30.12.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Eventos de design e arquitetura
Editora do Archtrends, Maria Silvia Ferraz, mediou discussão sobre representatividade feminina no Archtrends Summit de 2022 (Foto: Guto Campos)

Eventos de design e arquitetura de 2023 para ficar de olho

 minutos de leitura
calendar-blank-line
30.12.2022
Acompanhe as tendências, o que está em alta, as novidades e ainda diversas oportunidades de networking em vários eventos de design e arquitetura no Brasil e no mundo
minutos de leitura

Em 2022, especialmente no segundo semestre, vimos a volta com força total dos eventos presenciais pós-pandemia. E a expectativa para 2023 é um ano ainda mais recheado de eventos de design e arquitetura, no Brasil e no mundo. 

Ainda não sabe quando e onde vão acontecer esses encontros? Fique de olho nesse conteúdo que vamos mostrar os principais eventos de 2023 para você não perder nenhuma oportunidade de conhecer as novidades do próximo ano. 

Você poderá conferir mostras, feiras e semanas criativas que são dedicadas para profissionais de arquitetura e urbanismo, design de interiores, engenheiros e paisagistas.

O melhor é que, além de se atualizar, você pode fechar negócios e ampliar sua rede de contatos. Veja as datas dos principais eventos desse ano e não perca a chance de fazer networking.

Confira os principais eventos de design e arquitetura de 2023 

Anote aí na sua agenda para não perder nenhuma destas oportunidades, que ocorrem tanto no Brasil quanto no exterior. Confira a seguir.

Janeiro

Maison & Objet

Os objetos cerâmicos criados pela dupla do Atelier Fig
Os objetos cerâmicos criados pela dupla do Atelier Fig (Crédito: M&O-©AETHION)

Para quem quer começar o ano com tudo, logo no início já tem eventos de design e arquitetura de 2023.

E não é em qualquer lugar, nossa primeira parada é em Paris, França. O evento acontece nos dias 19 a 23 de janeiro.

A Maison & Objet contará com 14 setores, 700 marcas, 38 conferências e muito mais. O evento terá como tema Take care (cuidar, em tradução livre), com uma reflexão sobre cuidar ainda mais do mundo.

Março

DW! Design Weekend São Paulo

Eventos de design e arquitetura de 2023
Participantes prestigiam talk realizado na Portobello Shop Vila Olímpia, na DW! de 2022 (Foto: Divulgação)

A semana de design de São Paulo de 2023 estará cheia de novidades. Uma delas é sua data de realização, que será entre 11 e 19 de março. Anteriormente, as outras edições ocorreram no segundo semestre. 

A DW! é promovida em diferentes endereços da cidade. As ações ocorrem em dias e horários variados para diferentes temas e públicos em uma mesma programação. Palestras, mostras, lançamentos e workshops podem ser abertos a todos ou restritos apenas a convidados. Alguns têm como foco o consumidor final, já outros são exclusivos para designers e arquitetos. 

As lojas Portobello Shop de São Paulo participam da DW!, promovendo uma mostra de arquitetura.

Expo Revestir

Eventos de design e arquitetura
Estande da Portobello na edição 2022 da Expo Revestir (Foto: Portobello)

A Expo Revestir 2023 também estará imperdível, em especial porque será realizada um novo endereço. A partir de agora ocorrerá na São Paulo Expo, localizada na Rodovia dos Imigrantes, em São Paulo. A mudança de local é tão impactante que até influenciou o tema dessa edição: Trilhando novos caminhos.

A maior feira de revestimentos e acabamentos da América Latina contará com mais de 300 expositores. Lá você vai encontrar lançamentos em revestimentos cerâmicos, louças, metais, rochas ornamentais, mosaicos, madeiras, laminados, cimentícios e vítreos. A Portobello, claro, também marcará presença para apresentar sua nova coleção.

Por isso, já coloque na sua agenda as datas e os horários da Expo Revestir: 14, 15 e 16 de março, das 10h às 19h. No dia 17 de março, a feira ocorrerá das 10h às 17h, em um tempo menor.

Abril

Coverings

Eventos de design e arquitetura
Estande da Portobello na Coverings 2022 expôs a Coleção Unlimited Dreams (Foto: Divulgação)

A Coverings é considerada um dos principais eventos de revestimentos cerâmicos e pedras naturais da América do Norte. Desta vez, ela ocorrerá nos dias 18 a 21 de abril.

A feira será realizada no Orange County Convention Center, em Orlando, Estados Unidos, com profissionais da indústria de ladrilhos e pedras. A programação vai contar com diversas oportunidades educacionais que vão incluir passeios com curadoria, demonstrações ao vivo e muito mais.

Salão do Móvel de Milão

Verde foi a cor predominante no Salão do Móvel 2022 (Foto: Trend Book Milão)

Durante a primavera, a cidade de Milão, Itália, abre as portas para um dos eventos mais importantes do mundo do design: o Salone del Móbile ou, em português, Salão do Móvel. Todos os eventos paralelos a ele formam a Semana de Design de Milão.

Em 2023, o Salone volta a acontecer em abril, depois de adiamentos causados pela pandemia em 2022. Ao mesmo tempo, também ocorrerá a Euroluce, um dos setores da feira dedicado à iluminação. Outra novidade desta edição serão os novos pavilhões, como o de mobiliário para escritório. 

A 61ª edição da feira será realizada entre os dias 18 e 23 de abril. 

Maio

IF Design Awards

Eventos de design e arquitetura
Cobogó Mundaú, da Portobello, conquistou o prêmio internacional iF Design Award 2022 (Foto: Alessandro Gruetzmacher)

O IF Design Awards é a premiação internacional mais importante de design. A cerimônia vai ocorrer no dia 15 de maio, no teatro Friedrichstadt-Palast, em Berlim, Alemanha. Além da celebração ser em um local histórico, o evento promete ainda muita conexão entre pessoas do mundo todo. 

Os inscritos para o prêmio representam mais de 55 países e a pré-seleção dos ganhadores será realizada em janeiro. 

Bienal de Arquitetura de Veneza

Eventos de design e arquitetura
A arquiteta Gabriela de Matos, que participou do Archtrends Summit em 2022, vai representar o Brasil na Bienal de Arquitetura de Veneza (Foto: Guto Campos)

E não faltam motivos para visitar a Itália este ano. Com o tema O laboratório do futuro, a Bienal de Arquitetura de Veneza ocorrerá entre 20 de maio e 26 de novembro no complexo Arsenale – Giardini e em outros locais da cidade.

A curadoria do evento será feita pela arquiteta e romancista ganense-escocesa Lesley Lokko, que trará a África como foco principal do evento.

E tem participação brasileira no evento. A curadora representante do Brasil será a arquiteta Gabriela de Matos. 

CASACOR SP

Eventos de design e arquitetura
Café CASACOR SP 2022 com piso da Portobello (Projeto: Studio HA / Foto: Renato Navarro)

A CASACOR de 2023 tem como tema Corpo & Morada. O evento está previsto para ocorrer entre 30 de maio e 6 de agosto.

Considerada a mais completa mostra de arquitetura, paisagismo e design de interiores das Américas, a CASACOR SP será realizada pela segunda vez no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, em São Paulo. 

Os organizadores prometem muitas novidades, entre elas a ampliação do espaço, que terá 11.000 m² de área construída. A edição de 2022 contou com a presença de mais de 115 mil visitantes e a expectativa é que esse número aumente.

A CASACOR tem edições em vários locais do Brasil. Verifique no site da CASACOR as cidades e datas onde acontecerão as próximas mostras. 

Setembro

London Design Festival

london festival design 2022
A mostra imersiva IntoSight, da SonyDesign (foto: Ed Reeve)

O London Design Festival será promovido entre os dias 16 e 24 de setembro. O objetivo do evento é celebrar e promover Londres como a capital da economia criativa.  

Em 2022, o evento reuniu mais de 300 atrações e contou com o lançamento de novos produtos, mostras temáticas, experiências imersivas e encontros informais.

Cersaie

A Portobello está presentes nos mais importantes eventos de arquitetura e design, como o Cersaie
Estande da Portobello na Cersaie 2022 (Foto: Divulgação)

Outro grande evento que acontece na Itália é a Cersaie, considerada a maior feira de revestimentos do mundo, realizada na cidade de Bolonha. 

Para se ter uma ideia da grandiosidade desse evento, em 2022 a Cersaie recebeu 44 mil visitantes internacionais, entre eles os representantes da Portobello. A 39° edição ocorrerá nos dias 26 a 30 de setembro.

Outubro

Semana Criativa de Tiradentes

Eventos de design e arquitetura de 2023
Live da Portobello realizada diretamente na Semana Criativa de Tiradentes (Foto: Douglas Mendes)

Em outubro de 2023 será a vez da Semana Criativa de Tiradentes, projeto cultural e social que tem como objetivo divulgar e valorizar os saberes tradicionais.

Entre os dias 20 e 23 de outubro você terá a oportunidade de conhecer mais sobre artesanato, design, arquitetura e gastronomia. E, ainda, é uma boa desculpa para aproveitar a culinária mineira!

Dutch Design Week

Eventos de design e arquitetura
No destaque, a exposição Corkbrick, apresentada na Dutch Design Week 2022 (Foto: Iris Jansen)

Nos dias 21 a 29 de outubro, a cidade de Eindhoven, na Holanda, receberá a Dutch Design Week. Nela serão apresentados trabalhos de 2.600 designers. 

O evento registrou mais de 355 mil visitantes nacionais e estrangeiros nos anos anteriores, e 2023 promete repetir o sucesso!

E você, já foi ou está se preparando para um desses eventos? Deixe um comentário contando sua experiência ou seus planos!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Eventos de design e arquitetura de 2023 para ...

Eventos de design e arquitetura de 2023 para ficar de olho

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies