5 projetos de salas com porcelanato indicados pela Doma Arquitetura
O Archtrends está recheado de projetos para se inspirar. E ainda tem dica de especialista! A arquiteta Patricia Pomerantzeff, da Doma Arquitetura, fez seu top 5 de salas com porcelanato em um vídeo especial.
Entre os projetos, você encontra salas com porcelanato neutro, imponente, reproduzindo materiais como pedra, mármore e até cimento queimado.
Quer conferir as escolhas de Patricia Pomerantzeff? Acompanhe as linhas a seguir para assistir ao vídeo e ver cada detalhe dessas 5 salas com porcelanato!
1. Casa Ponto de Encontro está entre salas com porcelanato que reproduz pedra
No projeto de Flávia Tavares, a ideia foi usar padrões naturais, que ajudam a aumentar o aconchego. Ideal para ambientes de estar.
Além disso, tem integração total entre os ambientes. Não só da sala com porcelanato e a cozinha, mas também com o exterior, que é o ponto de encontro de família e amigos.
Para dar a ideia de espaço ampliado no interior, o piso se mantém o mesmo nos ambientes. Aliás, o escolhido é um dos queridinhos de Patricia: Pietra Lombarda Off White.
Ideal para salas com porcelanato, ele reproduz pedra e tem acabamento natural, ou seja, não é brilhante.
Contudo, para criar a separação entre os ambientes, alguns elementos em madeira foram usados. Um deles é o painel da TV.
Porém, a mesma madeira aparece em outros pontos, como nos nichos da cozinha. Isso faz com que os ambientes conversem entre si.
2. Apartamento PG+A traz ambientes integrados
Foram os detalhes que chamaram a atenção de Patricia Pomerantzeff, colocando esta entre as suas salas com porcelanato preferidas.
Os pontos de cor se destacam no ambiente com o revestimento Oro Bianco. É uma opção de porcelanato marmorizado, desta vez, com acabamento polido.
Ele aparece no painel da TV, que se estende até a parede ao lado, com um nicho de porcelanato que enfeita o ambiente integrado.
A escolha do revestimento faz com que o apartamento seja leve. E era essa mesma a intenção no projeto do STUDIOLAR, que buscou refletir a personalidade dos moradores.
Para morar, receber e curtir o lar, essa é mais uma das salas com porcelanato integrada à sala de jantar.
Aliás, neste ambiente, Patricia destaca a porta embutida no painel de madeira. Além de seguir a tendência hide or slide, esse recurso ainda ajuda a destacar a mesa de jantar branca, já que há contraste.
3. Casa Manuel traz revestimento que é ideal para pets
Essa é uma das salas com porcelanato que segue o estilo contemporâneo. Ela traz revestimento com aspecto de cimento queimado, o Brasília Concreto Cinza. Assim, mistura modernidade e sofisticação nessa área integrada da casa.
Cheia de detalhes, a sala também traz detalhes em madeira. Para Patricia, o destaque no projeto de Juliana Loffi Arquitetura é o painel que continua no forro.
Mas não foi só nos detalhes da arquitetura e da decoração que Patricia prestou atenção. Como a imagem traz um cachorro, ela destacou a praticidade de salas com porcelanato para quem tem pet.
Isso porque o material é fácil de limpar, não é poroso e, por isso, não tende a manchar. No caso do porcelanato natural, tem resistência ainda maior a arranhões.
4. Casa CM: salas com porcelanato que vão além do piso
Salas com porcelanato podem aproveitar a estética sofisticada desse material de diversas formas. Sobretudo porque ele pode ter texturas, cores e relevos diferentes.
No caso do projeto da CUBO3 Arquitetura, Patricia destacou o uso do revestimento na parede ao fundo do sofá, como se fosse um quadro.
Para causar impacto e destacar essa área da sala, a escolha foi por Nero Venato. O mármore preto, de origem paquistanesa, tem veios brancos e dourados que formam contraste.
Aliás, para dar ainda mais destaque a essa verdadeira obra de arte em porcelanato, o projeto traz uma moldura em madeira.
Ela também ajuda a formar contraste, o que destaca o bar, que fica ao lado do sofá sobre um móvel de madeira.
Em resumo, essa é uma das salas em porcelanato que mostra, na prática, como é possível usar esse revestimento muito além do piso.
Além da possibilidade de criar painéis interessantes, ainda dá para fazer móveis como bancadas e mesas em porcelanato, por exemplo.
5. Apartamento Perdizes é uma das salas com porcelanato neutro
Para quem prefere revestimentos neutros, essa é uma das principais salas com porcelanato para se inspirar.
O piso Mineral Portland tem tom de cinza e formato versátil: 90x90. Sem falar que, por ter acabamento natural, pode ser usado em toda a casa. Do quarto ao banheiro.
Para Patricia, a escolha foi acertada, levando em consideração o restante da decoração da sala. Afinal, ela traz diversos elementos como estampas e cores.
O verde aparece tanto no sofá maior quanto na decoração com plantas, que ajuda a aumentar o bem-estar nesse espaço.
A combinação é com o laranja das poltronas, que também contrasta com o biombo estampado que está na frente delas.
No entanto, esse é um ambiente que não parece neutro demais, e nem carregado. Isso porque o arquiteto soube equilibrar todas as informações presentes no projeto.
Patricia destaca essa harmonia, ressaltando que a decoração marcante ganha equilíbrio com o revestimento neutro do piso.
Aliás, Patricia Pomerantzeff é parceira da Portobello e já participou de outros projetos por aqui. Que tal continuar no Archtrends para conferir a cozinha acolhedora criada pela Doma Arquitetura?