Rodabanca: 9 projetos de cozinhas criativas para inspirar você
Rodabanca é o nome dado àquela faixa de revestimento sobre a bancada da cozinha ou do banheiro. Além de ajudar a proteger a parede de respingos d’água, gordura e outras sujeiras indesejáveis, ela deixa o ambiente charmoso.
Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:
É por isso que está cada vez mais presente nos projetos de cozinha contemporâneos. Neste artigo dedicado à rodabanca, vamos falar a respeito da função dela, mostrar suas principais vantagens e compartilhar algumas ideias inspiradoras!
Para que serve a rodabanca?
Pode parecer um simples detalhe, mas quem usa bastante a cozinha em casa para preparar as refeições sabe que a rodabanca faz toda a diferença. Isso porque ela traz mais praticidade para o dia a dia, já que facilita a higienização.
Em vez de ter que esfregar diretamente a parede, um pano úmido com o produto de limpeza adequado costuma dar conta do recado. Assim, o ambiente não fica com a aparência desagradável causada pelas manchas.
E o melhor de tudo é que o revestimento escolhido não precisa ser aplicado na cozinha ou na parede inteira. A faixa que compõe a rodabanca é suficiente para proteger a superfície de sujeiras e reter os líquidos.
Em geral, os revestimentos cerâmicos são as melhores opções de materiais para essa área, pois eles atendem a todas essas funcionalidades. Além disso, estão disponíveis em diversos tamanhos, cores e texturas.
Dessa maneira, a rodabanca ajuda a compor a decoração da cozinha, conferindo mais personalidade. Para tanto, é preciso ter um bom senso estético, de modo a garantir que ela "case" com o estilo decorativo escolhido.
Como decorar com rodabanca? Inspire-se com 9 projetos criativos
Veja, a seguir, ótimas ideias para você se inspirar.
1. Mood lúdico
Até um tempo atrás, as cozinhas eram pensadas como ambientes meramente funcionais. Ou seja, o aconchego não era uma preocupação.
Mas cada vez mais as pessoas buscam criar uma atmosfera acolhedora em suas cozinhas. Isso porque é lá onde compartilhamos momentos gostosos da rotina.
Pensando nisso, revestimentos que fogem do tradicional começaram a ser criados, como é o caso do White Bubble, da linha White Home, da Portobello.
Desenvolvido especialmente para paredes internas, ele é muito fácil de ser integrado a diferentes estilos de cozinha.
Seu diferencial está na textura, que convida ao toque. Ele acolhe por conta de sua superfície acetinada, que remete à suavidade da seda. Essa estética apurada acaba criando um mood lúdico.
Assim como outros revestimentos brancos, o Bubble se dá bem com tons neutros e materiais naturais, como a madeira.
2. Estilo urbano
Nos projetos contemporâneos, os elementos urbanos ganham espaço, pois traduzem a pluralidade das grandes cidades.
E, assim como em outras artes, a arquitetura e a decoração refletem aspectos da realidade em que a gente vive.
Para quem gosta desse estilo ou de compor ambientes mais sóbrios, vale a pena apostar nos revestimentos em tons frios, tanto para a rodabanca quanto para o piso.
A linha Urban Mood reproduz o concreto, um material bastante característico dos espaços urbanos. Também oferece opções com cores, texturas e relevos diferentes.
Portanto, permite fazer composições variadas nos projetos de cozinha.
3. Quartzitos brasileiros
Os quartzitos são rochas duríssimas, que apresentam uma grande diversidade de desenhos e tons, mas sempre com alta resistência mecânica.
Com o avanço das tecnologias de mineração, essas formações minerais ganharam espaço nas casas brasileiras.
A boa notícia é que já existem porcelanatos que reproduzem quartzitos, como os da linha Quartzites, sendo essa uma alternativa de fácil aplicação e alta durabilidade para os apreciadores dessas rochas.
Disponíveis em lastras, esses produtos oferecem possibilidades ilimitadas para revestir, mobiliar e decorar as cozinhas.
4. Superfícies listradas
Quem gosta de decoração com movimento costuma se apaixonar por materiais com texturas e relevos diferentes. E o White Zigzag, da coleção Color Block, é um bom exemplo disso, com suas linhas retas, que sobem e descem pelo plano.
Apesar de simples, ele é capaz de criar impacto na decoração do ambiente por meio da força da geometria. Sua superfície mate branca se dá bem com diversos estilos de composições, desde as monocromáticas até as contrastantes.
Portanto, é um prato cheio para os projetos de cozinhas criativas e também de outros espaços internos. Aliás, em ambientes nos quais o pé-direito é baixo ou o teto é rebaixado, as paredes listradas na orientação vertical parecem mais alongadas.
5. Tijolinhos à vista
Os tijolinhos são atemporais no mundo da decoração, mas isso não significa que eles têm sempre a mesma cara. Além dos tradicionais, hoje existem opções em estilos e cores diversas.
As paredes de tijolinhos em cores escuras trazem um ar de modernidade ao ambiente, principalmente se combinadas com móveis em linhas retas. Já as claras deixam o espaço da cozinha mais clean.
Quando a decoração é bem planejada, o revestimento entra em harmonia até mesmo com os ambientes com uma pegada campestre.
6. Integrando cores
Casablanca inspirou a criação de uma linha de revestimentos da Portobello em cores primárias e tons pastel, excelentes para os projetos de cozinhas criativas. Isso porque é uma cidade que une culturas, belezas e modernidade como nenhuma outra.
Esses produtos se diferenciam por usar uma técnica marroquina de azulejaria chamada de zellige. Por serem feitas artesanalmente, as peças contam com pequenas irregularidades.
No entanto, são elas que deixam a cozinha mais charmosa. As cores e as bordas surpreendem, pois criam um mood sofisticado e, ao mesmo tempo, descontraído.
Certamente, é uma alternativa para as pessoas que apreciam um estilo minimalista, mas sem ter que abrir mão do colorido.
7. Desenhos geométricos
A rodabanca também pode contar com revestimentos geométricos, que transformem por completo a decoração da cozinha, como é o caso do porcelanato Náutica Mix, da linha Azuleja.
Composto por triângulos em variados tons de azul, verde e marrom, ele faz essa superfície ficar em destaque.
Para que o espaço fique equilibrado, o revestimento estampado pode ser combinado com peças de mobiliário em cores claras
8. Estilo industrial
O estilo industrial é uma tendência urbana que surgiu no século XX, conquistou seu lugar e hoje se destaca nos projetos contemporâneos.
Materiais rústicos como o tijolo e o concreto se sobressaem em espaços totalmente integrados, junto de elementos como madeira, ferro e vidro.
E a rodabanca pode ser aproveitada pelos amantes desse tipo de decoração para deixar a cozinha ainda mais característica.
Da mesma forma, o piso e as demais paredes podem contar com revestimentos que agreguem ao estilo industrial.
9. Sentido vertical
Vimos até aqui projetos de cozinha com rodabancas de diferentes tamanhos. Mas não pense que é preciso ter uma superfície grande para que ela compense.
Isso porque a rodabanca tem, acima de tudo, um papel funcional. Portanto, mesmo quando é reduzida, vale a pena assentar um revestimento adequado para facilitar o dia a dia.
Como mostra o projeto acima, ela ainda pode ser usada de forma estratégica na decoração. E a cor pistache é apenas uma entre as tantas disponíveis no mercado hoje.
Sendo assim, para mandar bem nos projetos de cozinha, o primeiro passo é conhecer as possibilidades. Tendo a funcionalidade da rodabanca em mente, pesquise sobre as opções de revestimento para criar composições no estilo desejado.
Aliás, quando o assunto é funcionalidade, o planejamento faz toda a diferença. Veja como montar uma cozinha planejada!
Adorei a matéria, excelente conteúdo!!!