Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Sala de jogos em casa: tenha uma também

A sala de jogos em casa é um ambiente multifuncional. (Projeto: Jessica Fernanda Rodrigues)

Uma sinuca, um baralho, as cartas ou mesmo o famoso videogame. Que tal uma partida? Nada melhor do que ter um cantinho para reunir os amigos e curtir momentos de diversão, sem perder aquela sensação de aconchego e, claro, praticidade. Que tal uma sala de jogos em casa?

O espírito jovem de alguns clientes desafia a criatividade de muitos profissionais de arquitetura e decoração. Decorar um espaço que vai servir como sala de jogos requer muita atenção aos detalhes e também à personalidade de quem vai aproveitá-lo. Veja as dicas que reunimos!

Os jogos de carteado também são excelentes opções para as salas de jogos, além de serem mais fáceis de otimizar os espaços, pois não necessitam de móveis especiais (Projeto: Maciel & Maira Arquitetos)
Os jogos de carteado também são excelentes opções para as salas de jogos, além de serem mais fáceis de otimizar os espaços, pois não necessitam de móveis especiais (Projeto: Maciel & Maira Arquitetos)

Por que ter uma sala de jogos em casa?

A sala de jogos é uma excelente oportunidade para expandir as opções de lazer. Nela, você poderá passar bons momentos em família, aprendendo a jogar videogame com as crianças e os adolescentes ou disputando partidas animadas de carteado com os mais velhos, por exemplo.

Quando a pandemia passar, ainda será possível aproveitar esse espaço como uma "área dos adultos" em casa, recebendo os amigos para noites animadas. Os mais novos, é claro, também têm muito a ganhar, já que podem se divertir com os amigos e aproveitarem o tempo livre.

Se você tem um espaço disponível, mesmo que não seja muito grande, pode começar a pensar no projeto e transformar a área.

Onde montar a sala de jogos?

Decidido a montar uma sala de jogos em casa? O primeiro passo é definir a localização dela. Ao contrário do que muitos imaginam, não é necessária uma área muito espaçosa. Se o seu cômodo é pequeno, basta optar por menos itens de entretenimento ou móveis multifuncionais.

As varandas e as áreas externas combinam perfeitamente com a sala de jogos. Você pode integrar esses espaços à churrasqueira e a outros elementos de lazer (Projeto: Ágape Arquitetura)
As varandas e as áreas externas combinam perfeitamente com a sala de jogos. Você pode integrar esses espaços à churrasqueira e a outros elementos de lazer (Projeto: Ágape Arquitetura)

Claro que isso não é um problema para quem possui uma área mais espaçosa "sobrando" em casa. É possível aproveitar um quarto de hóspedes sem uso ou um espaço na área externa, por exemplo.

Se a sua casa é pequena, será preciso um pouco mais de criatividade, buscando soluções que permitam desenvolver uma área divertida e, ao mesmo tempo, funcional. Por exemplo, adaptando um cantinho da sala de estar ou na varanda.

Quais jogos e móveis não podem faltar?

Após definir a área onde a sala ficará, será mais fácil entender quais jogos e móveis podem ser usados nesse espaço.

Jogos

Os jogos mais populares são:

Outra possibilidade é aliar os jogos eletrônicos a esse espaço ou transformar uma área em brinquedoteca, algo bem interessante, caso você tenha filhos menores.

A mesa de bilhar pode ser o ponto focal da sala de jogos, criando um cenário criativo e divertido (Projeto: Espaço do Traço Arquitetura)
A mesa de bilhar pode ser o ponto focal da sala de jogos, criando um cenário criativo e divertido (Projeto: Espaço do Traço Arquitetura)

A escolha dos jogos deve estar em sintonia com o tamanho do seu ambiente.

Se você mora em um apartamento e tem pouca área livre, procure opções que possam ser jogadas em móveis multifuncionais, como é o caso dos jogos de tabuleiro, que só precisam de um sofá ou alguns puffs e cadeiras, além de uma mesinha de centro.

Outras boas ideias para espaços menores são os jogos de cartas, os dardos e os quebra-cabeças — itens que quase não ocupam espaço e podem ser facilmente integrados a outros ambientes.

Mas se você tem uma área livre bem grande, então poderá soltar a criatividade e incluir diferentes opções na sua sala de jogos, como mesa de sinuca, máquina de pinball, arcade, televisores amplos e cadeiras específicas para videogames, tênis de mesa, pebolim etc.

Que tal unir duas paixões em um só ambiente? Essa ideia integra sala de jogos e adega, criando um clima bastante especial (Projeto: Edgar Monteiro)
Que tal unir duas paixões em um só ambiente? Essa ideia integra sala de jogos e adega, criando um clima bastante especial (Projeto: Edgar Monteiro)

Móveis

É claro que uma sala de jogos em casa não é feita apenas desses itens. Você precisará compor o espaço com móveis e objetos de decoração. São muitas as ideias bem bacanas para equipar esse ambiente.

Uma mesa para jogos de cartas, tabuleiros, dominós e quebra-cabeças é essencial.

Você também poderá incluir um minibar na sua sala de jogos, ou, se o espaço for pequeno, um carrinho de bebidas.

Ainda é possível pensar em sofás, pufes, cadeiras, poltronas, mesinhas laterais, estantes, abajures, luminárias, pendentes, arandelas e outros itens que ajudem a proporcionar aconchego.

Sempre considere que os espaços menores pedem por móveis multifuncionais.

Quais os principais cuidados em termos estruturais?

Além de jogos e móveis, lembre-se de escolher com cuidado os demais elementos da sua sala de jogos em casa.

Piso

O piso é um ponto muito importante. Ele deve ser bem nivelado, oferecendo aderência aos calçados, de modo a evitar possíveis acidentes.

Por isso, os pisos laminados e emborrachados são bastante usados.

Você também poderá criar um espaço com um ar mais rústico ou urbano. Por exemplo, investindo no cimento queimado ou em porcelanatos que recriem essa textura.

O bacana é que os porcelanatos são mais fáceis de limpar e manter, além de terem uma vida útil longa.

Um piso fácil de limpar e uma iluminação adequada trazem mais charme e funcionalidade à sala de jogos em casa (Projeto: Espaço & Casa Arquitetura e Interiores)
Um piso fácil de limpar e uma iluminação adequada trazem mais charme e funcionalidade à sala de jogos em casa (Projeto: Espaço & Casa Arquitetura e Interiores)

Se você adora projetos criativos, que tal usar o piso similar a um tabuleiro? Ele é bem característico das salas de jogos e traz uma sensação mais divertida ao espaço.

A dica é sempre tentar optar por um piso diferente do restante da sua casa, especialmente se a sala de jogos for dividir o ambiente com outras áreas; assim, será mais fácil delimitar visualmente onde cada espaço inicia e termina.

Na hora de escolher o material do piso, considere a segurança, a facilidade de limpeza e a durabilidade.

Parede

Nas paredes, você poderá soltar a criatividade, usando papéis de parede, pinturas como grafite, mosaicos de pedras etc. Ainda é possível criar sensações diferentes usando iluminação e revestimentos de porcelanato, por exemplo, dando à sala de jogos um aspecto de pub.

Iluminação

A iluminação é outro ponto-chave para trazer mais conforto e funcionalidade. Nas mesas de jogos, você poderá usar luminárias ou pendentes mais baixos, com propagação direta de luz. Isso trará um charme extra e mais conforto para as atividades.

Como deixar a sala de jogos em casa atraente?

A primeira dica é pensar nas cores do ambiente.

Opte por tonalidades mais vibrantes e alegres para as paredes, já que esse é um lugar destinado à diversão, principalmente se crianças e adolescentes forem usar com frequência o espaço. Amarelo, vermelho e laranja fazem sucesso, além de papéis de parede, adesivos e outros.

Mas se a sala de jogos em casa será exclusividade dos adultos, que tal um clima mais boêmio? Madeira, cimento queimado, pôsteres de cervejas e outros itens ajudam a criar uma sensação de pub e carregam um ar de masculinidade bem interessante.

Os quadros, os painéis, as fotografias, as camisetas de time e até as garrafas de bebidas podem ajudar na decoração das paredes.

Use nichos iluminados para dispor as suas garrafas favoritas ou mande colocar as camisetas do seu time em quadros. Invista em uma iluminação especial para valorizá-los.

Nos espaços menores, uma dica é unir a sala de jogos a outros ambientes, aproveitando áreas inclusive na sala de estar (Projeto: Babi Oriani)
Nos espaços menores, uma dica é unir a sala de jogos a outros ambientes, aproveitando áreas inclusive na sala de estar (Projeto: Babi Oriani)

Para quem gosta de uma decoração retrô, a sala de jogos em casa é perfeita para isso. Use uma jukebox, coloque quadros de artistas de época, insira uma vitrola com entrada USB e finalize com algumas luminárias pendentes.

Outra ideia bem bacana é criar um detalhe de lousa em uma das paredes ou usar um quadro específico. Assim, você poderá anotar os placares das partidas.

Nos espaços pequenos, use pufes para garantir conforto e brinque com os móveis multifuncionais: bancos com espaços internos de armazenamento e mesinhas desmontáveis, entre outros, montando e desmontando a sua sala de jogos em casa sempre que precisar.

Uma sala de jogos para adultos pode contar, ainda, com um frigobar, uma cervejeira ou uma adega, tornando esses momentos de descontração ainda mais animados.

Quais as dicas essenciais para uma sala de jogos em casa?

Ainda sente dificuldades para planejar a sua sala de jogos em casa? Veja as principais dicas que reunimos!

Defina os jogos que integrarão o espaço

Comece planejando quais jogos você incluirá, sempre considerando o perfil dos moradores, a idade deles e o espaço disponível.

Não tem problema misturar jogos eletrônicos e manuais em uma mesma área, assim como espaços para adultos, adolescentes e crianças.

Só tenha bom senso, para não sobrecarregar o ambiente.

Abuse da marcenaria

Como acomodam uma infinidade de objetos, como coleções, livros e jogos de tabuleiro, entre outros, os itens de marcenaria devem ser explorados nesse ambiente.

Este detalhe faz com que tudo possa ser organizado facilmente, com móveis projetados especificamente para se adequar às medidas do cômodo.

Redobre a atenção com iluminação e decoração

Não existe uma cor específica para ser usada nesse espaço, mas a iluminação precisa de atenção especial, já que deve ser ideal para a prática dos jogos.

A iluminação adequada, além de valorizar o ambiente, ainda facilita na hora de jogar (Projeto: Almeida Santin Arquitetura e Design)
A iluminação adequada, além de valorizar o ambiente, ainda facilita na hora de jogar (Projeto: Almeida Santin Arquitetura e Design)

No caso da sinuca, por exemplo, as luminárias mais baixas dão total charme e ajudam no jogo.

Na hora de decorar o espaço, é necessário estar atento aos acessórios que os jogos vão demandar.

Ainda pensando na mesa de sinuca, um suporte para tacos e um quadro de marcação de pontos são adereços essenciais.

Priorize conforto e aconchego

A sala de jogos em casa é um ambiente para descontrair e se divertir. Então, é claro, ela precisa ser confortável e aconchegante.

Isso pode ser traduzido de diferentes formas: cores quentes, materiais aconchegantes (como a madeira), móveis confortáveis (como pufes e sofás), iluminação adequada e decoração agradável, que una todos os detalhes em um só conjunto funcional e convidativo.

Neste conteúdo, você viu que tanto locais maiores quanto espaços menores podem receber uma sala de jogos. O importante é sempre ter atenção à decoração, considerando as soluções adequadas para as necessidades específicas de cada ambiente.

Gostou das nossas dicas? Já sabe como montar a sua sala de jogos em casa? Aproveite para ver o nosso artigo sobre organização do lar e ter mais praticidade!

Foto de destaque: A sala de jogos em casa é um ambiente multifuncional, ajudando a entreter a família e a receber os amigos com elegância (Projeto: Jessica Fernanda Rodrigues)

Sair da versão mobile