28.08.2019
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Do clássico ao contemporâneo, os revestimentos geométricos são destaque em qualquer cômodo

 minutos de leitura
calendar-blank-line
28.08.2019
Dicas supervaliosas para você saber escolher o modelo ideal para seu lar e imagens de projetos reais e virtuais para servir de inspiração; boa leitura!
minutos de leitura

Seja para uma decoração clássica ou para um estilo mais moderno, utilizar os estilosos e imponentes revestimentos geométricos é uma excelente opção. Essas peças possuem diferentes cores, estampas e propostas, o que faz desse tipo de revestimento um coringa para qualquer ambiente!

O revestimento por si só já é essencial em qualquer projeto, pois protege paredes e pisos da umidade e facilita a limpeza e a conservação dos espaços. Mas, quando se trata dos revestimentos geométricos, o efeito estético proporcionado agrega um valor ainda maior a esses elementos.

Revestimento Geométrico para Parede Jackie Art Fog Portobello
Revestimento Geométrico para Parede Jackie Art Fog Portobello

Como o próprio nome sugere, essas são peças com estampas ou formas de figuras geométricas. A versatilidade destes revestimentos faz com que combinem com estilos, cômodos, aplicações e até mesmo com orçamentos diferentes, já que a variedade de produtos permite escolher a opção que melhor se encaixa no valor planejado.

Saiba como escolher o modelo ideal para o seu caso e entenda como utilizá-lo!

Como escolher revestimentos geométricos

A escolha dos revestimentos geométricos começa pela definição do local de aplicação. Como vimos, trata-se de um tipo de peça que fica bem em qualquer cômodo, mas é preciso criar uma harmonia com as cores das paredes e dos móveis para que o espaço fique bonito e agradável.

Por exemplo, se o revestimento tiver uma cor mais forte, o ideal é utilizá-lo em lugares com tintas e móveis mais claros, para que a área não fique pesada demais. A mesma regra vale para ambientes pequenos, já que cores escuras dão a sensação de que eles são ainda menores.

Revestimento Geométrico Borda Reta Náutica Mix Portobello
Revestimento Geométrico Borda Reta Náutica Mix Portobello

De forma geral, a regra para acertar no revestimento geométrico é aplicá-lo em um ponto do cômodo liso, sem estampas. Assim, cria-se um espaço harmônico e o revestimento ganha destaque.

No entanto, se seu estilo é um pouco mais ousado, vale apostar em revestimentos de cores marcantes, em um cômodo que tenha outros elementos também em destaque, mas cujas cores e tonalidades sejam parecidas com as do revestimento.

Após escolher o local de aplicação, atente-se para o material e o tamanho das peças. Existem revestimentos cerâmicos e porcelanatos, e os dois são muito parecidos, mas a cerâmica pode ser um pouco mais rústica, enquanto o porcelanato é mais sofisticado.

A questão do tamanho depende muito de todo o projeto. Porém, peças pequenas costumam ser mais utilizadas em banheiros e cozinhas, enquanto as médias e grandes se aplicam também a outros cômodos. É fundamental medir o espaço, para não haver falta ou sobra do produto.

Como usar revestimento geométrico na sua casa

Que os revestimentos geométricos combinam com tudo, você já sabe. Agora, é preciso entender como utilizá-los em cada cômodo.

O revestimento para banheiro, por exemplo, é um dos mais procurados. Isso, porque o local ganha destaque com o uso das peças, principalmente quando são aplicadas de forma irregular, como neste projeto abaixo de banheiro geométrico. A atenção, neste caso, se volta toda para a parede e o revestimento dá um toque super estiloso.

Banheiro com Revestimento Geométrico - Projeto Áliqui Sodré
Banheiro com Revestimento Geométrico – (Projeto Áliqui Sodré)

Também é possível usar o revestimento de parede apenas na parte seca do banheiro ou somente no box, como no caso deste projeto de banheiro suíte, com revestimento geométrico verde. 

Banheiro com Revestimento Geométrico - Projeto Rafaela Dienstmann
Banheiro com Revestimento Geométrico (Projeto Rafaela Dienstmann)

Outra possibilidade, para esse e outros cômodos, é a aplicação do revestimento 3D geométrico, que dá a impressão de relevo no local de aplicação.

Na cozinha, os pisos e revestimentos geométricos fazem o maior sucesso, podendo ser aplicados em toda a parede, em apenas uma parte dela ou mesmo no chão, como no caso deste projeto de apartamento com acabamentos claros em contraste com o piso geométrico.

Apartamento com Piso Geométrico - Projeto Marchetti Bonetti
Apartamento com Piso Geométrico – Projeto Marchetti Bonetti

Até quando a área coberta pelo revestimento geométrico na cozinha é menor, a peça dá um toque de estilo e bom gosto para o espaço. Lembre-se de harmonizar o revestimento com as cores dos móveis para tudo ficar perfeito!

Na sala e nos quartos, você pode utilizar os revestimentos apenas na área da TV ou aplicar os revestimentos em uma parede inteira. O ideal é combinar até quatro tonalidades em um mesmo espaço, harmonizando-as com móveis e outros elementos do cômodo!

Revestimento Geométrico na Parede de TV - Projeto Studio do Arquiteto
Revestimento Geométrico na Parede de TV (Projeto Studio do Arquiteto)
Parede do Quarto com Revestimento Geométrico - Projeto Mateus Amaro
Parede do Quarto com Revestimento Geométrico (Projeto Mateus Amaro)

Por fim, o revestimento para churrasqueira, assim como o revestimento externo, é uma ótima opção e uma carta na manga para facilitar a limpeza desses espaços, inclusive o piso. Revestir a própria churrasqueira, uma faixa da parede ou a bancada são alternativas excelentes para destacar a área.

Área de Churrasqueira com Revestimento geométrico - Projeto Portobello Shop Umuarama
Área de Churrasqueira com Revestimento geométrico (Projeto Portobello Shop Umuarama)

Como aplicar e limpar os revestimentos geométricos

A aplicação dos revestimentos geométricos não é diferente da instalação de outros revestimentos. É preciso limpar a superfície, passar argamassa e assentar as peças. Pode parecer simples, mas, no geral, esse processo é um pouco complexo.

Por isso, vale procurar um profissional especializado, principalmente porque, como se trata de formas geométricas, é importante que tudo fique alinhado, seja na parede, no piso ou em outros locais.

Quanto à limpeza, de modo geral, uma mistura de água e sabão ou detergente neutro aplicada com um pano macio é o suficiente. Porém, consulte as orientações do produto para verificar se há alguma particularidade no seu caso.

Esperamos que esse artigo tenha ajudado você a se inspirar e encontrar os revestimentos geométricos ideais para seu lar! Se você tem dúvidas, deixe um comentário. Aproveite para compartilhar esse material com outras pessoas que querem renovar a casa!

Parceria: Leroy Merlin

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Do clássico ao contemporâneo, os revestimen...

Do clássico ao contemporâneo, os revestimentos geométricos são destaque em qualquer cômodo

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies