31.05.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
paleta tons pastel na sala, CASACOR SÃO PAULO 2023
Ambiente acessível criado pelo ArqTab e Maycon Fogliene para a CASACOR São Paulo 2023 (Foto: Amanda Bibiano/ Divulgação)

CASACOR São Paulo 2023: o que você verá nesta edição

 minutos de leitura
calendar-blank-line
31.05.2023
Confira os destaques entre os 73 ambientes da mais importante mostra de decoração, arquitetura, paisagismo, arte e design da América Latina, que acontece no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista
minutos de leitura

Com 73 ambientes decorados distribuídos por uma área de 11.000 m 2, no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, a 36ª edição da CASACOR São Paulo foi aberta nesta terça-feira, dia 30, e segue até o dia 6 de agosto. 

Quem visitar a mostra, percorrerá uma rota que revelará, com boa fluidez, os espaços decorados. Ainda assim, é uma trajetória longa, que leva algumas horas, portanto, aposte em calçados confortáveis e se prepare para descansos em bares e restaurantes também bem decorados, que às vezes pipocam no percurso. 

Além disso, vale conferir a seguir a seleção do Archtrends de ambientes destaques e tendências, para preparar o olhar para essa incrível - mas longa - jornada.

Leia também:

Logo na entrada, os visitantes são recepcionados por bancada com revestimento Alpissimi, da Portobello, em projeto assinado pelas arquitetas Andressa Daniele e Vanessa Pasqual, da AD|VP Arquitetura. O verde marmorizado também deságua no piso por meio de Lastras

Bancada e piso de recepção da CASACOR foram revestidos com porcelanato marmorizado preto, Portobello
Bancada e piso de recepção da CASACOR foram revestidos com porcelanato Portobello (Foto: Rafael Renzo)

A escolha pela cor verde remete ao tema do evento, Corpo&Morada, que aborda novas leituras de questões da atualidade, como inclusão, diversidade e sustentabilidade. Segundo a organização, os profissionais foram desafiados a criar projetos em referência à pele do corpo, da casa e do planeta.

“Esse tema fala sobre a conexão de corpos, de pessoas com o ambiente, o universo e a natureza. Tentamos, inicialmente, partir de tons de verde, que é uma cor que gostamos. Esse foi o ponto de partida da escolha do revestimento verde marmorizado”, explica Vanessa. 

Outro destaque dessa entrada é uma tela ao fundo do balcão, com uma reprodução luminosa da cúpula do edifício Conjunto Nacional, onde ocorre a CASACOR. “Trouxemos esse elemento, que é patrimônio histórico e reproduzimos na tela”, disse. A ideia era fazer a conexão da arquitetura, natureza e desenhos gráficos. 

mobiliário em cor clara e obras de arte de Gaby Schattan na casacor são paulo 2023
Dupla optou por mobiliário em cor clara e obras de arte de Gaby Schattan para preencher espaço de descanso (Foto: Rafael Renzo)

O ambiente da dupla continua em outra sala, logo à esquerda do balcão, onde os visitantes podem se encontrar e confraternizar antes de começar a visita à mostra. O ambiente transmite tranquilidade, sendo predominantemente branco, com um sofá amplo foi posicionado ao centro e árvores nativas. Há ainda um tapete claro, de formas orgânicas, em off white. A ideia, explicam as arquitetas, é evocar a natureza. 

Nessa sala, foram instaladas obras de arte de Gaby Schattan (bygabs), que virou um dos focos das câmeras de celulares dos visitantes na abertura da mostra, na tarde desta terça. Em escultura chamada Match, presa a parede, como um painel, a artista posicionou esferas douradas, partidas ao meio e reagrupadas. Acima delas, aparece escrito: “Não somos metades que se completam, mas somos inteiros que se encaixam”. 

Em outro canto, na mesma sala, há projeções na parede de silhuetas de diferentes corpos. “O encontro perfeito de dois elementos, dois corpos. Fazemos essa referência tanto em vídeo, quanto na obra de arte, para dizer que todos somos um”, explica Vanessa.

Inclusive, toda essa parte é aberta ao público geral, sem necessidade de ingresso - para quem estiver passando pela Avenida Paulista, vale a pena subir a rampa até o segundo andar do Conjunto Nacional para curtir esse ambiente.

Dani Vit Arquitetura cria banheiros acessíveis com revestimento Portobello (Foto: Divulgação)

Já dentro da mostra, alguns ambientes à frente, os sanitários funcionais desenvolvidos pelo escritório Dani Vit Arquitetura evocam a acessibilidade, outro tema fundamental em um mundo que preza a sustentabilidade e respeito. O espaço foi equipado com barras de apoio e bancada em tamanho adaptado para pessoas com deficiência. Entre os revestimentos no local, aparecem exemplares das linhas Lombarda Viva, Gouache e Brasília - todos da Portobello. 

A mesma preocupação com acessibilidade foi o caso do espaço projetado pelo ArqTab e Maycon Fogliene. O ambiente com predomínio de tons rosados teve bancadas ajustadas para pessoas com deficiência, assim como a ativação por voz de diferentes funções, como abertura de gavetas e cortinas. 

A seguir, confira mais tendências e detalhes desta edição:

1. Brancos e beges 

O uso de cores claras está por toda a mostra, em diferentes ambientes. Muito frequentemente, elas aparecem numa paleta com tons de madeira, branco e bege. Alguns prosseguem ainda por uso de palha e outras fibras naturais. 

paleta de tons neutros e plantas, casacor são paulo 2023
Ambiente de estar projetado por Isabella Nalon com paleta de tons neutros e plantas (Foto: Rafael Renzo)

Há ainda, os sofás de formatos curvos, revestidos em tecido bouclé - tendência que segue firme no Brasil e também se manifestou na Semana de Design de Milão, neste ano, o que pode indicar mais tempo no mercado. 

>>>>> Confira o Trend Report, com as tendências do Salão do Móvel de Milão 2023

Ambiente da Navarro Arquitetura, com paleta de tons claros e uso de madeira (Foto: Divulgação)

2. Kitsch e memória efetiva 

Em total contraponto, também marcaram presença na CASACOR os ambientes kitsch, com cores saturadas e esculturas curiosas. Muitos com esse estilo reuniam elementos de viagens, de diferentes origens, em um só espaço, além de objetos vintage - como o lar de um viajante, como a Casa Terroir, do Studio Schier. Ainda nesse meio, há lugar para memória afetiva, tema que apareceu em alguns ambientes, em uma reunião de objetos que nem pareciam ter sido reunidos nesses espaços nas últimas semanas ou meses, mas em décadas de vida. 

sala maximalista, com diferentes texturas coloridas no têxtil e decoração
Ambiente de estar com estética kitsch criado por Luiz Otávio Debeus (Foto: Divulgação)

3. Figurinhas repetidas

Pelo circuito, alguns objetos e intervenções também se mostraram comuns aos ambientes. Um dos destaques vai para os aromas. Se você pretende visitar a CASACOR, repare que cada espaço conta com algum aromatizante diferente, uns mais marcantes que outros, mas que inevitavelmente despertam a curiosidade de algumas pessoas. 

>>>>> Veja como deixar sua casa mais perfumada com um aromatizador de ambientes!

Também dá para encontrar diversos exemplares de luminárias e esculturas em formato de cogumelos. Alguns aparecem no cenário paisagístico (que realmente faz esquecer que estamos sobre um edifício) de Cardim Arquitetura Paisagística.

Trajeto verde criado pela Cardim Arquitetura Paisagística (Foto: Divulgação)

4. Artsy

Durante a trajetória do visitante, também há intervenções artísticas, como o caso do espaço criado pelo Studio Guilherme Torres, chamado Percursos, com painéis altos, luminosos, poltronas flutuantes e paredes com obras da artista Regina Silveira. 

Há também presença da galeria de arte Origami, com gravuras de artistas como Rubem Valentim, Amilcar de Castro e Iberê Camargo. 

Espaço de encontro entre obras do Studio Guilherme Torres e Regina Silveira (Foto: Divulgação)

CASACOR São Paulo 2023
DATA: 30 de maio a 6 de agosto
LOCAL: Conjunto Nacional, Avenida Paulista, 2073, Consolação, São Paulo
Mais informações no site

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

CASACOR São Paulo 2023: o que você verá ne...

CASACOR São Paulo 2023: o que você verá nesta edição

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Maravilhosa a Casa Cor 2023!
    Visitei todos os ambientes e ainda andei por eles. O tempo passa e a gente nem sente. Iniciamos às 13h e terminamos às 5h30m por aí! Paramos para o almoço no espaço da arquiteta Carla Felippi "Casa Mikonos" espaço perfeito! Muito bem atendidos! O restaurante lembra a Grécia. Claro, como as areias gregas. Foi um oásis praiano de muito bom gosto. Parabéns à Casa Cor 2023 e a seus expositores!!!

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies