Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Saint-Rémy-de-Provence: base para Arles e Avignon no Coletivo Criativo

Visão panorâmica de Arles, no sul da França (Foto: Chensiyuan/Wikimedia Commons)

Saint-Rémy-de-Provence é um destino encantador na região de Provence, no sul da França. Ele é conhecido não apenas por sua beleza natural e atmosfera bucólica, mas também como ponto de partida ideal para explorar as cidades históricas de Arles e Avignon.

O destino faz parte do roteiro do Coletivo Criativo Provence, uma iniciativa da Portobello que leva profissionais selecionados de todo o Brasil para uma viagem de pesquisa. 

O objetivo é se aprofundar na cultura, na arquitetura e na culinária para se inspirar e criar um produto em parceria com a líder em revestimentos cerâmicos na América Latina.

Em 2024, os selecionados do Portobello+Arquitetura embarcam nessa rota de viagem que proporciona uma imersão em paisagens provençais, monumentos romanos, arte, arquitetura medieval e cultura contemporânea.

Quer saber como vai ser essa viagem? Acompanhe a leitura e confira os detalhes do roteiro da primeira parte do Coletivo Criativo Provence, que tem como base Saint-Rémy-de-Provence, para que os participantes conheçam as cidades de Arles e Avignon.

Descubra o que essas cidades oferecem, começando pela riqueza histórica de Arles até os marcos imponentes de Avignon.

Leia também:

Arles: monumentos romanos e arte de Van Gogh

A poucos quilômetros de Saint-Rémy-de-Provence, Arles é uma cidade com profundo legado romano e uma forte conexão com a obra de Vincent Van Gogh. 

Ao chegar, é possível sentir a atmosfera do período romano. Afinal, há alguns dos mais importantes monumentos antigos da região.

Les Arènes, em Arles, a poucos quilômetros de Saint-Rémy-de-Provence
Les Arènes é anfiteatro romano que está entre as principais atrações da viagem do Coletivo Criativo Provence (Foto: Vincent/Wikimedia Commons)

Logo no primeiro dia de viagem, os participantes do Coletivo Criativo Provence vão conhecer monumentos romanos, como:

Além dos vestígios romanos, Arles foi uma grande inspiração para Van Gogh, que viveu na cidade entre 1888 e 1889. Aqui, ele pintou algumas de suas obras mais famosas, como “Café à Noite” e “O Quarto em Arles”.

O Quarto em Arles
De Van Gogh, "O Quarto em Arles" é uma das obras mais emblemáticas do artista (Foto: Reprodução da obra "O Quarto em Arles", de Vincent van Gogh. exposta no Musée d'Orsay, Paris)

Entre as suas inspirações, estão alguns espaços que serão visitados durante a viagem do Coletivo Criativo Provence, como:

Luma Arles: um centro cultural do século XXI

Arles
Obra futurista destoa em meio a construções históricas em Arles (Foto: Georg Holderied)

Depois do almoço, e antes de retornar ao hotel em Saint-Rémy-de-Provence, é a hora de explorar o futurista Luma Arles.

Trata-se de um dos mais inovadores centros culturais da Europa, localizado na área industrial do Parc des Ateliers. Este campus cultural foi idealizado por Maja Hoffmann e inclui a impressionante Torre Luma, projetada pelo renomado arquiteto Frank Gehry.

Com sua fachada de aço inoxidável brilhante, a torre reflete a luz de Provence, transformando-se em um ícone arquitetônico.

O Luma Arles oferece uma vasta programação de exposições de arte moderna e contemporânea, além de performances ao vivo e instalações interativas.

O centro é também um espaço para pesquisa, criação artística e discussões sobre cultura e tecnologia, convidando os visitantes a vivenciar uma experiência imersiva e inovadora.

Desde a reabilitação de antigos galpões ferroviários até a criação de um jardim paisagístico de tirar o fôlego, a visita ao Luma é uma verdadeira viagem pela arte e arquitetura contemporâneas.

De Saint-Rémy-de-Provence a Avignon, centro histórico medieval

Le Palais des Papes
Imponente, Le Palais des Papes está no roteiro do Coletivo Criativo Provence (Foto: Jean-Marc Rosier/Wikimedia Commons)

Continuando a rota a partir de Saint-Rémy-de-Provence, Avignon é um dos principais marcos históricos da França, e o destino de mais um dia de imersão do Coletivo Criativo Provence.

A cidade foi a sede do papado no século XIV, o que resultou em um legado monumental. O destaque é o majestoso Palácio dos Papas, a maior construção gótica medieval do mundo.

Por lá, a visita será por atrações, como:

Avignon
Imagem aérea de Avignon revela pontos importantes da cidade (Foto: OT Avignon/Wikimedia Commons)

Depois do almoço, será a hora de explorar o centro histórico de Avignon para fazer uma viagem no tempo. Entre os destaques estão:

Como vimos, Saint-Rémy-de-Provence oferece uma porta de entrada única para Arles e Avignon, cidades ricas em história, arte e cultura. 

Ao longo dessa rota, será possível mergulhar nas antigas civilizações romanas, explorar a arte de Van Gogh e descobrir as inovações arquitetônicas contemporâneas do Luma Arles.

Em Avignon, o esplendor medieval e a grandeza do Palácio dos Papas e suas ruínas completam uma experiência de viagem que mistura o antigo e o moderno de forma fascinante.

Se você quer saber como participar do próximo Coletivo Criativo para embarcar em uma imersão assim, confira todos os detalhes e faça parte do programa Portobello+arquitetura!

Sair da versão mobile