20.12.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Revestimentos para casa de praia precisam ser duráveis, resistentes e práticos, como porcelanato. (Projeto: Amanda Miranda)

Quais são os melhores revestimentos para casa de praia?

 minutos de leitura
calendar-blank-line
20.12.2023
Entenda como devem ser os revestimentos para casa de praia e confira a lista com as melhores superfícies para usar em projetos no litoral
minutos de leitura

Escolher bem os revestimentos para casa de praia pode fazer toda a diferença não só no visual, como também na manutenção e na durabilidade. Afinal, esse é um ambiente que requer cuidados especiais.

A proximidade com o mar e as suas condições singulares, como sol, calor, vento, maresia, areia e umidade demandam materiais resistentes e, ao mesmo tempo, práticos e bonitos.

Neste artigo, vamos explorar o que é preciso considerar ao escolher revestimentos para uma casa de praia e quais são os melhores produtos nesse contexto. Acompanhe!

O que considerar ao escolher revestimentos para casa de praia?

Quarto de casal em casa de praia, com tons neutros e detalhes em azul e madeira
Casas de praia tendem a ter revestimentos deteriorados com mais facilidade por causa de questões ambientais (Projeto: Estúdio Mangue)

Ao escolher revestimentos para casa de praia, é necessário levar em consideração a proximidade com o mar e as suas consequências para as estruturas do projeto. Os principais fatores e os seus efeitos você confere nos tópicos a seguir.

Sol e calor

A exposição prolongada ao sol pode causar desbotamento nos revestimentos, especialmente em materiais como madeira, tecido e tintas.

A madeira e alguns plásticos também podem ressecar e rachar quando são expostos a um calor excessivo.

Vento

O vento constante tende a desgastar a superfície dos revestimentos, especialmente em materiais mais suaves, como a madeira.

Maresia

A alta concentração de sal no ar próximo ao oceano pode acelerar a corrosão em metais, como ferragens, estruturas metálicas e, até mesmo, revestimentos metálicos.

Materiais porosos, como o concreto não tratado, são afetados pela penetração do sal, resultando em deterioração e eflorescência.

Areia

A areia é capaz de causar arranhões ou desgastes em superfícies mais delicadas, como o vidro e alguns tipos de revestimentos, como os porcelanatos polidos.

Umidade

A umidade, comum em regiões costeiras, pode levar ao surgimento de mofo e bolor em superfícies porosas, como o gesso e a madeira não tratada.

A madeira e certos tecidos também tendem a apodrecer mais rapidamente quando expostas à umidade constante.

Quais são os principais revestimentos para casa de praia?

Agora que você já sabe o que deve considerar na hora de escolher os revestimentos para casa de praia, chegou o momento de conferir as melhores opções disponíveis atualmente.

Leia também:

Cerâmica e porcelanato

Sala aconchegante em casa de praia, com predominância de tons terrosos e elementos naturais
Entre os melhores revestimentos para casa de praia estão cerâmica e porcelanato (Projeto: Milcent Arquitetura / Foto: Tarso Figueiredo)

Em geral, a cerâmica e o porcelanato são as melhores escolhas para revestir uma casa de praia. Afinal, são produtos resistentes e duráveis, capazes de suportar a exposição ao sol, à umidade e à areia.

Vale destacar ainda que esses são revestimentos frios, o que quer dizer que vão contribuir para manter as temperaturas mais agradáveis em dias de calor.

Outro ponto interessante é que esses produtos — sobretudo o porcelanato — são capazes de reproduzir materiais naturais com fidelidade. 

Dessa maneira, você garante a aparência da sua matéria-prima favorita, mas com mais praticidade para limpar e manter.

No entanto, é recomendável evitar os porcelanatos polidos no piso, pois eles podem riscar em contato com a areia. Por outro lado, os porcelanatos polidos na parede são uma ótima opção.

É importante verificar a indicação de uso do fabricante. Isso porque alguns produtos são ideais para áreas externas (EXT) e outros são indicados para interiores (natural).

Uma escolha prática e interessante pode ser o revestimento TACT. Esse acabamento exclusivo da Portobello permite a aplicação do mesmo piso dentro e fora da casa de praia. 

Isso garante um visual contínuo e uniforme, o que é ideal para projetos com ambientes integrados.

Pedra

Casa de praia com ambiente interno e externo integrados
Porcelanato que reproduz pedra é fácil de limpar (Projeto: Juliana Lorenção)

Pedras como granito e ardósia são opções robustas para ambientes de praia. Afinal, são duráveis, resistentes à umidade e oferecem uma estética natural que harmoniza muito bem com o cenário praiano.

Entretanto, como estamos falando de materiais naturais, dependendo da escolha, podem encarecer a obra. Também tendem a ser porosos e, portanto, difíceis de limpar.

Nesse sentido, a melhor alternativa pode ser o porcelanato com aspecto de pedra. Além da reprodução fiel da matéria-prima natural, ele ainda é sustentável e tende a sair mais em conta.

Isso sem falar nas outras qualidades desse revestimento, como a facilidade de limpeza e a resistência a riscos e manchas.

Mármore

Por ser muito resistente e ter um visual clássico, o mármore é um dos revestimentos para casa de praia que se destacam. 

No entanto, ele também apresenta porosidade, o que faz com que manche com certa facilidade. 

Além disso, esse é um material extraído da natureza, em um processo de produção que agride mais o meio ambiente do que a fabricação do porcelanato, por exemplo.

Sendo assim, uma escolha inteligente é o porcelanato que reproduz mármore. Nesse caso, você só precisa ficar de olho no local de aplicação. 

No piso, o ideal é optar pelo acabamento natural, uma vez que o polido tende a riscar com o atrito frequente da areia.

Já para paredes, painéis, bancadas, balcões e outros detalhes da decoração, é possível usar praticamente qualquer tipo de porcelanato marmorizado, desde que tenha indicação para tal superfície.

Cimentício

Cozinha de casa de praia com detalhes em madeira e artesanato
Resistente à erosão, porcelanato que reproduz concreto é ideal para casas de praia (Projeto: Cristiane Trommer)

Este revestimento ganha popularidade, pois confere um aspecto moderno e, ao mesmo tempo, rústico. Sua resistência à umidade e ao desgaste o torna uma boa escolha para ambientes litorâneos.

Contudo, esse não é um material fácil de limpar, o que deve ser considerado, principalmente quando se não se usa muito a casa de praia.

Nesses casos, é interessante considerar o uso do porcelanato que reproduz cimento queimado ou concreto, por exemplo. 

Assim, basta passar uma vassoura macia e um pano umedecido e pronto: os revestimentos da casa de praia já estarão limpinhos!

Madeira

porcelanato amadeirado casa de praia
Porcelanato leva aparência da madeira com mais praticidade para área externa (Projeto: Amanda Miranda)

A madeira confere um ar rústico e aconchegante. Portanto, é uma das queridinhas quando pensamos em revestimentos para casa de praia.

Acontece que esse é um material natural, que requer certos cuidados para manter a sua boa aparência. Sobretudo no litoral, que sofre com a ação dos ventos, da maresia e do sol.

Ou seja, para que a madeira fique sempre bonita, será necessário realizar manutenções com certa frequência.

Mas existe uma solução prática nesse caso: o porcelanato que reproduz a madeira, ou seja, o porcelanato amadeirado. Ele é capaz de reproduzir diferentes espécies, até mesmo aquelas em extinção.

Graças à tecnologia empregada no processo de fabricação, dá para ter não só a aparência muito semelhante à da matéria-prima natural, como também a textura.

A grande vantagem é que essa superfície é bem mais fácil de limpar e não exige tanta manutenção, como envernizar com frequência.

Sem falar que o porcelanato que interpreta a madeira é um dos revestimentos para casa de praia que podem ser aplicados em todos os espaços — incluindo aqueles úmidos, como decks de piscina e box de banheiro.

Piso fulget

Borda de piscina com ducha e espreguiçadeira. Ao fundo está o mar
Piso fulget aumenta a segurança em áreas externas de casas de praia (Projeto: Portobello)

O piso fulget mistura pedras naturais, agregados, cimento e resinas para conquistar uma aparência que se parece com pedra.

Graças aos seus componentes, esse é um produto bastante resistente, inclusive ao escorregamento. Portanto, é ideal para revestir as áreas externas de uma casa de praia. 

Tanto ao redor de piscinas quanto em calçadas, ambientes gourmet e até rampas e escadas, o piso fulget é uma boa pedida.

Piso drenante

Por fim, o piso drenante é aquele permeável, ou seja, capaz de absorver a água. Ele é ótimo porque ajuda a manter a beleza e a segurança dos espaços externos.

Sem falar que evita a formação de poças e outros problemas de erosão, mantendo os revestimentos para casa de praia intactos por mais tempo.

Como escolher o melhor produto?

Sala aconchegante de casa de praia com tons terrosos, elementos naturais e plantas
Acabamento natural é ideal para piso de casa de praia (Projeto: Milcent Arquitetura / Foto: Tarso Figueira)

Por fim, você pode analisar os seguintes critérios para escolher os melhores revestimentos para casa de praia.

Resistência

A exposição constante ao sol e à maresia exige materiais que resistam à corrosão e não se deteriorem facilmente, como é o caso do porcelanato.

Durabilidade

A constante circulação de pessoas, o contato com areia e a umidade requerem revestimentos que se mantenham intactos ao longo do tempo.

Praticidade

Superfícies fáceis de limpar, que não acumulem areia e resistam às manchas, são ideais para o ambiente praiano. 

Além disso, é importante considerar a manutenção, já que muitas casas de veraneio costumam ficar fechadas boa parte do ano.

Local de aplicação

O revestimento deve ser escolhido de acordo com o ambiente onde será aplicado. Afinal, espaços como banheiros e áreas de lazer demandam pisos com resistência ao escorregamento, por exemplo.

Segurança

É essencial pensar nesse ponto, pois em casas de praia as pessoas podem circular molhadas com água do mar ou da piscina. Portanto, a escolha de pisos com o coeficiente de atrito adequado é fundamental.

Estilo do projeto 

Casa de praia não é tudo igual. Por isso, ao escolher os revestimentos, leve em conta o estilo de decoração que foi definido para o projeto. Pode ser minimalista, navy, boho, rústico e por aí vai.

Gostos pessoais

É essencial que os revestimentos combinem com o restante da decoração e sigam as preferências de quem vai usar o espaço. Assim, fica mais fácil se sentir em casa, relaxar e curtir.

Frieza do material

Em geral, casas de praia ficam em regiões quentes. Portanto, o ideal é preferir materiais que não esquentam muito. Esse é o caso da cerâmica e do porcelanato, que são considerados pisos mais frios.

Agora que você já sabe tudo a respeito de revestimentos para casa de praia, que tal conferir inspirações? Continue no Archtrends e saiba mais sobre a decoração náutica!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Quais são os melhores revestimentos para cas...

Quais são os melhores revestimentos para casa de praia?

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies