (2021), no Brasil; Seul (2017), na Coreia do Sul; e Tóquio (2011), no Japão, entre outros locais.
UIA 2023 acontece em julho em Copenhague
O UIA 2023 está marcado para acontecer entre os dias 2 e 6 de julho, em Copenhague, na Dinamarca. Grande parte do evento se concentrará no Bella Center, mas haverá atividades em outros locais.
A cidade é conhecida por sua arquitetura icônica, inovação urbana e abordagem sustentável em planejamento. Por isso, foi eleita a Capital Mundial da Arquitetura da Unesco para 2023.
Copenhague oferece o cenário perfeito para o evento, com sua combinação única de história e modernidade, além de uma vibrante comunidade arquitetônica.
Os participantes terão a oportunidade de explorar a cidade e suas maravilhas arquitetônicas ao longo do congresso.
Durante esse período, vai rolar ainda uma série de palestras, workshops, exposições e eventos sociais. Assim, será possível desfrutar de uma imersão completa na arquitetura contemporânea.
Leia também:
- Economia circular: como isso se manifesta na arquitetura?
- CASACOR São Paulo 2023: o que você verá nesta edição
Temas que serão explorados no UIA 2023
A ideia do UIA 2023 é abordar uma ampla gama de temas relevantes para a arquitetura contemporânea. Eles foram baseados nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDGs) da ONU.
Foi assim que se chegou ao assunto central do evento; Futuros Sustentáveis - Não Deixe Ninguém Para Trás.
Dos objetivos da ONU, foram escolhidos seis para serem trabalhados ao longo do UIA 2023. Tais temas não necessariamente têm relação direta com a arquitetura.
No entanto, entende-se que a arquitetura influencia na sociedade de diferentes formas. Além disso, tem potencial para contribuir com um futuro mais sustentável.
Nesse sentido, serão abordados os seguintes temas durante o UIA 2023:
- adaptação climática;
- repensando os recursos;
- comunidades resilientes;
- saúde;
- inclusão;
- parcerias para a mudança.
Programação do UIA 2023 abrange diferentes públicos
Quanto à programação do UIA 2023, será rica e diversificada. A ideia é oferecer uma boa variedade de atividades para os participantes. Confira, a seguir, as principais atrações do congresso.
Keynotes
Arquitetos renomados e especialistas na área vão se reunir no UIA 2023 para discutir sobre os temas que listamos anteriormente. Assim, é possível beber dos seus conhecimentos e experiências.
Entre os principais palestrantes para ficar de olho, estão:
- Bjarke Ingels, arquiteto e fundador do escritório BIG;
- Chimamanda Ngozi Adichie, escritora feminista premiada;
- Chris Downey, fundador do Architecture for the Blind, espaço inteligente e inclusivo para cegos;
- Christian Benimana, arquiteto e expoente do afrofuturismo na arquitetura. É co-fundador do African Design Centre e diretor do MASS Design Group;
- Connie Hedegaard, presidente do Conselho de Missão da Comissão da União Europeia sobre Adaptação às Mudanças Climáticas;
- Elizabeth Timme, arquiteta e co-fundadora do Office of Office;
- Francis Kéré, arquiteto vencedor do 51º Prêmio Pritzker (2022) e fundador do Kéré Architecture;
- Jim Hagemann Snabe, presidente da Siemens e membro do conselho do Fórum Econômico Mundial;
- Kunlé Adeyemi, arquiteto nigeriano que evidencia o afrofuturismo. É ainda professor e estrategista de desenvolvimento, além de fundador e diretor da NLÉ;
- Maria Neira, diretora do Departamento de Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Saúde da OMS;
- Mette Skjold, CEO e sócia no SLA;
- Partha Dasgupta, professor emérito de Economia na Universidade de Cambridge.
Next Gen Sessions
Esse é um espaço destinado a jovens. A ideia é abrir uma janela para o futuro, fomentando o diálogo entre diferentes gerações, incluindo estudantes de Arquitetura e Urbanismo.
Apresentações de artigos
Outro ponto interessante do UIA 2023 são as apresentações de artigos de 250 colaboradores. Eles vão compartilhar seus conhecimentos, a fim de impulsionar a mudança.
Afinal, seus trabalhos desafiam normas arquitetônicas e conectam pesquisa e prática por meio de novos olhares.
Velux Daylight Talks
Nessas sessões, serão explorados os diferentes significados da luz natural na arquitetura. Arquitetos que trabalham ativamente com o tema apresentarão seus projetos para levar mais conhecimento aos participantes.
The Obel Award Talks
Aqui, serão exploradas contribuições arquitetônicas que desafiam o status quo, priorizando as pessoas e o planeta.
Visitas guiadas a edifícios icônicos de Copenhague
A rica arquitetura da cidade poderá ser explorada pelos participantes do UIA 2023. Eles poderão experimentar, em primeira mão, todas as facilidades de Copenhague.
Eventos sociais e networking
Momentos de interação e conexão entre os profissionais estimulam parcerias e colaborações.
Portanto, quem estiver presente no UIA 2023 poderá aproveitar para trocar conhecimentos e experiências com arquitetos de diferentes países.
Sem dúvidas, o UIA 2023 é um dos eventos de arquitetura para acompanhar. Pensando nisso, o Archtrends marcará presença, conferindo tudo de perto!
Quem vai nos representar por lá é o arquiteto Giovani Bonetti, que fará uma cobertura completa do congresso para o nosso portal e Instagram. Fique ligado!
E, além do UIA 2023, há outras oportunidades para ficar de olho! Confira a lista que preparamos com os principais eventos de arquitetura e design de 2023.